A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 192/2012, de 3 de Maio

Partilhar:

Sumário

Classifica o Palacete do Visconde de Vilar de Allen, jardins e auditório, em Lordelo do Ouro, no Porto, como monumento de interesse público.

Texto do documento

Portaria 192/2012

O Palacete do Visconde de Vilar de Allen constitui um importante marco arquitetónico e urbanístico da cidade do Porto. Construído no final da década de 1920, a par de outros palacetes que imprimiram à cidade uma marca burguesa, revela no entanto uma série de opções estéticas dissonantes em relação à sua época. Trata-se de um edifício neoclássico e eclético que terá tido como modelo o Petit Trianon de Versalhes, sendo rodeado por jardins tipicamente ingleses, abundantes em magníficas e variadas espécies

vegetais.

O auditório denominado Casa das Artes, construído nos jardins do Palacete em 1991, foi distinguido com o Prémio Secil, e acrescenta, pela qualidade do projeto de Eduardo Souto Moura e pela sua integração paisagística, o valor do conjunto a classificar.

A classificação do Palacete do Visconde de Vilar de Allen, jardins e auditório reflete os seguintes critérios constantes do artigo 17.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro: o caráter matricial do bem, o seu valor estético e material intrínseco e a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a envolvência urbana do imóvel, caracterizada no Plano Diretor Municipal do Porto como área essencialmente habitacional, o coberto vegetal e os percursos de aproximação. A sua fixação visa salvaguardar a escala e a integridade física do edificado e das áreas naturais e a relação

visual do imóvel com a envolvente.

Foram cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, previstos no artigo 27.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, de acordo com o disposto nos artigos 100.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

Assim:

Sob proposta dos serviços competentes, nos termos do disposto no artigo 15.º, no n.º 1 do artigo 18.º, no n.º 2 do artigo 28.º e no artigo 43.º da Lei 107/2001, de 8 de setembro, e no uso das competências conferidas pelo n.º 11 do artigo 10.º do Decreto-Lei 86-A/2011, de 12 de julho, manda o Governo, pelo Secretário de

Estado da Cultura, o seguinte:

Artigo 1.º

Classificação

É classificado como monumento de interesse público o Palacete do Visconde de Vilar de Allen, jardins e auditório, na Rua de António Cardoso, 185 a 193, freguesia de Lordelo do Ouro, concelho e distrito do Porto, conforme planta de delimitação constante do anexo à presente portaria e que desta faz parte integrante.

Artigo 2.º

Zona especial de proteção

É fixada a zona especial de proteção do monumento referido no artigo anterior, conforme planta de delimitação constante do anexo à presente portaria e que desta faz

parte integrante.

19 de abril de 2012. - O Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

ANEXO

(ver documento original)

6932012

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/05/03/plain-291281.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/291281.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda