Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 740-ED/2012, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Classifica como monumento de interesse público a Casa e Quinta de Castro, também denominada Castelo de Castro, no Lugar do Castro, freguesia de Carrazedo, concelho de Amares, distrito de Braga, e fixa a zona especial de proteção do mesmo monumento

Texto do documento

Portaria 740-ED/2012

A Casa e Quinta de Castro, também denominada Castelo de Castro, é um exemplar da arquitetura civil nobre edificada em ambiente rural. A torre, construída em meados do século XIV, foi adaptada a habitação no início de Quinhentos. Já nos primeiros anos do século XVII foi adossado ao torreão um edifício retangular, que corresponde à ala residencial.

A edificação de dois pisos, onde numa das extremidades se destaca a torre, caracteriza-se pela irregularidade da tipologia, mantida na abertura de janelas, com a entrada principal, precedida de escadaria, no registo superior de uma das fachadas laterais. Destaca-se a campanha decorativa dos salões da Casa, correspondendo a um núcleo de pinturas de gosto mitológico-pagão, executadas em 1598 por Manuel Arnao Leitão.

A classificação da Casa e Quinta de Castro, também denominada Castelo de Castro, reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: o valor estético e técnico do bem; a concepção arquitectónica e paisagística.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a forte presença do imóvel no ambiente paisagístico em que se insere. A sua fixação visa proteger a área circundante ao monumento, fundamentalmente rural, pretendendo salvaguardar a paisagem envolvente e a implantação imponente da casa.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, ao abrigo do disposto nos artigos 15.º, 18.º, n.º 1, 28.º, n.º 2, e 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

É classificada como monumento de interesse público a Casa e Quinta de Castro, também denominada Castelo de Castro, no Lugar do Castro, freguesia de Carrazedo, concelho de Amares, distrito de Braga, conforme planta de delimitação constante do anexo à presente portaria e que desta faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, conforme planta de delimitação constante do anexo à presente portaria e que desta faz parte integrante.

9 de dezembro de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Anexo

(ver documento original)

26862012

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/305704.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda