A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 28 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Delega no Ministro da Justiça a competência que lhe é atribuída pelo artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 745/75, de 31 de Dezembro

Texto do documento

Despacho

Considerando que as actividades de investigação, fiscalização e contrôle do uso da droga, incluindo o tratamento médico-social do toxicómano, podem com vantagem ser coordenadas no âmbito do Ministério da Justiça, dada a sua especial vocação para o tratamento dos problemas médico-legais, a tutela da delinquência juvenil e a investigação criminal;

No uso da faculdade que me é conferida pelo artigo 5.º do Decreto-Lei 745/75, de 31 de Dezembro:

Delego no Ministro da Justiça a competência que me é atribuída pelo mesmo decreto-lei.

Vejo toda a vantagem em que o Centro de Estudos da Juventude e o Centro de Investigação Judiciária da Droga sejam dinamizados para que possam desempenhar a função social para que foram criados, no âmbito de um plano conjugado de combate à difusão, comercialização e uso da droga, à recuperação dos seus utentes e à profilaxia da população em risco.

Dado que a censura social do consumo da droga, nomeadamente por parte da população juvenil, deve revestir tanto quanto possível a forma jurídica de actos de mera ordenação social, deve o Ministro da Justiça propor os dispositivos legais adequados.

Deverá ainda o Ministro da Justiça encarar a criação, com a possível brevidade, de três centros de recuperação de drogados - em Lisboa, Porto e Faro -, sem prejuízo da ulterior criação de outros, se se revelarem necessários.

Inversamente, a difusão e comercialização da droga deve ser, não só eficazmente investigada, mas reprimida com o maior vigor. A excessiva permissibilidade neste domínio tem conduzido à proliferação deste flagelo, contra o qual há que proteger jovens ansiosos de sensações e adultos amargurados ou de vontade fraca, que sem verdadeira consciência disso, ou sem capacidade de reacção, se autodestroem.

Caberá também, neste domínio, um papel relevante às estruturas assistenciais e escolares e aos órgãos de comunicação social.

Presidência do Conselho de Ministros, 13 de Setembro de 1976. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2481937.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-12-31 - Decreto-Lei 745/75 - Presidência do Conselho de Ministros

    Cria na Presidência do Conselho de Ministros o Centro de Estudos da Juventude e o Centro de Investigação Judiciária da Droga.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda