Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 8/86, de 22 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas sobre a aquisição por parte de entidades do sector público de participações resultantes de operações de aumento de capital por incorporação de reservas.

Texto do documento

Despacho Normativo 8/86
1 - Após a publicação do 404/78, de 25 de Julho.º 584/78, de 25 de Setembro.">Decreto-Lei 322/79, de 23 de Agosto, suscitou-se a questão de saber se também estavam sujeitas ao respectivo regime de autorização ministerial prévia as aquisições, por parte de entidades do sector público, de novas partes de capital de sociedades quando tais participações resultassem de aumentos de capital por incorporação de reservas. De facto, e por um lado, o n.º 1 do artigo 1.º daquele diploma legal submetia a autorização prévia do Ministro das Finanças as aquisições em referência, fazendo-o em termos genéricos e sem que aparentemente abrisse qualquer excepção; mas, por outro lado, esta exigência legal parecia não fazer sentido nem ter justificação naqueles casos em que as novas partes de capital constituem um simples e necessário efeito da capitalização de reservas, não originando a modificação da posição accionista ou quotista da entidade detentora das participações.

2 - A mencionada dúvida foi resolvida pelo Despacho Normativo 370/79, de 28 de Novembro, segundo o qual por «novas participações» se entende, para efeitos de aplicação do artigo 1.º, n.º 1, do 404/78, de 25 de Julho.º 584/78, de 25 de Setembro.">Decreto-Lei 322/79, tanto «as primeiras participações no capital de sociedades, como quaisquer outras participações que acresçam às que a mesma entidade já detenha, ainda que não haja aumento da respectiva posição social, accionista ou quotista».

3 - Afigura-se, porém, não ser a melhor, nem a mais conforme com os interesses dos entes públicos, a doutrina acolhida no referido Despacho Normativo 370/79. As operações de aumento de capital por incorporação de reservas não implicam quaisquer novas contribuições por parte dos sócios, antes representam a afectação ao capital social de valores já existentes no património da sociedade. E isto, se já é assim quando as reservas incorporadas são verdadeiros lucros acumulados, mais claro se torna sempre que o aumento do capital se processa por reavaliação do activo (caso em que o novo valor é apenas uma nova e actualizada expressão monetária da mesma realidade económica).

Não sendo exigido nestes casos novos contributos das entidades públicas, também não poderá esquecer-se que o interesse destas irá por via de regra no sentido da subscrição das novas acções ou quotas; de outra forma a sua posição social seria inevitavelmente enfraquecida e desvalorizada. Por último, considera-se que, tratando-se de entes públicos cujas carteiras de participações são legalmente condicionadas e limitadas - como acontece com as instituições de crédito -, a Administração Pública beneficia já de mecanismos adequados para o necessário controle, não se justificando qualquer outro.

4 - Atentas as razões atrás expostas e revogando a doutrina fixada pelo Despacho Normativo 370/79, de 28 de Novembro, esclareço, ao abrigo do artigo 6.º do 404/78, de 25 de Julho.º 584/78, de 25 de Setembro.">Decreto-Lei 322/79, de 23 de Agosto, que, no âmbito de aplicação deste último diploma legal, designadamente do n.º 1 do seu artigo 1.º, não se incluam as novas participações resultantes de operações de aumento de capital por incorporação de reservas, podendo tais participações ser subscritas e adquiridas sem necessidade da autorização prévia que o citado diploma prevê.

Secretaria de Estado do Tesouro, 17 de Dezembro de 1985. - O Secretário de Estado Adjunto do Ministro das Finanças e do Tesouro, José Alberto Tavares Moreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30877.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-07-25 - Portaria 404/78 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Define o regime da contrapartida da transferência para o património do Instituto das Participações do Estado das participações no capital de sociedades de que eram titulares instituições de crédito do sector público, operada por força do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 285/77, de 13 de Julho.

  • Tem documento Em vigor 1979-08-23 - Decreto-Lei 322/79 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado das Finanças

    Introduz alterações ao regime definido pelo Decreto-Lei n.º 285/77, de 13 de Julho (transferência para o Instituto das Participações do Estado, e pelas Portarias n.os 404/78, de 25 de Julho, e n.º 584/78, de 25 de Setembro.

  • Tem documento Em vigor 1979-12-17 - Despacho Normativo 370/79 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Esclarece dúvidas acerca da interpretação do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 322/79, de 23 de Agosto (transferências para o Instituto das Participações do Estado).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda