A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 594/2017, de 29 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação em regime de substituição de Chefe de Divisão de Cooperação Internacional

Texto do documento

Deliberação 594/2017

Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de agosto, pela Lei 64-A/2008, de 31 de dezembro, pela Lei 3-B/2010, de 28 de abril e pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro estabelece, no n.º 1 do artigo 27.º, que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição, em caso de vacatura de lugar, foi nomeado por deliberação do Conselho Diretivo de 10 de janeiro de 2017, com efeitos a 1 de fevereiro de 2017, para exercer o cargo de Chefe de Divisão de Cooperação Internacional, em regime de substituição, o licenciado Tiago Catarino Tavares Saborida, que reúne os requisitos legais exigidos para o provimento do cargo previstos na lei.

29 de maio de 2017. - A Vogal do Conselho Diretivo, Ana Maria Sanchez.

Nota Curricular

1 - Elementos de Identificação:

Nome: Tiago Catarino Tavares Saborida

Data de Nascimento: 28 de setembro de 1981

2 - Formação Académica e complementar:

Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2005;

Curso de Formação Inicial Geral para Técnicos Superiores, Instituto Nacional de Administração (INA), 2013.

3 - Experiência Profissional:

Desde julho de 2014, Técnico Superior no Departamento de Apoio às Instituições da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a função de coordenação do Núcleo de Infraestruturas de Investigação;

De abril a setembro de 2012, Diretor do Departamento das Relações Europeias, Bilaterais e Multilaterais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em regime de substituição;

De julho de 2010 a junho de 2014: Técnico Superior do Departamento das Relações Internacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia com funções acompanhamento de todas as relações europeias na área da ciência;

De abril de 2007 a junho de 2010: Ponto de Contacto Nacional do 7.º PQ, Gabinete de Promoção do PQ de I&DT (GPPQ), para os temas Ambiente (incluindo Alterações Climáticas), Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção (NMP) e Transportes; e Delegado Suplente ao GEO - Group on Earth Observations.

De abril de 2006 a abril 2007: Estagiário Profissional ao abrigo do PEPAP no Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior (GRICES), com funções de recolha e tratamento de informação relativa aos Acordos de Cooperação Bilateral.

No âmbito das funções e cargos de coordenação exercidos na Administração Pública ao longo de 11 anos de experiência profissional na área de gestão de Ciência e Tecnologia, desenvolveu atividades e competências com um enfoque nas relações internacionais, nomeadamente no acompanhamento das ações de cooperação C&T no quadro da UE, incluindo a preparação dos Conselhos da Competitividade da UE, a preparação e representação da FCT nos vários Comités de Alto Nível de apoio ao Conselho e à Comissão Europeia, a implementação da política comunitária de investigação e do Espaço Europeu de Investigação, a gestão estratégica e operacional de vários mecanismos operacionais dos vários Programas-Quadro de I&D&I da UE, o acompanhamento dos processos de produção legislativo comunitário com incidência na área da C&T, a gestão da participação da comunidade nacional nas organizações e redes internacionais de C&T, a abertura de concursos bilaterais existentes e a negociação de novos acordos, e a representação da FCT e do Ministério em reuniões de coordenação Ministeriais para a preparação de Cimeiras/Reuniões de Alto Nível. Nos últimos anos promoveu as ações necessárias à implementação do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação (RNIE), preparou o concurso de financiamento das infraestruturas com os Programas Operacionais - Portugal 2020, no seio da Rede do sistema de apoios à I&D&I, e foi Delegado Nacional ao Horizonte 2020 para as Infraestruturas de Investigação, tendo acompanhado transversalmente a participação nacional em infraestruturas europeias, incluindo a articulação com Delegação nacional ao ESFRI.

310534199

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3014163.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda