A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4043/2011, de 3 de Março

Partilhar:

Sumário

Assegura o reconhecimento da contagem do tempo de serviço dos agentes da cooperação que, na qualidade de docentes e ou formadores, desenvolvam a sua actividade no âmbito de programas, projectos e acções de cooperação.

Texto do documento

Despacho 4043/2011

No âmbito da cooperação portuguesa, e seguindo os princípios enunciados na Resolução do Conselho de Ministros n.º 196/2005, de 22 de Dezembro («Uma visão estratégica para a cooperação portuguesa»), o apoio à lusofonia e o reforço do sector educativo dos países parceiros no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são objectivos prioritários. Assim, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P. (IPAD, I. P.), tem vindo a implementar, desenvolver e apoiar programas, projectos e acções de cooperação (PPA) transversais com vista à concretização do 2.º objectivo de desenvolvimento do milénio - «alcançar a educação primária universal» - em obediência às prioridades geográficas e sectoriais estabelecidas para a cooperação portuguesa.

A promoção e difusão da língua e cultura portuguesas privilegia o reforço dos sistemas e contingentes educativos dos países beneficiários, por via de um conjunto de medidas de apoio técnico e científico, incluindo como elemento indispensável o envio de docentes/formadores, com a missão de contribuir para o reforço e ou formação do contingente de docentes dos países de destino, complementando a sua formação

científica, pedagógica e metodológica.

Nos termos da Lei 13/2004, de 14 de Abril, o IPAD, I. P., na qualidade de promotor, co-promotor, executor ou co-executor, tem vindo a seleccionar e recrutar, directamente ou em processo de parceria, os docentes/formadores para integração nestes contingentes, cuja participação nos PPA se desenvolve ao abrigo de um contrato

de cooperação.

Face ao interesse público que reveste qualquer PPA e ao mérito do empenho na prossecução da política da cooperação, espelhado na disponibilização para a participação em PPA desta natureza, é devido o reconhecimento do tempo de serviço prestado por estes docentes e ou formadores, dado que nos PPA a docência abrange igualmente a formação de docentes dos países de destino, pelo que importa equiparar o trabalho desenvolvido, para efeitos de integração nos quadros dos estabelecimentos de ensino dos docentes que pretendam ingressar na carreira docente em Portugal.

Assim, determina-se o seguinte:

1 - O presente despacho assegura, para os efeitos da alínea d) do n.º 5 do artigo 13.º do Decreto-Lei 20/2006, de 31 de Janeiro, na redacção conferida pelo Decreto-Lei 51/2009, de 27 de Fevereiro, o reconhecimento da contagem do tempo de serviço aos agentes da cooperação que, na qualidade de docentes e ou formadores, desenvolvam a sua actividade no âmbito de programas, projectos e acções

de cooperação (PPA).

2 - Em todos os PPA de educação, implementados ou executados no âmbito da cooperação portuguesa, com intervenção do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I. P., seja na qualidade de promotor, co-promotor, executor ou co-executor, nos termos da Lei 13/2004, de 14 de Abril, e que integrem docentes e ou formadores na qualidade de agentes da cooperação, é contado o tempo de serviço de forma a habilitar os mesmos ao concurso nacional de ingresso na carreira docente, ao abrigo do Decreto-Lei 20/2006, de 31 de Janeiro, na redacção conferida pelo

51/2009, de 27 de Fevereiro.

3 - O tempo de serviço relevante para efeitos do concurso a que se refere o número anterior corresponde ao prazo de vigência dos contratos dos agentes de cooperação, com exclusão das suspensões e interrupções que eventualmente se verifiquem.

4 - O disposto no presente despacho aplica-se aos contratos de agentes da cooperação em execução à data da sua entrada em vigor.

23 de Fevereiro de 2011. - O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Titterington Gomes Cravinho. - O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, José Alexandre da Rocha Ventura Silva.

204395322

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2011/03/03/plain-282626.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/282626.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-04-14 - Lei 13/2004 - Assembleia da República

    Estabelece o enquadramento jurídico do agente da cooperação portuguesa e define o respectivo estatuto jurídico.

  • Tem documento Em vigor 2006-01-31 - Decreto-Lei 20/2006 - Ministério da Educação

    Revê o regime jurídico do concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como da educação especial, revogando o Decreto-Lei n.º 35/2003, de 27 de Fevereiro.

  • Tem documento Em vigor 2009-02-27 - Decreto-Lei 51/2009 - Ministério da Educação

    Altera (2ª alteração) o Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro (reviu o regime jurídico do concurso para selecção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como da educação especial, e que revogou o Decreto-Lei n.º 35/2003, de 27 de Fevereiro) e procede à sua republicação em anexo.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda