Considerando que a Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei 51/2005, de 30 de agosto, pela Lei 64-A/2008, de 31 de dezembro, pela Lei 3-B/2010, de 28 de abril e pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro estabelece, no n.º 1 do artigo 27.º, que os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição, em caso de vacatura de lugar, foi nomeada por deliberação do Conselho Diretivo de 10 de janeiro de 2017, com efeitos a 1 de fevereiro de 2017, para exercer o cargo de Chefe de Divisão de Apoio ao Conselho Diretivo, em regime de substituição, a mestre Rita da Silva Santos de Carvalho, que reúne os requisitos legais exigidos para o provimento do cargo previstos na lei.
6 de abril de 2017. - A Vogal do Conselho Diretivo, Ana Maria Sanchez.
Nota Curricular
1 - Elementos de Identificação:
Nome: Rita da Silva Santos de Carvalho
Data de Nascimento: 28 de junho de 1977
2 - Formação Académica:
Mestrado em Estudos Sociais da Ciência, Escola de Sociologia e Politicas Públicas, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE - IUL, 2014.
Licenciatura em Antropologia, ISCTE - IUL, 2000.
3 - Experiência Profissional:
Desde novembro de 2016, exerce em regime de substituição o cargo de Chefe de Divisão de Apoio Técnico e Gestão Documental da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P.
Entrejaneiro e outubro de 2016, Coordenadora do Gabinete Oceano da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. e delegada nacional a vários organismos europeus e internacionais - European Marine Board; ao Joint Programme Initiative Oceans (JPI-Oceans) e ao International Ocean Discovery Programme (IODP);
Entre dezembro de 2009 a dezembro 2015 - técnica superior do Departamento de Programas e Projetos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P. com as funções de gestão de projetos nacionais, transnacionais, cooperação e parcerias;
Entre 2007 e 2009 - especialista científica no Centro Europeu de Informação em C&T do Mar (EurOcean) e na Comissão Oceanográfica Intersectorial (COI-MCTES) desempenhando as seguintes funções: Desenvolvimento, implementação e manutenção das bases de dados europeias de infraestruturas e de projetos de investigação no domínio das ciências e tecnologias do mar; Produção de relatórios estatísticos em projetos europeus; Representação do EurOcean em reuniões a nível nacional e internacional; Tratamento e análise dos indicadores estatísticos nacionais e europeus de C&T em Ciências e Tecnologias do Mar; Apoio técnico aos Grupos de Trabalho e às representações da COI-MCTES em conferências nacionais e internacionais.
Entre 2002 e 2006 - gestora de ciência e tecnologia no Observatório de Ciências e Tecnologia com as seguintes funções: Produção, análise e difusão das estatísticas oficiais de I&D; Reporte aos diversos Organismos estatísticos nacionais e internacionais (INE, EUROSTAT, OCDE, RICYT; UNESCO); Coautoria dos Sumários Estatísticos - Estatísticas Oficiais de I&D 2003; Responsável pela construção dos principais indicadores de I&D dos Laboratórios de Estado (1995 a 2003); Responsável pela atualização do "Diretório de Instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional".
No âmbito das funções e cargos de coordenação exercidos na Administração Pública e instituições internacionais nos assuntos do Oceano desenvolveu um conhecimento aprofundado do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente instituições e financiamento de I&D e gestão operacional e avaliação de projetos de IC&DT, assim como a nível internacional o conhecimento das instituições europeias e internacionais e respetivos instrumentos de cooperação e de financiamento de C&T.
É autora e coautora de vários artigos e livros em política científica e em assuntos do mar.
310416335