Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43754, de 24 de Junho

Partilhar:

Sumário

Permite ao Ministro da Saúde e Assistência, sempre que as circunstâncias o aconselhem tecnicamente, estabelecer que determinados hospitais sub-regionais funcionem como extensão ou apoio do hospital regional da respectiva área.

Texto do documento

Decreto-Lei 43754
Encontra-se em estudo neste momento a revisão da Lei 2011, de 2 de Abril de 1946. E ela decerto obrigará a alterar também o Decreto 36600, de 22 de Novembro do ano seguinte.

A dificuldade destes trabalhos e, por outro lado, o desenvolvimento já atingido pela rede hospitalar, aconselham, porém, que se alterem imediatamente algumas das disposições em vigor, dado o actual nível de certos hospitais sub-regionais. Na verdade, vários deles encontram-se hoje em condições de prestar auxílio importante às unidades hospitalares de carácter regional.

Trata-se, todavia, de uma medida simplesmente transitória, tomada à margem dos problemas gerais da responsabilidade dos municípios pelo pagamento dos encargos da assistência, que se encontram em estudo, e sem prejuízo das soluções a que nessa matéria se chegar.

Nestes termos:
Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Sempre que as circunstâncias o aconselhem tècnicamente, pode o Ministro da Saúde e Assistência estabelecer em portaria que determinados hospitais sub-regionais funcionem como extensão ou apoio do hospital regional da respectiva área, recebendo doentes que a este competiria tratar.

§ único. As funções de extensão ou apoio ao hospital regional podem ser limitadas a algum ou alguns serviços dos hospitais sub-regionais.

Art. 2.º Para efeitos deste decreto-lei, e quando se não trate do hospital do domicílio de socorro, corresponderá à percentagem de 25 por cento a participação dos municípios a que se refere o § 1.º do artigo 8.º do Decreto-Lei 39805, de 4 de Setembro de 1954, e que deverá ser paga por estes aos hospitais sub-regionais funcionando, no todo ou em parte, nos termos do artigo anterior.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 24 de Junho de 1961. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/273517.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1946-04-02 - Lei 2011 - Presidência da República - Secretaria

    Promulga as bases para a organização hospitalar, sendo criada a Comissão de Construções Hospitalares.

  • Tem documento Em vigor 1954-09-04 - Decreto-Lei 39805 - Ministério do Interior - Gabinete do Ministro

    Definne alguns princípios fundamentais pertinentes à responsabilidade dos encargos com a assistência hospitalar e regula a classificação dos assistidos em grupos ou escalões e a sua admissão nos hospitais.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 413/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Aprova a orgânica do Ministério da Saúde e Assistência. Cria o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda