Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44764, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece o regime para laboração das fábricas descascadoras de arroz na campanha de 1962-1963.

Texto do documento

Decreto-Lei 44764

A organização da economia do arroz foi instituída com o objectivo de fomentar a produção nacional, dando aos agricultores a garantia da colocação do produto a preço remunerador, finalidade que foi plenamente atingida.

A indústria descascadora de arroz, por seu turno, respondendo cabalmente ao incentivo que lhe foi dado pela administração pública, procedeu a uma louvável renovação e remodelação das suas instalações, dotando-se de um apetrechamento moderno e eficiente. Essa mesma renovação permitiu já que a indústria recuperasse, em apreciável medida, o investimento feito.

Assim, deixa de se justificar a manutenção do regime rígido de quotas de rateio, que não é o mais adequado à função que a indústria tem a desempenhar no circuito económico do arroz em razão da falta de estímulo a que conduz, e torna-se oportuno permitir uma sã concorrência entre as fábricas de descasque, aperfeiçoando-se as suas condições de acesso à matéria-prima e enveredando-se no caminho da extinção do referido regime de quotas.

Espera-se com isso, por outro lado, atingir um melhor equilíbrio entre as relações das várias actividades deste sector.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Na campanha de 1962-1963 cada fábrica descascadora pode laborar, além da quota que lhe corresponder, mais 20 por cento dela.

2. Enquanto não for publicado novo regulamento do comércio de arroz, o Secretário de Estado do Comércio e o Secretário de Estado da Indústria, com vista à extinção progressiva, do regime de quotas de rateio, regularão por portaria, ouvida a Comissão Reguladora do Comércio de arroz (C. R. C. A.), o acesso da indústria descascadora à matéria-prima.

Art. 2.º Para efeito do disposto no artigo 17.º do Decreto-Lei 27149, de 30 de Outubro de 1936, a distribuição obrigatória do arroz por todos os industriais será feita pelo Grémio dos Industriais de Arroz (G. I. A.) na proporção das quantidades que cada um laborou na campanha anterior.

Art. 3.º Ficam revogados a alínea b) do artigo 5.º, o artigo 6.º, a alínea a) do artigo 11.º, o § único do artigo 17.º, os artigos 20.º e 27.º e seus parágrafos e o artigo 28.º do Decreto-Lei 27149, de 30 de Outubro de 1936.

Art. 4.º Este diploma entra imediatamente em vigor.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 4 de Dezembro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho - Samuel Rodrigues Sanches - Edgar Maria da Silva Antunes de Oliveira.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1962/12/04/plain-263047.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/263047.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-12 - Portaria 20069 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém, durante a campanha de 1963-1964, a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1964-09-17 - Portaria 20810 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1964-1965 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1965-10-20 - Portaria 21591 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1965-1966 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1966-10-28 - Portaria 22271 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém, durante a campanha de 1966-1967, a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1967-10-30 - Portaria 22985 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1967-1968 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1968-11-04 - Portaria 23694 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1968-1969 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio.

  • Tem documento Em vigor 1969-10-13 - Portaria 24372 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1969-1970 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio e determina que se subordinem às mesmas quotas as distribuições obrigatórias que forem efectuadas pelo Grémio dos Industriais de Arroz.

  • Tem documento Em vigor 1970-12-18 - Portaria 647/70 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Mantém durante a campanha de 1970-1971 a limitação da laboração das fábricas de descasque de arroz às suas quotas de rateio e determina que se subordinem às mesmas quotas as distribuições obrigatórias que forem efectuadas pelo Grémio dos Industriais de Arroz.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda