A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 925/2010, de 14 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Aprova a minuta do contrato de investimento e respectivos anexos, a celebrar pelo Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e a I'M - SGPS, S. A., e a I'M Mining - SGPS, S. A., e a EPDM - Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, S. A., que tem por objecto a criação e o equipamento de uma unidade destinada à prestação de serviços de perfuração geotérmica e de desenvolvimento mineiro, localizada em Aljustrel.

Texto do documento

Despacho 925/2010

A EPDM - Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, S. A., constituída em 2009, é uma empresa do grupo I'M Mining - SGPS, S. A., que se dedica à realização de trabalhos de modelação e movimento de terras, subterrâneos e à superfície, no âmbito da exploração mineira, perfuração de solos, desenvolvimento de galerias subterrâneas, prestação de serviços de engenharia de minas e demais serviços

relacionados com a indústria extractiva.

A EPDM apresentou, no âmbito do regime contratual, a candidatura ao Sistema de Incentivos à Inovação, ao abrigo da Portaria 1464/2007, de 15 de Novembro, alterada e republicada pela Portaria 353-C/2009, de 3 de Abril, um projecto de investimento que consiste na criação e equipamento de uma unidade destinada à prestação de serviços de perfuração geotérmica e de desenvolvimento mineiro, localizada em Aljustrel, com o aproveitamento das sinergias entre estas duas áreas de

negócio.

Este projecto visa o desenvolvimento de uma actividade ainda não existente em Portugal, a perfuração geotérmica, e a EPDM será a primeira empresa no País a prestar serviços de perfuração geotérmica e de desenvolvimento mineiro, possibilitando às empresas portuguesas, suas potenciais clientes, obter a prestação destes serviços

através de uma empresa nacional.

O projecto destina-se à produção de bens e serviços transaccionáveis, de carácter inovador e em mercados com potencial de crescimento, envolve importantes efeitos de arrastamento em actividades a montante e a jusante e proporciona a interacção e cooperação com entidades do sistema científico e tecnológico no desenvolvimento de produtos de carácter tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização económica da região e consequente diminuição das assimetrias regionais.

Este investimento ascende a um montante total de cerca de 33 milhões de euros, envolve a criação de 145 postos de trabalho e permitirá o alcance em 2018, ano do termo da vigência do contrato, de um volume de prestação de serviços de cerca de 203,5 milhões de euros e de um valor acrescentado correspondente a 50 % desse volume de prestação de serviços, em valores acumulados desde o ano de 2011.

Dado o seu impacto macroeconómico, considera-se, assim, que o projecto é de grande relevância para a economia nacional e reúne as condições necessárias à concessão de incentivos financeiros previstos para os grandes projectos de investimento, o que justificou a sua aprovação, naquele sistema de incentivos, através do despacho do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e Inovação n.º 274/XVII/SEAII/2009, de 7

de Outubro.

Assim, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei 203/2003, de 10 de Setembro, é

determinado:

1 - Aprovar a minuta do contrato de investimento e respectivos anexos, a celebrar pelo Estado Português, representado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., e a I'M - SGPS, S. A., e a I'M Mining - SGPS, S. A., e a EPDM - Empresa de Perfuração e Desenvolvimento Mineiro, S. A., que tem por objecto a criação e o equipamento de uma unidade destinada à prestação de serviços de perfuração geotérmica e de desenvolvimento mineiro, localizada em Aljustrel.

2 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

5 de Janeiro de 2010. - O Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina Maciel Almeida Correia.

202773321

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/01/14/plain-268138.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/268138.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-09-10 - Decreto-Lei 203/2003 - Ministério da Economia

    Cria o regime contratual único para os grandes projectos de investimento, de origem nacional e estrangeira, e revoga o regime de registo de operações de investimento estrangeiro.

  • Tem documento Em vigor 2007-11-15 - Portaria 1464/2007 - Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação

    Aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação).

  • Tem documento Em vigor 2009-04-03 - Portaria 353-C/2009 - Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação

    Altera o Regulamento do Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação), aprovado pela Portaria n.º 1464/2007, de 15 de Novembro, e procede a republicação do Regulamento ora alterado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda