A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 43167, de 19 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Direcção-Geral da Fazenda Pública a ceder, a título definitivo e gratuito, ao Instituto Médico-Pedagógico Condessa de Rilvas, com sede em Lisboa, os terrenos e edificações do Estado afectos à Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância, situados na Rua da Beneficência, da referida cidade.

Texto do documento

Decreto-Lei 43167

Considerando que o Instituto Médico-Pedagógico Condessa de Rilvas, a fim de realizar importantes obras de conservação, adaptação e alargamento das instalações que lhe estão confiadas, pretende lhe seja cedido, com carácter definitivo, o prédio do Estado, com afectação à Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância, sito na Rua da Beneficência, em Lisboa, que actualmente ocupa a título precário;

Considerando os objectivos de elevado interesse social que o Instituto prossegue e ainda que este se propõe receber e manter gratuitamente até 30 menores do sexo feminino mentalmente deficientes ou irregulares mandadas internar pelos tribunais competentes, bem como a observar, em regime de consulta externa, quaisquer outras nas mesmas condições;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É autorizada a Direcção-Geral da Fazenda Pública a ceder, a título definitivo e gratuito, ao Instituto Médico-Pedagógico Condessa de Rilvas, com sede em Lisboa, para serem aplicados ao desenvolvimento da sua obra social e assistencial, os terrenos e edificações do Estado, com a área aproximada de 5500 m2, afectos à Federação Nacional das Instituições de Protecção à Infância, que confrontam do norte com o prolongamento da Avenida de Santos Dumont (hoje terrenos do Estado), do sul com a Maternidade Bensaúde, do nascente com a Rua da Beneficência e do poente com o prédio n.º 41 da Avenida de Santos Dumont e prédios n.os 26, 34 e 36 a 38 da Rua do Tenente Espanca.

Art. 2.º O Instituto obriga-se a receber e manter, sem quaisquer encargos para o Estado, até ao limite de 30, as menores do sexo feminino, mentalmente deficientes ou irregulares mandadas internar pelos tribunais de menores e a observar, em regime de consulta externa, quaisquer outras nas mesmas condições.

Art. 3.º A cessão opera-se por meio de auto, que vale, para todos os efeitos, como título de transmissão, e é isenta do pagamento de impostos.

§ único. O prédio reverterá ao domínio e posse do Estado, com a actual afectação, por simples despacho ministerial, se não for aplicado aos fins a que se destina ou, ainda, se o Instituto se dissolver ou deixar de cumprir as condições impostas pelo presente decreto-lei.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 19 de Setembro de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Marcello Gonçalves Nunes Duarte Mathias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/09/19/plain-269123.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/269123.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1962-04-20 - Decreto-Lei 44288 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Aprova a Organização Tutelar de Menores.

  • Tem documento Em vigor 1962-04-20 - Decreto-Lei 44287 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Promulga a reforma dos serviços tutelares de menores.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-24 - Decreto-Lei 297/76 - Ministério dos Assuntos Sociais

    Oficializa o Instituto Médico-Pedagógico Condessa de Rilvas, integrando-o no Centro de Educação Especial de Lisboa.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda