Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 229/2012, de 4 de Junho

Partilhar:

Sumário

Classifica o Lagar das Freixedas, no sítio do Barroco, freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel, no distrito da Guarda, como monumento de interesse público.

Texto do documento

Portaria 229/2012

Os tanques do Lagar das Freixedas constituem os vestígios de uma estrutura construída durante a presença romana no local, integrando certamente uma antiga villa com dependências agrícolas.

Escavados no patamar de um afloramento rochoso de acentuada inclinação, estes tanques em bom estado de conservação ostentam dimensões consideráveis em relação a outros exemplares identificados na zona de Pinhel, e constituem um testemunho de relevo da milenar importância económica da produção vinícola na região.

A classificação do Lagar das Freixedas reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: o valor estético e material intrínseco do bem, o interesse do bem como testemunho notável de vivências históricas, a sua conceção arquitetónica e paisagística, a importância do bem do ponto de vista da investigação histórica, e as circunstâncias suscetíveis de acarretarem diminuição ou perda da integridade do bem.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, e no n.º 2 do artigo 28.º, da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo único Classificação É classificado como monumento de interesse público o Lagar das Freixedas, no sítio do Barroco, freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel, distrito da Guarda, conforme planta constante do anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

16 de maio de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Francisco José

Viegas.

ANEXO

(ver documento original) 8852012

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/06/04/plain-301240.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/301240.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda