A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 297/91, de 16 de Agosto

Partilhar:

Sumário

DA POR CONCLUIDA A LIQUIDAÇÃO DO GABINETE DA ÁREA DE SINES (GAS), EXTINTO PELO DECRETO LEI NUMERO 228/89, DE 17 DE JULHO.

Texto do documento

Decreto-Lei 297/91
de 16 de Agosto
O Gabinete da Área de Sines (GAS) foi extinto pelo Decreto-Lei 228/89, de 17 de Julho, mantendo, contudo, a sua natureza jurídica para efeitos de liquidação, até à aprovação final das contas.

A liquidação foi cometida a um administrador liquidatário, tendo sido conferido aos credores o direito de reclamarem os seus créditos perante ele, no prazo de 60 dias a contar da data do início da liquidação.

O prazo para a reclamação de créditos terminou em 30 de Maio de 1990, encontrando-se concluída a respectiva verificação e efectuados os pagamentos dos créditos reconhecidos.

A elaboração da conta final de liquidação está, por um lado, dependente de operações contabilísticas complexas e, por outro, da conclusão de processos judiciais em que o GAS é autor ou réu. Tais operações e processos, naturalmente morosos, não justificam a manutenção de uma estrutura especialmente criada para o efeito.

Constata-se, assim, a necessidade de solucionar tais situações por forma a acelerar a liquidação do GAS, no respeito pelos interesses do Estado, dos particulares e de todas as entidades envolvidas neste complexo processo.

Nesse sentido, o actual diploma concede um prazo excepcional para a reclamação de créditos contra o GAS, permitindo a instauração de acções judiciais contra o Estado por todos aqueles que não virem reconhecidos os seus créditos. O efeito útil de tais medidas torna supervenientemente inútil a lide nos processos judiciais actualmente pendentes contra o GAS e seu administrador liquidatário, o que facilita a elaboração da conta final, pondo fim à liquidação e possibilitando a transferência de situações jurídicas residuais para os serviços do Ministério do Planeamento e da Administração do Território.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Aos credores do Gabinete da Área se Sines, adiante abreviadamente designado GAS, que não tenham reclamado os seus direitos perante o respectivo administrador liquidatário dentro do prazo referido no artigo 3.º do Decreto-Lei 228/89, de 17 de Julho, é reconhecido, excepcionalmente, o direito de o fazerem no prazo de 30 dias a contar da data da entrada em vigor do presente diploma.

2 - Os restantes credores, que reclamaram os respectivos créditos nos termos legais, podem, no prazo fixado no número anterior, interpor acção de impugnação da decisão de não reconhecimento contra o Estado, sendo para tal competente o foro cível da comarca de Lisboa.

3 - O disposto no número anterior aplica-se aos credores do GAS que não virem reconhecidos os créditos reclamados nos termos do estabelecido no n.º 1.

Art. 2.º O efeito necessário do disposto no artigo anterior é a inutilidade superveniente da lide nos processos judiciais pendentes contra o GAS ou o respectivo administrador liquidatário, a contar da data em que os credores virem os seus créditos reconhecidos ou da propositura da competente acção de impugnação.

Art. 3.º - 1 - Os processos judiciais instaurados pelo GAS ou pelo administrador liquidatário prosseguem até trânsito em julgado, considerando-se oficiosamente habilitados como autores as entidades e organismos que lhe sucederem nas funções e património a que o processo respeita.

2 - As entidades e organismos referidos no número anterior podem intentar quaisquer outras acções judiciais necessárias para a cobrança de créditos ou reconhecimento de direitos respeitantes ao património transferido.

Art. 4.º - 1 - Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 6.º do Decreto-Lei 228/89, de 17 de Julho, é fixado o prazo de 180 dias para o termo da liquidação do GAS, devendo a conta final da liquidação ser apresentada no prazo de 30 dias, decorrido aquele, para aprovação final.

2 - Por portaria do Ministro do Planeamento e da Administração do Território são fixados os termos em que se vai operar a transição das situações jurídicas remanescentes da liquidação do GAS, bem como das competências do administrador liquidatário, para os serviços competentes do respectivo Ministério.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Junho de 1991. - Aníbal António Cavaco Silva - Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza - Luís Francisco Valente de Oliveira - Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio.

Promulgado em 26 de Julho de 1991.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 29 de Julho de 1991.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/29942.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-04-30 - Portaria 504/2002 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças

    Determina a transição das situações jurídicas remanescentes da liquidação do Gabinete da Área de Sines para o Estado, através da Direcção-Geral do Tesouro ou da entidade com competência específica em razão da matéria.

  • Tem documento Em vigor 2021-03-23 - Decreto-Lei 23/2021 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1986 e 1991

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda