Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1367/2017, de 9 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Nomeação para o cargo de Diretora do Departamento de Estatísticas Económicas, licenciada Ana Cristina dos Santos Neves, em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 1 de fevereiro de 2017

Texto do documento

Despacho 1367/2017

1 - Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido na Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro e Lei 128/2015, de 3 de setembro, e uma vez terminado o procedimento concursal de seleção para o recrutamento do cargo de Diretor do Departamento de Estatísticas Económicas do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE), cargo de direção intermédia de 1.º grau, o júri que integrou o respetivo procedimento concursal propôs a nomeação do licenciada Ana Cristina dos Santos Neves por o mesma reunir as condições exigidas para o cargo a prover.

2 - Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, a candidata demonstrou deter competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício da função, possuindo igualmente conhecimento e experiência na área, reunindo as condições exigidas para o desempenho do cargo.

3 - Assim, o Conselho Diretivo no exercício dos poderes que lhe são conferidos pelo n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 136/2012, de 2 de julho, conjugado com a alínea g) do n.º 1 do artigo 21.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na reunião de 17 de janeiro de 2017, deliberou:

Nomear para o cargo de Diretora do Departamento de Estatísticas Económicas, licenciada Ana Cristina dos Santos Neves, em comissão de serviço, pelo período de três anos, com efeitos a 1 de fevereiro de 2017, ficando autorizada a optar pela retribuição da sua categoria neste instituto, nos termos da Lei 2/2004, de 15 de janeiro.

A nota curricular da nomeada é publicada em anexo ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

31 de janeiro de 2017. - A Presidente do Conselho Diretivo, Alda de Caetano Carvalho.

Nota curricular

Ana Cristina dos Santos Neves, licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 1996, ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em setembro de 1996 com a categoria de Técnico Superior Especialista em Estatística.

Desde outubro de 2007 que exerce o cargo de Diretora do Serviço de Estatísticas do Comércio Internacional e Construção no Departamento de Estatísticas Económicas. Nas estatísticas do Comércio Internacional coordenou o processo que conduziu à redução dos prazos de disponibilização de informação, alinhando a divulgação nacional com a divulgação a nível europeu, no decurso do processo de mudança de base das Contas Nacionais Portuguesas 2006. No âmbito do projeto europeu de simplificação e modernização das estatísticas do Comércio Internacional (projeto SIMSTAT - Single Market Statistics), coordenou a implementação nacional dos procedimentos necessários à plena participação de Portugal. Coordenou os trabalhos conducentes à disponibilização de informação trimestral dos índices de valor unitário do Comércio Internacional, iniciado em dezembro de 2016.

Entre outubro de 2004 e setembro de 2007 exerceu funções de Chefe do Serviço de Estatísticas da Indústria, Construção e Serviços, sendo responsável pela coordenação das equipas de produção das estatísticas dos Serviços Prestados às Empresas, Monetárias e Financeiras, Comunicações, Indústria e Construção. Enquanto responsável pelas estatísticas Monetárias e Financeiras integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento da IES (Informação Empresarial Simplificada), como representante do INE, em parceria com outros organismos, tendo colaborado com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) como formadora convidada na divulgação da IES.

Entre dezembro de 1997 e setembro de 2004 exerceu funções de Coordenadora do Núcleo de Estatísticas das Empresas e Sectores Institucionais, tendo cumulativamente, desempenhado funções de Coordenadora Regional dos Censos 2001 entre novembro de 2000 e setembro de 2001. Frequentou o curso "Survey Skills Development Course" ministrado pelo Statistics Canada em Ottawa, tendo sido posteriormente formadora num curso semelhante realizado pelo INE.

Participou como perita nacional em acções de cooperação, desenvolvimento e formação estatística com os PALOP, no âmbito do projeto PIR-PALOP, nomeadamente na implementação de inquéritos estruturais harmonizados às empresas. Participou, como representante do INE, em diversas reuniões internacionais: Comités, Grupos de Trabalho e Task Forces organizadas pelo Eurostat e OCDE e também no âmbito do Conselho Superior de Estatística. Autora de vários estudos publicados nas revistas da OCC, Confidencial Imobiliário e da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR). Apresentação de comunicações em Conferências e Seminários Internacionais, nos quais se destacam a Conferência Europeia de Qualidade em Estatística e a 56.ª Sessão do International Statistical Institute (ISI).

310222518

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2879135.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 3/2004 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro dos institutos públicos.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-07-02 - Decreto-Lei 136/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Instituto Nacional de Estatística, I. P.

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda