A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44378, de 30 de Maio

Partilhar:

Sumário

Estabelece novos preceitos a observar na realização dos exames da 4.ª classe do ensino primário.

Texto do documento

Decreto-Lei 44378

De harmonia com o disposto no Decreto 18413, de 2 de Junho de 1930, os exames da 4.ª classe do ensino primário realizam-se nas sedes dos concelhos, Mas o que então era possível, dado o número desses exames (28169 em 1930-1931), tornou-se pouco a pouco difícil e ùltimamente mesmo impossível. Na verdade, as salas de aula das sedes dos concelhos foram insuficientes para os 137098 exames feitos em 1960-1961 (em relação a 1930-1931 o aumento foi de 486,7 por cento) e a deslocação dos examinandos residentes fora daquelas sedes originou incómodos para eles próprios e despesas para as famílias. Parece, pois, de remediar estes inconvenientes e até de aproveitar a colaboração de algumas empresas particulares que já se propuseram assumir a responsabilidade das despesas resultantes da realização dos exames da 4.ª classe nas escolas que mantêm para os filhos dos seus operários.

Por outro lado, a natural diminuição do número dos exames de adultos e a perturbação que a sua frequente periodicidade causa ao sempre crescente serviço lectivo aconselham a realização de tais exames apenas nos termos dos n.os 1 e 3 do artigo 108.º do Decreto 38969.

Finalmente, a fim de que sejam válidos os exames da 4.ª classe nas escolas regimentais, parece de facilitar a presença em cada júri do delegado da Direcção-Geral do Ensino Primário exigido pelo artigo 90.º do já citado Decreto 38969 e de constituírem por isso encargo do estado a despesa do seu transporte e ajudas de custo.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os exames da 4.ª classe do ensino primário realizam-se, normalmente, nas sedes dos concelhos e em localidades de fácil acesso, onde seja possível concentrar os examinandos pertencentes a escolas de localidades limítrofes em número suficiente para a constituição pelo menos, de um júri, nos termos do artigo 15.º do Decreto 18413, de 2 de Junho de 1930.

Art. 2.º Também pode ser autorizada a realização dos referidos exames nas escolas que funcionem junto de empresas particulares, desde que as respectivas direcções o solicitem até 31 de Maio ao Ministro da Educação Nacional, por intermédio das direcções dos distritos escolares, assumindo a responsabilidade pelo pagamento das respectivas despesas.

Art. 3.º Constituem encargo do Estado todas as despesas referentes aos júris e ao expediente dos exames da 4.ª classe realizados nos termos do artigo 1.º deste diploma e as dos delegados da Direcção-Geral do Ensino Primário nos exames de ensino primário feito nas escolas regimentais.

Art. 4.º Fica revogado o disposto no n.º 2 do artigo 108.º do Decreto 38969, de 27 de Outubro de 1952.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 30 de Maio de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/05/30/plain-272107.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/272107.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1930-06-02 - Decreto 18413 - Ministério da Instrução Pública - Direcção Geral do Ensino Primário e Normal

    Regula a execução das provas de exames e passagens de classe no ensino primário elementar.

  • Não tem documento Em vigor 1952-10-27 - DECRETO 38969 - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

    Regula a execução do Decreto-Lei n.º 38968, que reforça o princípio da obrigatoriedade do ensino primário elementar.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-06-16 - Decreto-Lei 271/70 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Primário

    Insere disposições relativas ao primeiro provimento no quadro geral dos professores efectivos do ensino primário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda