A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 45232, de 6 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Insere disposições legislativas aplicáveis às províncias ultramarinas.

Texto do documento

Decreto 45232

Atendendo à necessidade de dar satisfação a algumas propostas dos governos das províncias ultramarinas relativas a problemas urgentes da sua administração;

Convindo estabelecer as formalidades a seguir na passagem de certidões do tempo de serviço prestado por funcionários públicos no Estado Português da Índia;

Tendo em vista o disposto no § 1.º do artigo 150.º da Constituição Política, por motivo de urgência;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

I

Disposições especiais

A) Cabo Verde

Artigo 1.º É criado na Junta de Comércio Externo da província o lugar de vice-presidente, com a categoria correspondente à letra F do § 1.º do artigo 91.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

§ único. O lugar criado pelo corpo do artigo é de livre escolha do Ministro do Ultramar, de entre pessoas que tenham revelado qualidades para o exercício do cargo, de preferência diplomados com curso superior, e será provido, normalmente, por nomeação, podendo também ser exercido em comissão ordinária nos termos do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

Art. 2.º Fica o governo da província autorizado a abrir um crédito especial de 1200 contos, a adicionar à tabela de despesa ordinária do orçamento geral em vigor, destinado a suportar os encargos com a exploração do navio Santo Antão, tomando como contrapartida o saldo das contas de exercícios findos.

B) Guiné

Art. 3.º São tornadas extensivas à província as disposições do Diploma Legislativo Ministerial n.º 29, de 19 de Maio de 1961, publicado em Angola, com a alteração dos artigos 3.º e 4.º, que passam a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º A classificação dos candidatos será feita pelo Conselho Superior de Disciplina do Ultramar, em presença dos processos individuais de cada um dos candidatos à promoção.

Art. 4.º Feita a classificação referida no artigo anterior, pela forma indicada no artigo 2.º, será comunicada ao Governo da província para efeitos de nomeação dos classificados de Muito bom e de Bom.

C) S. Tomé e Príncipe

Art. 4.º Nos serviços de Fazenda e contabilidade é criado um lugar privativo de oficial de diligências das execuções fiscais no quadro de pessoal contratado.

D) Angola

Art. 5.º Nos serviços de obras públicas e transportes são introduzidas as seguintes alterações:

A) Eliminação de lugares:

1) Pessoal contratado:

1 de segundo-oficial;

1 de arquivista.

B) Criação de lugares:

1) Pessoal de nomeação:

1 de segundo-oficial;

1 de terceiro-oficial.

§ único. Os funcionários que actualmente desempenham as funções de segundo-oficial e arquivista no quadro do pessoal contratado transitarão, sem mais formalidades, para os lugares criados no quadro do pessoal de nomeação.

Art. 6.º É atribuída aos engenheiros geógrafos encarregados da fiscalização do levantamento cartográfico do leste da província, como remuneração pelos serviços de gabinete realizados na metrópole, a gratificação especial mensal de 1500$00, correndo o respectivo encargo por conta da dotação do Plano de Fomento consignada ao «Conhecimento científico do território - Revisão da cartografia geral».

§ único. O abono da gratificação referida no corpo deste artigo só se efectuará quando se verifique o exercício das funções de fiscalização e cessará com o termo dos trabalhos relativos ao mencionado levantamento cartográfico.

Art. 7.º É autorizado o conselho de administração dos serviços autónomos dos portos, caminhos de ferro e transportes a contrair no Banco de Angola um empréstimo de 41000 contos, com a concessão do aval da província, ao juro anual de 4 por cento, amortizável em seis anuidades iguais, com início em 30 de Junho de 1967.

§ único. As cláusulas e condições que forem ajustadas para a realização do empréstimo referido no corpo do artigo entre o Banco de Angola e os serviços autónomos dos portos, caminhos de ferro e transportes serão prèviamente aprovadas pelo Governo-Geral da província.

Art. 8.º É autorizada a Junta Provincial de Electrificação a contrair no Banco de Angola um empréstimo de 20000 contos, ao juro de 4 por cento ao ano, amortizável em quinze anuidades de capital e juro, com início quatro anos após a assinatura do contrato.

§ único. As cláusulas e condições que forem ajustadas entre o Banco de Angola e a Junta para a concessão do empréstimo referido no corpo do artigo serão prèviamente aprovadas pelo Governo-Geral da província.

E) Moçambique

Art. 9.º É aditada ao mapa VI anexo ao Decreto 40709, de 31 de Julho de 1956, a seguinte gratificação mensal:

Serviços de saúde:

Pessoal no serviço de combate à lepra (em contacto com os leprosos):

Preparador de laboratório de 1.ª classe ... 1500$00 Art. 10.º É autorizado o Governo-Geral da província a conceder à Caixa de Crédito Agrícola de Moçambique, mediante as condições que forem ajustadas entre si, um empréstimo até à importância de 3000 contos destinado à concessão de empréstimos a agricultores.

§ único. Para os efeitos designados no corpo deste artigo fica o Governo-Geral autorizado, observadas as disposições legais em vigor, a abrir o correspondente crédito especial, tomando como contrapartida os saldos das contas de exercícios findos.

F) Macau

Art. 11.º É atribuído aos funcionários e empregados, civis e militares, dos serviços públicos de Macau o direito ao subsídio para renda de casa, ficando os órgãos legislativos da província autorizados a fixar os respectivos quantitativos e as condições da sua atribuição.

II

Disposições comuns e diversas

Art. 12.º A alínea d) do artigo 26.º do Decreto 41203, de 20 de Julho de 1957, passa a ter a seguinte redacção:

d) Chefes de secção - por concurso entre diplomados com curso superior em que seja ministrado o ensino de estatística ou se professem cadeiras de Matemática.

Art. 13.º Enquanto se mantiver a actual situação do território português do Estado da Índia, a Direcção-Geral de Fazenda do Ministério do Ultramar é autorizada a certificar, designadamente para o efeito de aposentação, o tempo de serviço prestado por funcionários públicos naquele Estado.

§ 1.º A passagem de certidões fica dependente de processo justificativo especial, organizado nos termos seguintes:

a) O interessado indicará, em petição dirigida ao Ministro do Ultramar, os departamentos ou serviços do Estado da Índia em que exerceu a sua actividade, o tempo de serviço prestado e, sob declaração de honra, os vencimentos e outras remunerações que efectivamente recebeu;

b) A petição será instruída com indicação das portarias de nomeação, transferência e exoneração; despachos de nomeação para comissões eventuais; guias de marcha e de vencimentos; elementos biográficos relativos ao tempo de serviço efectivo prestado, constantes de registos ou figurando em documentos emanados de serviços ou entidades oficiais; publicações oficiais de que conste, ou pelas quais se possa provar, que o interessado se manteve ao serviço durante o tempo que deseje ver certificado;

c) Quanto aos elementos ou meios de prova referidos na alínea anterior que não possa pessoalmente obter, poderá o interessado solicitar que sejam oficialmente requisitados;

d) Em face dos fundamentos apresentados e da prova reunida, pronunciar-se-á a Direcção-Geral de Fazenda, que submeterá o processo concluso a despacho do Ministro do Ultramar;

e) O despacho ministerial mandará certificar o tempo de serviço que deva considerar-se efectivamente prestado e ainda, havendo sido pedido, o total dos descontos efectuados para compensação de aposentação.

§ 2.º A restituição das importâncias descontadas para compensação de aposentação constituirá encargo da conta de depósito do Estado da Índia existente na sede do Banco Nacional Ultramarino.

Art. 14.º Fica o Ministro do Ultramar autorizado a despender, por conta do Fundo a que se refere o artigo 17.º do Decreto 44252, de 24 de Março de 1962, até à importância de 2500 contos com as despesas derivadas da transferência dos serviços e apetrechamento do novo edifício do Restelo.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 6 de Setembro de 1963. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Augusto Peixoto Correia.

Para ser publicado no Boletim Oficial de todas as províncias ultramarinas. - Peixoto Correia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1963/09/06/plain-262048.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/262048.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-07-31 - Decreto 40709 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Fixa os vencimentos a abonar, a partir de 1 de Julho de 1956, aos funcionários públicos civis por verbas individualizadas nos orçamentos gerais das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1962-03-24 - Decreto 44252 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas destinadas a promover a solução de problemas dependentes da administração pública das províncias ultramarinas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-12-28 - Portaria 20260 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Reforça verbas inscritas nas tabelas de despesa ordinária dos orçamentos gerais em vigor nas províncias ultramarinas da Guiné, Moçambique, Timor e Macau e ao pagamento de outros encargos.

  • Tem documento Em vigor 1964-05-26 - Decreto 45731 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições legislativas aplicáveis às províncias ultramarinas - Dá nova redacção a várias disposições dos Decretos n.os 41536, 42082 e 45232.

  • Tem documento Em vigor 1965-09-29 - Decreto 46558 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Autoriza os Governos das províncias ultramarinas de Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor a abrir créditos destinados a ocorrer a determinados encargos e insere disposições legislativas indispensáveis a adoptar medidas que facilitem a solução de problemas postos pelo governos das províncias ultramarinas.

  • Tem documento Em vigor 1966-06-24 - Decreto 47055 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Fazenda

    Insere disposições destinadas a possibilitar a resolução de certos problemas postos pelos governos das províncias ultramarinas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda