Publica-se, nos termos do n.º 2 do artigo 40.º-T do Decreto Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto Lei 63/2016, de 13 de setembro, que:
1 - Pelo meu despacho de 3 de junho de 2015, proferido ao abrigo do n.º 1 do n.º 1 do artigo 21.º do Decreto Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo I ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a criação do curso técnico superior profissional de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa.
2 - Pelo despacho de 21 de julho de 2016 da subdiretorageral do Ensino Superior, proferido ao abrigo do n.º 2 do artigo 23.º do Decreto-Lei 43/2014, de 18 de março, foi registada, nos termos do anexo II ao presente aviso, que dele faz parte integrante, a alteração ao número máximo de novos alunos para cada admissão e ao número máximo de alunos inscritos em simultâneo.
17 de novembro de 2016. - O DiretorGeral do Ensino Superior, Prof. Doutor João Queiroz.
ANEXO I
1 - Estabelecimento de ensino superior:
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa.
2 - Curso técnico superior profissional:
T136 - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis.
3 - Número de registo:
R/Cr 89/2015.
4 - Área de educação e formação:
481 - Ciências Informáticas.
5 - Perfil profissional:
5.1 - Descrição geral:
Analisar, conceber e implementar aplicações direcionadas para as características e para as necessidades dos utilizadores de vários tipos de dispositivos móveis (tablets, smartphones e outros), bem como programar aplicações e desenhar interfaces aplicacionais, utilizando as linguagens de programação específicas para as aplicações nativas de cada plataforma (Android, iOS e Windows Phone).
5.2 - Atividades principais:
a) Desenhar interfaces aplicacionais para dispositivos móveis;
b) Identificar as necessidades específicas que podem ser satisfeitas através de novas aplicações direcionadas para dispositivos móveis;
c) Adaptar diferentes tecnologias multimédia (áudio, vídeo e animação gráfica) face às características de cada dispositivo;
d) Integrar o desenho aplicacional nas frameworks de desenvolvimento disponibilizadas por cada uma das principais plataformas móveis que atualmente dominam o mercado (Android, iOS e Windows Phone);
e) Programar as aplicações utilizando as linguagens de programação específicas para as aplicações nativas de cada plataforma;
f) Utilizar tecnologias abertas web (HTML5, CSS3 e JavaScript) para o desenvolvimento de aplicações multiplataforma;
g) Interagir com as diferentes lojas online para a publicação das aplicações nas diferentes plataformas;
h) Desenvolver os estudos e as diligências necessárias para implementar iniciativas empresariais autónomas nas áreas do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
i) Identificar ao nível das empresas e de outras organizações as áreas e o tipo de aplicações que podem permitir a maximização dos níveis de eficiência através da utilização de dispositivos móveis.
6 - Referencial de competências:
6.1 - Conhecimentos:
a) Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação escrita
b) Conhecimentos especializados na compreensão de textos técnicos em inglês, de produção textual e de apresentações orais;
c) Conhecimentos especializados de matemática (lógica, teoria dos conjuntos, álgebra de Boole, grafos, matrizes, operações com bases); e oral;
d) Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo e de gestão empresarial;
e) Conhecimentos especializados de design dos interfaces das aplicações móveis de cada plataforma;
f) Conhecimentos especializados das principais tecnologias multimédia, designadamente ao nível dos codecs de áudio e vídeo e da sua aplicação nas várias plataformas;
g) Conhecimentos especializados de programação, utilizando a linguagem Java e as frameworks fundamentais para o desenvolvimento de aplicações para Android;
h) Conhecimentos especializados de programação, utilizando a linguagem Objective C e SWIFT e as frameworks fundamentais para o desenvolvimento de aplicações para iOS;
i) Conhecimentos especializados de programação, utilizando a linguagem C# e as frameworks fundamentais para o desenvolvimento de aplicações para o Windows 8.1 com I.D.E Visual Studio;
j) Conhecimentos especializados de desenho de bases de dados e da sua implementação usando um sistema de gestão de base de dados para as diferentes plataformas;
k) Conhecimentos especializados de aplicações que comuniquem através da rede usando o sistema de protocolos TCPIP, com base nas interfaces disponibilizadas pelos diversos sistemas operativos;
l) Conhecimentos especializados da metodologia de programação orientada por objetos;
m) Conhecimentos especializados da arquitetura dos sistemas operativos utilizados nos dispositivos móveis;
n) Conhecimentos fundamentais das técnicas de realidade aumentada;
o) Conhecimentos fundamentais da interação visual e ergonómica em dispositivos móveis;
p) Conhecimentos especializados do controlo das técnicas da acessibilidade e da usabilidade em ambientes móveis, tornandoas compatíveis com os princípios gerais da ergonomia das aplicações;
q) Conhecimentos abrangentes de ilustração digital;
r) Conhecimentos especializados das técnicas de design e web design para as várias opções de publicação online dos projetos;
s) Conhecimentos especializados da arquitetura de informação, de jogabilidade (gameplay), das personagens, dos ambientes e das texturas híbridas (visuais e sonoras) e das ações e das mecânicas de jogo versus sistema emergente.
6.2 - Aptidões:
a) Produzir e apresentar, de forma escrita e oral, relatórios técnicos de trabalhos, em língua portuguesa e em língua inglesa;
b) Analisar e identificar situações e métodos de cálculo a adotar perante problemas concretos;
c) Utilizar as metodologias e técnicas no domínio do empreendedorismo, com o objetivo de potenciar soluções empresariais;
d) Identificar, face às características de cada aplicação a implementar, o respetivo interface do utilizador de acordo com os princípios e as diretrizes específicas de cada plataforma;
e) Integrar componentes multimédia nas aplicações móveis;
f) Produzir aplicações para Android usando a linguagem de programação Java e as interfaces de programação de aplicações de desenvolvimento;
g) Produzir aplicações para iOS usando a linguagem de programação Objective C e SWIFT e as interfaces de programação de aplicações de desenvolvimento;
h) Produzir aplicações para Windows 8.1 usando a linguagem de programação C# e as interfaces de programação de aplicações de de-senvolvimento;
i) Integrar componentes de desenho e de implementação de bases de dados no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
j) Integrar componentes de rede e de sistemas de protocolos TCPIP no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
k) Utilizar linguagens de programação no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
l) Identificar os sistemas operativos mais utilizados e percecionar as suas principais características, bem como proceder a uma análise crítica;
m) Utilizar as principais técnicas da realidade aumentada na conceção de aplicações para dispositivos móveis;
n) Conceber aplicações que respeitem os princípios fundamentais da interação visual;
o) Conceber o design de aplicações por referência às técnicas de acessibilidade e de usabilidade;
p) Conceber e implementar arte gráfica para dispositivos móveis;
q) Utilizar o design e o web design em projetos multimédia;
r) Desenvolver, por etapas, o design de jogo para um “Serious Game”
com um tema social ou culturalmente relevante;
s) Identificar e analisar os principais protocolos de rede, incluindo as tipologias lógicas e físicas de uma rede de computadores;
t) Avaliar a exequibilidade dos métodos e dos processos do ponto de vista da sua eficácia, custo e adequação;
u) Conceber e implementar planos de marketing, com enfoque na área digital.
6.3 - Atitudes:
a) Demonstrar capacidade de adaptação à realidade organizacional concreta dos modelos teóricos utilizados na área dos dispositivos móveis;
b) Demonstrar autonomia e iniciativa;
c) Demonstrar capacidade de organização de trabalho;
d) Demonstrar capacidade de análise crítica de propostas referentes às diferentes plataformas utilizadas na área dos dispositivos móveis;
e) Demonstrar capacidade de integração em grupos e de percecionar a sua dinâmica;
f) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
g) Demonstrar capacidade de trabalho em grupos multidisciplinares;
h) Demonstrar capacidade de análise e de síntese;
i) Demonstrar capacidade de relacionamento intercultural;
j) Demonstrar capacidade de adaptação ao meio social e económico
k) Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos envolvente; e das tecnologias;
l) Demonstrar capacidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho;
m) Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, nomeadamente ao nível da gestão de conflitos e da motivação;
n) Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico;
o) Demonstrar capacidade de gestão do tempo.
7 - Estrutura curricular:
de 25 de junho.
8 - Área relevante para o ingresso no curso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto Lei 43/2014, de 18 de março):
Informática.
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos
10 - Ano letivo em que pode ser iniciada a ministração do curso:
2015-2016.
11 - Plano de estudos:
n.º 107/2008, de 25 de junho. n.º 107/2008, de 25 de junho.
9 - Localidades, instalações e número máximo de alunos:
ANEXO II
210049113