A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8393/2012, de 22 de Junho

Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta do aditamento ao contrato de investimento, e respetivos anexos, a celebrar pelo Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e a L'Air Liquide - Société Anonyme a Directoire et Conseil de Surveillance pour L'Étude et L'Exploitation des Procédés Georges Claude, a Air Liquide International, S. A., e a Sociedade Portuguesa do Arlíquido «Arlíquido», Lda., que passa a integrar o contrato outorgado em 6 de dezembro de 2007.

Texto do documento

Despacho 8393/2012

Em 6 de dezembro de 2007, foi celebrado entre o Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP), e a L'Air Liquide - Société Anonyme a Directoire et Conseil de Surveillance pour L'Étude et L'Exploitation des Procédés Georges Claude, a Air Liquide International, S. A., e a Sociedade Portuguesa do Arlíquido «Arlíquido», Lda. (Arlíquido), um contrato de investimento que tem por objeto a concessão de incentivos financeiros a um projeto de modernização e redimensionamento da unidade fabril desta sociedade, através da instalação de uma nova unidade SMR (steam methane reformer) a gás natural nas suas instalações do Complexo Industrial de Estarreja e a instalação de uma unidade on-site na CELTEJO para o fornecimento local de oxigénio.

Contudo, a crise económico-financeira mundial surgida em 2008 e o consequente decréscimo do mercado, em termos quer de quantidades quer de preços, obrigou a Arlíquido a rever em baixa as suas projeções e redefinir a sua atividade económica, com impacto nos objetivos contratuais a que se tinha inicialmente comprometido.

Consequentemente, a Arlíquido, continuando a desenvolver todos os esforços no sentido da prossecução e conclusão do projeto em causa, solicitou à AICEP a renegociação do contrato de investimento, por forma a adaptar os objetivos de vendas/prestação de serviços e de valor acrescentado à atual conjuntura da empresa e do mercado bem como a flexibilizar as condições de atribuição do prémio de realização.

Por despacho do presidente da comissão diretiva do Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade (POFC - COMPETE) de 14 de dezembro de 2010, exarado sobre a informação n.º 184/2.3/EPI/2010 do Gabinete do POFC - COMPETE, foi aprovada a redução dos objetivos contratuais bem como a flexibilização das condições de atribuição do prémio de realização, embora com redução da taxa de conversão e consequentemente do respetivo montante.

No quadro dessa renegociação, a AICEP veio propor um aditamento ao contrato de investimento tendo em vista a formalização das alterações aprovadas.

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei 203/2003, de 10 de setembro, conjugado com os n.os 4 e 6 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, o despacho 15 681/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 222, de 18 de novembro de 2011, e o artigo 1.º do Decreto-Lei 126-C/2011, de 29 dezembro, é determinado:

1 - Aprovar a minuta do aditamento ao contrato de investimento, e respetivos anexos, a celebrar entre o Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e a L'Air Liquide - Société Anonyme a Directoire et Conseil de Surveillance pour L'Étude et L'Exploitation des Procédés Georges Claude, a Air Liquide International, S. A., e a Sociedade Portuguesa do Arlíquido «Arlíquido», Lda., que passa a integrar o contrato outorgado em 6 de dezembro de 2007.

2 - O presente despacho produz efeitos à data da sua última assinatura.

14 de junho de 2012. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Sacadura Cabral Portas. - O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira.

206181583

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/06/22/plain-301760.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/301760.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-09-10 - Decreto-Lei 203/2003 - Ministério da Economia

    Cria o regime contratual único para os grandes projectos de investimento, de origem nacional e estrangeira, e revoga o regime de registo de operações de investimento estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2011-07-12 - Decreto-Lei 86-A/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do XIX Governo Constitucional.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-29 - Decreto-Lei 126-C/2011 - Ministério da Economia e do Emprego

    Aprova a Orgânica do Ministério da Economia e do Emprego bem como os mapas de dirigentes superiores da administração directa e indirecta do MEE.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda