Procedimento concursal para provimento, em comissão de serviço, do cargo de Chefe de Divisão de Arquivos da SecretariaGeral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) cargo de direção intermédia de 2.º grau.
Despacho de designação
1 - Terminou o procedimento concursal de seleção para provimento do cargo de Chefe de Divisão de Arquivos da SecretariaGeral da Presidência do Conselho de Ministros, aberto pelo aviso 4487/2016, de 23 de março, publicitado no Diário da República, 2.ª série n.º 64, de 1 de abril de 2016, na Bolsa de Emprego Público sob o Código de Oferta n.º OE201604/0005, da mesma data, em texto integral, no Diário de Notícias de 2 de abril de 2016 e na página eletrónica da SGPCM, por extrato, e após ter sido dado cumprimento ao disposto no n.º 6 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com última redação dada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, com a indicação da licenciada Maria Teresa Veloso Alves Rocha Resende de Almeida, por possuir a experiência profissional, o perfil, a competência técnica e a aptidão mais adequadas ao exercício das respetivas funções.
2 - Assim, nos termos do estatuído nas disposições conjugadas do n.º 1 do artigo 20.º e nos n.os 9.º e 10.º do artigo 21.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com a última redação dada pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, dos n.os 1 e 2 do artigo 42.º do Código do Procedimento Administrativo aprovado em anexo ao Decreto Lei 4/2015, de 7 de janeiro, designo a licenciada Maria Teresa Veloso Alves Rocha Resende de Almeida para o cargo de Chefe de Divisão de Arquivos da SecretariaGeral da Presidência do Conselho de Ministros, em comissão de serviço, com efeitos a 1 de junho de 2016, pelo período de 3 anos, renováveis por iguais períodos de tempo.
3 - A nota curricular vai anexa ao presente despacho.
27 de maio de 2016. - A SecretáriaGeral, em regime de suplência, Catarina Romão Gonçalves.
Nota Curricular Nome:
Maria Teresa Veloso Alves Rocha Resende de Almeida. Data de Nascimento:
23 de setembro de 1964. Naturalidade:
Porto, freguesia da Sé. Habilitações Académicas e Literárias:
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1989;
Pósgraduação em Ciências Documentais - opção Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1991.
Categoria:
Técnica superior da carreira de técnico superior. Experiência Profissional:
A exercer funções de técnica superior na Divisão de Normalização e Apoio à Administração, na DireçãoGeral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas desde 3 de junho de 2015.
Consolidação definitiva do processo de mobilidade interna na carreira e categoria no mapa de pessoal da DireçãoGeral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas, por despacho de 23 de outubro de 2013, cf. Despacho 14537/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 219, parte C, de 12 de novembro.
Ingresso no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, DireçãoGeral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas em regime de mobilidade interna na categoria, na Divisão de Tratamento Técnico Documental e Aquisições, em 4 de dezembro de 2012.
Nomeada representante da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto no grupo de trabalho para a implementação do Plano de Ação do Centro Histórico do Porto Património Mundial, por despacho I/61602/12/CMP de 5 de abril de 2012.
Nomeada, na sequência de concurso, na categoria de bibliotecário arquivista principal da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto, por despacho de 13 de maio de 2005.
Nomeada, na sequência de concurso, na categoria de técnico superior de arquivo de 1.ª classe da Câmara Municipal do Porto, em 6 de junho de 1999, publicado no Boletim Municipal n.º 3298 de 2 de julho de 1999.
Nomeada por tempo indeterminado na categoria de técnica superior de arquivo de 2.ª classe, do quadro do Departamento Municipal de Arquivos da Câmara Municipal do Porto, em 12 de janeiro de 1995, integrando o quadro da Divisão do Arquivo Geral.
Contratada, a termo certo, como técnico superior de arquivo para a Divisão do Arquivo Municipal do Porto, em julho de 1993.
Contratada para o Projeto de Inventariação do Património Cultural Móvel - Fundos arquivísticos, organizado pela Comissão para a Inventariação dos Bens Culturais Móveis da Secretaria de Estado da Cultura, entre 1991 e 1992.
Funções de Coordenação/Chefia:
Comissária Executiva do projeto Marcas do Vinho no Porto, organizado pela Câmara Municipal do Porto, em 2011.
Nomeada responsável pelo Serviço de Arquivística Geral da Divisão do Arquivo Histórico Municipal do Porto, mais tarde designado Setor de Arquivos e Coleções, entre 2002 e 2008, por Ordem de Serviço Interna n.º 2 de 20 de março de 2002.
Atividades Relevantes:
Tratamento arquivístico de diversos arquivos de origem pública e privada; autoria, coordenação técnica e tratamento documental de diversas ações de difusão cultural (exposições, catálogos, artigos, apresentações públicas e eventos culturais); orientação de estágios profissionais; participação no Projeto ASIA - Avaliação suprainstitucional da informação arquivística; membro do grupo de trabalho para o Processo de Certificação da Qualidade do Departamento Municipal de Arquivos da Câmara Municipal do Porto; membro do grupo de trabalho para a sistematização de todos os Sistemas de Gestão de Qualidade da Câmara Municipal do Porto; membro do grupo de trabalho World Heritage Portuguese Origin Tour, organizado pela Unesco e pelo Turismo de Portugal, para promoção sustentável do Centro Histórico do Porto - Património Mundial; organização da abertura da loja da Casa do Infante (sede do Arquivo Histórico Municipal do Porto) com desenvolvimento de produtos de merchandising e estabelecimento de parcerias.
209621394
NEGÓCIOS ESTRANGEIROS SecretariaGeral