A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 16054-B/2012, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Designa João Fernando Amaral Carvalho como dirigente máximo responsável pela coordenação do processo de reestruturação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.).

Texto do documento

Despacho 16054-B/2012

Considerando que o processo de reestruturação compreende todas as operações e decisões necessárias à concretização das alterações introduzidas na natureza jurídica ou nas atribuições, competências ou estrutura orgânica interna do serviço, à reafectação dos seus recursos e à eventual colocação de pessoal em situação de mobilidade especial, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei 200/2006, de 25 de outubro;

Considerando que o n.º 4 do artigo 40.º do Decreto-Lei 126-C/2011, de 29 de dezembro, que aprovou a Lei Orgânica do Ministério da Economia e do Emprego, estabelece que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I.P.), é objeto de reestruturação, e passa a designar-se Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.);

Considerando também que o Decreto-Lei 126-C/2011, de 29 de dezembro, determina, nas alíneas f) e i) do n.º 3 do artigo 40.º, a extinção, por fusão, do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I. P. (InIR, I. P.) e da Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres, sendo as suas atribuições e competências integradas no IMT, I. P., em conformidade com o que se encontra estabelecido no artigo 5.º do Decreto-Lei 200/2006, de 25 de outubro;

Considerando que, nos termos do disposto na alínea l) do n.º 3 do artigo 34.º do Decreto-Lei 7/2012, de 17 de janeiro, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I. P. (IPTM, I. P.), é extinto, sendo objecto de fusão e as suas atribuições no domínio da definição de orientações estratégicas para as vertentes dos transportes marítimos, navegabilidade, segurança marítima e portuária, náutica de recreio e de ensino e formação no sector marítimo-portuário e pescas integradas na Direção-Geral de Política do Mar;

no domínio da regulamentação, supervisão e fiscalização do sector marítimo-portuário e da náutica de recreio integradas na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; no domínio dos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação integradas no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P.; e no domínio de supervisão e regulação da atividade económica dos portos comerciais e dos transportes marítimos, bem como da navegação da via navegável do Douro, integradas no IMT, I. P. do Ministério da Economia e do Emprego (MEE);

Considerando que o procedimento de reestruturação e de fusão, com transferência de atribuições ou competências para serviços diferentes, decorre no prazo de 60 dias úteis contado a partir da data de entrada em vigor dos diplomas orgânicos dos serviços integradores, nos termos do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 200/2006, de 25 de outubro, conjugado com o n.º 3 do artigo 13.º da Lei 53/2006, de 7 de dezembro, e que já entraram em vigor os diplomas orgânicos dos serviços integradores em consideração, quer do MEE, quer do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT);

Considerando que a coordenação do processo de extinção, por fusão, do IPTM, I. P., foi conferida à Diretora-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Maria Teresa Moniz de Almada Pereira Rafael Bessa, que assegura o desenvolvimento e concretização do processo, em articulação e com a colaboração dos dirigentes das demais entidades envolvidas.

Assim, nos termos do n.º 3 do artigo 5.º e do artigo 6.º do Decreto-Lei 200/2006, de 25 de outubro, determino o seguinte:

1 - É designado como dirigente máximo responsável pela coordenação do processo de reestruturação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.), que se passa a designar Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P. (IMT, I. P.), e do processo de extinção e fusão do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I. P. (InIR, I. P.), e da Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres, sendo as suas atribuições integradas no IMT, I. P., o Presidente do Conselho Diretivo do IMT, I. P., em regime de substituição, João Fernando Amaral Carvalho, que assegura o desenvolvimento e concretização do processo, dentro dos prazos e com os critérios legalmente definidos.

2 - No âmbito do processo de extinção, por fusão, do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I. P. (IPTM, I. P.), e a consequente integração das suas atribuições no domínio de supervisão e regulação da atividade económica dos portos comerciais e dos transportes marítimos, bem como da navegação da via navegável do Douro, no IMT, I. P., o dirigente máximo do IMT, I. P., deve articular-se com a Diretora-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Maria Teresa Moniz de Almada Pereira Rafael Bessa, que assegura o desenvolvimento e concretização do processo de extinção e fusão do IPTM, I. P., nos diversos serviços integradores.

3 - Aos dirigentes máximos dos serviços a extinguir cabe facultar o acesso à informação considerada necessária, que lhes seja solicitada, designadamente a que respeita a todos os bens, direitos e obrigações de que aqueles sejam titulares.

4 - O presente despacho produz efeitos com a sua publicação em Diário da República.

12 de dezembro de 2012. - O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira. - A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça.

206596685

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/12/17/plain-305418.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/305418.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-12-07 - Lei 53/2006 - Assembleia da República

    Estabelece o regime comum de mobilidade entre serviços dos funcionários e agentes da Administração Pública visando o seu aproveitamento racional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-29 - Decreto-Lei 126-C/2011 - Ministério da Economia e do Emprego

    Aprova a Orgânica do Ministério da Economia e do Emprego bem como os mapas de dirigentes superiores da administração directa e indirecta do MEE.

  • Tem documento Em vigor 2012-01-17 - Decreto-Lei 7/2012 - Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), estabelecendo as suas atribuições e competências e fixando os respectivos mapas de pessoal dirigente superior da administração directa e indirecta, que publica em anexo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda