A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8667/2013, de 4 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeia o Major-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias, para o cargo de Diretor do Instituto de Estudos Superiores Militares e exonera o Tenente-General PilAv Rui Mora de Oliveira, do mesmo cargo. Publica em anexo a síntese curricular no nomeado.

Texto do documento

Despacho 8667/2013

Nos termos do n.º 1 do Artigo 7.º do Decreto-Lei 161/2005, de 22 de setembro, na redação dada pelo Artigo 2.º do Decreto-Lei 28/2010, de 31 de março, sob proposta do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior e após indigitação do Chefe do Estado-Maior do Exército, nomeio o Major-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias, para o cargo de Diretor do Instituto de Estudos Superiores Militares e exonero o Tenente-General PilAv Rui Mora de Oliveira, do mesmo cargo, com efeitos a partir de 28 de junho de 2013.

20 de junho de 2013. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

Síntese Curricular do Major-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias

O Major-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias nasceu em Aveiro, tem 59 anos de idade e 38 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 19 de setembro de 2007.

Está habilitado com o Curso de Engenharia Eletrotécnica Militar da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Transmissões, e os Cursos Geral de Comando e Estado-Maior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General, do Instituto de Altos Estudos Militares. Frequentou também o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército dos EUA. Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e da OTAN. Na Escola Prática de Transmissões, desempenhou funções de Comandante de Pelotão, de Comandante de Companhia e de Instrutor, de 1980 a 1985. No Quartel-General da Região Militar do Centro, foi Oficial de Transmissões da Região, foi Chefe da 2.ª Secção do Serviço de Telecomunicações Militares e Chefe do Centro Regional de Informática e Comandante do Destacamento de Transmissões da RMC, de 1985 a 1990. Desempenhou funções de Professor do Instituto de Altos Estudos Militares, de 1991 a 1998 e de Diretor de Estudos e Instrução da Escola Prática de Transmissões, de 1998 a 2000. Prestou serviço no Quartel-General das Forças Aliadas na Europa (SHAPE), onde desempenhou as funções de "Staff Officer for Policy", de 2000 a 2003. Exerceu ainda as funções de Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação do Estado-Maior do Exército, de 2003 a 2004 e de Comandante da Escola Prática de Transmissões, de 2004 a 2006. Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército, de 11 de setembro de 2007 a 18 de abril de 2010. Presentemente é Diretor de Comunicações e Sistemas de Informação, desde 19 de abril de 2010.

Da sua folha de serviços constam 19 louvores, dos quais 1 concedido pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, 5 pelo General CEME, 10 por Oficiais Generais e 3 de outras entidades.

Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, os Graus de Cavaleiro e Oficial da Ordem Militar de Avis, 1 Medalha de Ouro de Serviços Distintos, 4 Medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha D. Afonso Henriques - Patrono do Exército de 1.ª Classe, a Medalha de Mérito Militar de 2.ª classe e a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, a Medalha do Pacificador do Brasil e a Medalha Comemorativa da Bélgica.

207066143

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/310261.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2005-09-22 - Decreto-Lei 161/2005 - Ministério da Defesa Nacional

    Cria o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), dispondo sobre os respectivos órgãos, serviços e competências, e extingue o Instituto Superior Naval de Guerra, o Instituto de Altos Estudos Militares e o Instituto de Altos Estudos da Força Aérea.

  • Tem documento Em vigor 2010-03-31 - Decreto-Lei 28/2010 - Ministério da Defesa Nacional

    Aprova e publica em anexo o Estatuto do Instituto de Estudos Superiores Militares e altera (primeira alteração) e procede à republicação do Decreto-Lei n.º 161/2005, de 22 de Setembro, que criou o Instituto de Estudos Superiores Militares.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda