A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1831/2010, de 27 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Cria, no âmbito do Departamento de Medicina Desportiva, a Unidade de Medicina Desportiva e de Controlo de Treino, a funcionar no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

Texto do documento

Despacho 1831/2010

Nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 169/2007, de 3 de Maio, com as rectificações da Declaração de Rectificação 55/2007, de 15 de Junho e n.º 61/2007, de 2 de Julho, compete ao Instituto do Desporto de Portugal, I. P. (IDP, I. P.) promover maior desenvolvimento no âmbito do controlo médico-desportivo no acesso e no decurso da prática desportiva.

Atentas as alterações legislativas recentes, designadamente o consagrado pelo Decreto-Lei 272/2009, de 1 de Outubro, que estabelece medidas especificas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento, torna-se indispensável introduzir maior capacidade no apoio médico e na avaliação e controlo do treino de rendimento, nestes termos, determino o seguinte:

1 - Criar no âmbito do Departamento de Medicina Desportiva a Unidade de Medicina Desportiva e de Controlo de Treino - UMDCT - a funcionar no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

2 - À UMDCT compete assegurar as condições de apoio clínico, traumatológico e técnico-cientifico, ao treino dos atletas de alto rendimento.

3 - A UMDCT é composta por dois Núcleos, o Núcleo de Traumatologia e Reabilitação e o Núcleo de Avaliação e de Controlo de Treino.

4 - O Núcleo de Traumatologia e Reabilitação tem por missão prestar cuidados de saúde integrados no âmbito clínico, traumatológico e de reabilitação decorrentes da prática desportiva aos atletas de alto rendimento, sendo este Núcleo assegurado por médico especialista em medicina desportiva, por fisioterapeutas e auxiliares de fisioterapia.

5 - O Núcleo de Avaliação e de Controlo de Treino tem por missão a concepção, desenvolvimento e implementação de avaliação e controlo do processo de treino que permita ao atleta potenciar o seu rendimento desportivo.

6 - Compete aos Núcleos de Traumatologia e Reabilitação e de Avaliação e de Controlo de Treino exercerem um trabalho de complementaridade, coesão e sinérgico visando:

a) Prevenir e assegurar a saúde dos atletas.

b) Diagnosticar e tratar lesões desportivas.

c) Implementar metodologia específica no âmbito da avaliação e controlo do treino de alto rendimento.

7 - Designar responsável do Núcleo de Traumatologia e Reabilitação o Dr. João Beckert.

8 - Nos termos do disposto no artigo 10.º dos Estatutos do Instituto do Desporto de Portugal, I. P. aprovados pela Portaria 662-L/2007, de 31 de Maio, com as alterações introduzidas pela Portaria 573/2008, de 4 de Julho, é criada uma Equipa de Projecto de Natureza Multidisciplinar, constituída por técnicos de diversas áreas de formação profissional, com o objectivo de assegurar o funcionamento do Núcleo de Avaliação e de Controlo de Treino.

9 - Designar, pelo prazo de um ano o Coordenador da referida Equipa de Projecto de Natureza Multidisciplinar, o Técnico Superior Paulo Manuel Espadinha Pinheiro da Rocha, com estatuto de Chefe de Divisão, por preencher o perfil e a preparação adequada para o exercício das funções atrás descritas.

10 - O Dr. João Beckert e o Coordenador da Equipa de Projecto reportarão ao Director do Departamento de Medicina Desportiva e mensalmente deverão elaborar para conhecimento do IDP/DMD os relatórios e indicadores de actividade respeitantes a cada um dos Núcleos.

11 - O presente despacho produz efeitos a 1 de Fevereiro de 2010.

12 de Janeiro de 2010. - O Presidente, Luís Bettencourt Sardinha.

202821419

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/01/27/plain-268986.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268986.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-05-03 - Decreto-Lei 169/2007 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Instituto do Desporto de Portugal, I. P. (IDP, I.P.), definindo as suas atribuições, órgãos e competências.

  • Tem documento Em vigor 2007-05-31 - Portaria 662-L/2007 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Aprova os Estatutos do Instituto do Desporto de Portugal, I. P. (IDP, I. P.), publicados em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2007-06-15 - Declaração de Rectificação 55/2007 - Presidência do Conselho de Ministros

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 169/2007 de 3 de Maio, que aprova a orgânica do Instituto do Desporto de Portugal, I. P..

  • Tem documento Em vigor 2008-07-04 - Portaria 573/2008 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Altera os Estatutos do Instituto do Desporto de Portugal, I. P., aprovados pela Portaria n.º 662-L/2007, de 31 de Maio.

  • Tem documento Em vigor 2009-10-01 - Decreto-Lei 272/2009 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece as medidas específicas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento e procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de Outubro, que regula os regimes especiais de acesso e ingresso no ensino superior.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda