Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 261/2011, de 18 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Concede, excepcionalmente, até 15 de Outubro de 2011, uma extensão do período de produção de efeitos do seguro de colheitas para a cultura do tomate para a indústria.

Texto do documento

Portaria 261/2011

de 18 de Agosto

As chuvas intensas ocorridas durante o mês de Abril do corrente ano determinaram um atraso imprevisível na cultura de tomate para indústria, do qual resulta um adiamento do prazo da respectiva colheita, estimado em 15 dias.

Nos termos do disposto no Regulamento do Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas (SIPAC), aprovado pela Portaria 907/2004, de 26 de Julho, e no despacho conjunto 449/2004, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 174, de 26 de Julho de 2004, a data limite para a produção de efeitos do seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria termina em 30 de Setembro.

Torna-se, assim, necessário prorrogar essa data por um período correspondente aos atrasos verificados de modo que a produção de efeitos do seguro de colheita para esta cultura seja prolongada até 15 de Outubro de 2011.

Nestes termos, a presente portaria estabelece um regime excepcional, destinado a vigorar apenas durante a campanha de 2011, aplicável ao seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria, sempre que os contratos integrem a cobertura do risco

de chuvas persistentes.

Assim:

Ao abrigo do disposto nas alíneas a) e e) do artigo 18.º do Decreto-Lei 20/96, de 19 de Março, alterado pelo Decreto-Lei 23/2000, de 2 de Março, manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, o seguinte:

Artigo 1.º

Objecto

É concedida, a título excepcional, para o ano de 2011, uma extensão do período de produção de efeitos do seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria, até

15 de Outubro de 2011.

Artigo 2.º

Beneficiários

Podem beneficiar da extensão referida no artigo anterior os agricultores que contratem um seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria, desde que o contrato de seguro integre a cobertura do risco de chuvas persistentes, nos termos definidos no Regulamento do Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas (SIPAC), aprovado pela Portaria 907/2004, de 26 de Julho, e alterado pela

Portaria 395/2005, de 7 de Abril.

Artigo 3.º

Renegociação de contratos

Os agricultores que à data de entrada em vigor da presente portaria já tenham celebrado um contrato de seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria podem renegociar as condições desse contrato à luz das condições excepcionais

previstas na presente portaria.

Artigo 4.º

Cálculo da indemnização

No período de 1 a 15 de Outubro de 2011, caso o valor dos prejuízos efectivamente sofridos seja igual ou superior ao limite de 5 % do valor seguro, com um mínimo de (euro) 75, a indemnização a pagar ao agricultor, referida na secção v do capítulo i do Regulamento do SIPAC, é calculada tendo por base 20 % do capital seguro, aplicando-se o disposto na alínea a) do n.º 4 da mesma secção.

Artigo 5.º

Valor da compensação de sinistralidade

A compensação de sinistralidade dos contratos de seguro mencionados no artigo 2.º da presente portaria e que se refiram às regiões A, B e C, previstas na subalínea ii) da alínea b) do n.º 2 da secção ii do capítulo i do Regulamento do SIPAC, é equivalente a 85 % do valor das indemnizações pagas, na parte em que exceda o valor de 90 % dos prémios processados relativos a esses contratos de seguros de colheitas.

Artigo 6.º

Contribuição das seguradoras para a compensação

A contribuição das seguradoras para a compensação de sinistralidade referida no artigo anterior é equivalente a 6 % da totalidade dos prémios processados nessas regiões

relativos aos mesmos contratos.

Artigo 7.º

Tarifas de referência para cálculo de bonificações

As tarifas de referência, para o ano de 2011, para a cultura vii, constantes das alíneas a) e b) do n.º 1 do despacho conjunto 449/2004, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 174, de 26 de Julho de 2004, são acrescidas de 20 %, de acordo com os valores constantes do anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

Artigo 8.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Em 11 de Agosto de 2011.

O Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Louçã Rabaça Gaspar. - A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Maria de Assunção Oliveira Cristas Machado da Graça.

ANEXO

Tarifas de referência para cálculo de bonificações previstas no Regulamento do SIPAC relativas aos contratos de seguro de colheitas para a cultura de tomate para indústria que integre a cobertura do risco de chuvas persistentes.

a) Tarifas de referência a praticar para seguros individuais:

(ver documento original)

b) Tarifas de referência a praticar para seguros colectivos:

(ver documento original)

As regiões A, B, C, D e E são as definidas na subalínea ii) da alínea b) do n.º 2 da secção ii do capítulo i do Regulamento do SIPAC.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2011/08/18/plain-285631.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/285631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-03-19 - Decreto-Lei 20/96 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Institui um Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas (SIPAC) e atribui a responsabilidade de execução ao Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP).

  • Tem documento Em vigor 2000-03-02 - Decreto-Lei 23/2000 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera o Decreto-Lei n.º 20/96, de 19 de Março, que instituiu o Sistema Integrado de Protecção contra Aleatoriedades Climáticas, introduzindo um regime de penalizações em caso de incumprimento pelo tomador do seguro ou pelas seguradoras, e clarificando as competências do Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas - IFADAP .

  • Tem documento Em vigor 2004-07-26 - Portaria 907/2004 - Ministérios das Finanças e da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas

    Aprova o Regulamento do Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas, publicado em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2005-04-07 - Portaria 395/2005 - Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Agricultura, Pescas e Florestas

    Altera o Regulamento do Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas (SIPAC).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda