Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 45232, de 6 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Insere disposições legislativas aplicáveis às províncias ultramarinas.

Texto do documento

Decreto 45232

Atendendo à necessidade de dar satisfação a algumas propostas dos governos das províncias ultramarinas relativas a problemas urgentes da sua administração;

Convindo estabelecer as formalidades a seguir na passagem de certidões do tempo de serviço prestado por funcionários públicos no Estado Português da Índia;

Tendo em vista o disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição Política, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

I

Disposições especiais

A) Cabo Verde

Artigo 1.º É criado na Junta de Comércio Externo da província o lugar de vice-presidente, com a categoria correspondente à letra F do § 1.º do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

§ único. O lugar criado pelo corpo do artigo é de livre escolha do Ministro do Ultramar, de entre pessoas que tenham revelado qualidades para o exercício do cargo, de preferência diplomados com curso superior, e será provido, normalmente, por nomeação, podendo também ser exercido em comissão ordinária nos termos do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

Art. 2.º Fica o governo da província autorizado a abrir um crédito especial de 1200 contos, a adicionar à tabela de despesa ordinária do orçamento geral em vigor, destinado a suportar os encargos com a exploração do navio Santo Antão, tomando como contrapartida o saldo das contas de exercícios findos.

B) Guiné

Art. 3.º São tornadas extensivas à província as disposições do Diploma Legislativo Ministerial n.º 29, de 19 de Maio de 1961, publicado em Angola, com a alteração dos artigos 3.º e 4.º, que passam a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º A classificação dos candidatos será feita pelo Conselho Superior de Disciplina do Ultramar, em presença dos processos individuais de cada um dos candidatos à promoção.

Art. 4.º Feita a classificação referida no artigo anterior, pela forma indicada no artigo 2.º, será comunicada ao Governo da província para efeitos de nomeação dos classificados de Muito bom e de Bom.

C) S. Tomé e Príncipe

Art. 4.º Nos serviços de Fazenda e contabilidade é criado um lugar privativo de oficial de diligências das execuções fiscais no quadro de pessoal contratado.

D) Angola

Art. 5.º Nos serviços de obras públicas e transportes são introduzidas as seguintes alterações:

A) Eliminação de lugares:

1) Pessoal contratado:

1 de segundo-oficial;

1 de arquivista.

B) Criação de lugares:

1) Pessoal de nomeação:

1 de segundo-oficial;

1 de terceiro-oficial.

§ único. Os funcionários que actualmente desempenham as funções de segundo-oficial e arquivista no quadro do pessoal contratado transitarão, sem mais formalidades, para os lugares criados no quadro do pessoal de nomeação.

Art. 6.º É atribuída aos engenheiros geógrafos encarregados da fiscalização do levantamento cartográfico do leste da província, como remuneração pelos serviços de gabinete realizados na metrópole, a gratificação especial mensal de 1500$00, correndo o respectivo encargo por conta da dotação do Plano de Fomento consignada ao «Conhecimento científico do território - Revisão da cartografia geral».

§ único. O abono da gratificação referida no corpo deste artigo só se efectuará quando se verifique o exercício das funções de fiscalização e cessará com o termo dos trabalhos relativos ao mencionado levantamento cartográfico.

Art. 7.º É autorizado o conselho de administração dos serviços autónomos dos portos, caminhos de ferro e transportes a contrair no Banco de Angola um empréstimo de 41000 contos, com a concessão do aval da província, ao juro anual de 4 por cento, amortizável em seis anuidades iguais, com início em 30 de Junho de 1967.

§ único. As cláusulas e condições que forem ajustadas para a realização do empréstimo referido no corpo do artigo entre o Banco de Angola e os serviços autónomos dos portos, caminhos de ferro e transportes serão prèviamente aprovadas pelo Governo-Geral da província.

Art. 8.º É autorizada a Junta Provincial de Electrificação a contrair no Banco de Angola um empréstimo de 20000 contos, ao juro de 4 por cento ao ano, amortizável em quinze anuidades de capital e juro, com início quatro anos após a assinatura do contrato.

§ único. As cláusulas e condições que forem ajustadas entre o Banco de Angola e a Junta para a concessão do empréstimo referido no corpo do artigo serão prèviamente aprovadas pelo Governo-Geral da província.

E) Moçambique

Art. 9.º É aditada ao mapa VI anexo ao Decreto 40709, de 31 de Julho de 1956, a seguinte gratificação mensal:

Serviços de saúde:

Pessoal no serviço de combate à lepra (em contacto com os leprosos):

Preparador de laboratório de 1.ª classe ... 1500$00 Art. 10.º É autorizado o Governo-Geral da província a conceder à Caixa de Crédito Agrícola de Moçambique, mediante as condições que forem ajustadas entre si, um empréstimo até à importância de 3000 contos destinado à concessão de empréstimos a agricultores.

§ único. Para os efeitos designados no corpo deste artigo fica o Governo-Geral autorizado, observadas as disposições legais em vigor, a abrir o correspondente crédito especial, tomando como contrapartida os saldos das contas de exercícios findos.

F) Macau

Art. 11.º É atribuído aos funcionários e empregados, civis e militares, dos serviços públicos de Macau o direito ao subsídio para renda de casa, ficando os órgãos legislativos da província autorizados a fixar os respectivos quantitativos e as condições da sua atribuição.

II

Disposições comuns e diversas

Art. 12.º A alínea d) do artigo 26.º do Decreto 41203, de 20 de Julho de 1957, passa a ter a seguinte redacção:

d) Chefes de secção - por concurso entre diplomados com curso superior em que seja ministrado o ensino de estatística ou se professem cadeiras de Matemática.

Art. 13.º Enquanto se mantiver a actual situação do território português do Estado da Índia, a Direcção-Geral de Fazenda do Ministério do Ultramar é autorizada a certificar, designadamente para o efeito de aposentação, o tempo de serviço prestado por funcionários públicos naquele Estado.

§ 1.º A passagem de certidões fica dependente de processo justificativo especial, organizado nos termos seguintes:

a) O interessado indicará, em petição dirigida ao Ministro do Ultramar, os departamentos ou serviços do Estado da Índia em que exerceu a sua actividade, o tempo de serviço prestado e, sob declaração de honra, os vencimentos e outras remunerações que efectivamente recebeu;

b) A petição será instruída com indicação das portarias de nomeação, transferência e exoneração; despachos de nomeação para comissões eventuais; guias de marcha e de vencimentos; elementos biográficos relativos ao tempo de serviço efectivo prestado, constantes de registos ou figurando em documentos emanados de serviços ou entidades oficiais; publicações oficiais de que conste, ou pelas quais se possa provar, que o interessado se manteve ao serviço durante o tempo que deseje ver certificado;

c) Quanto aos elementos ou meios de prova referidos na alínea anterior que não possa pessoalmente obter, poderá o interessado solicitar que sejam oficialmente requisitados;

d) Em face dos fundamentos apresentados e da prova reunida, pronunciar-se-á a Direcção-Geral de Fazenda, que submeterá o processo concluso a despacho do Ministro do Ultramar;

e) O despacho ministerial mandará certificar o tempo de serviço que deva considerar-se efectivamente prestado e ainda, havendo sido pedido, o total dos descontos efectuados para compensação de aposentação.

§ 2.º A restituição das importâncias descontadas para compensação de aposentação constituirá encargo da conta de depósito do Estado da Índia existente na sede do Banco Nacional Ultramarino.

Art. 14.º Fica o Ministro do Ultramar autorizado a despender, por conta do Fundo a que se refere o artigo 17.º do Decreto 44252, de 24 de Março de 1962, até à importância de 2500 contos com as despesas derivadas da transferência dos serviços e apetrechamento do novo edifício do Restelo.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 6 de Setembro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Augusto Peixoto Correia.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/09/06/plain-262048.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262048.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-07-31 - Decreto 40709 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Fixa os vencimentos a abonar, a partir de 1 de Julho de 1956, aos funcionários públicos civis por verbas individualizadas nos orçamentos gerais das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1962-03-24 - Decreto 44252 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas destinadas a promover a solução de problemas dependentes da administração pública das províncias ultramarinas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-12-28 - Portaria 20260 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Reforça verbas inscritas nas tabelas de despesa ordinária dos orçamentos gerais em vigor nas províncias ultramarinas da Guiné, Moçambique, Timor e Macau e ao pagamento de outros encargos.

  • Tem documento Em vigor 1964-05-26 - Decreto 45731 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas aplicáveis às províncias ultramarinas - Dá nova redacção a várias disposições dos Decretos n.os 41536, 42082 e 45232.

  • Tem documento Em vigor 1965-09-29 - Decreto 46558 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Autoriza os Governos das províncias ultramarinas de Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor a abrir créditos destinados a ocorrer a determinados encargos e insere disposições legislativas indispensáveis a adoptar medidas que facilitem a solução de problemas postos pelo governos das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1966-06-24 - Decreto 47055 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições destinadas a possibilitar a resolução de certos problemas postos pelos governos das províncias ultramarinas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda