Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1291/2016, de 27 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação como coordenadora do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa, licenciada Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião

Texto do documento

Despacho 1291/2016

O Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), compreendendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu (FSE), o Fundo de Coesão (FC), o Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e respetivos programas operacionais (PO) e programas de desenvolvimento rural (PDR), bem como a estrutura orgânica relativa ao exercício, designadamente, das competências de apoio, monitorização, gestão, acompanhamento e avaliação, certificação, auditoria e controlo, nos termos do Regulamento (UE) n.º 1303/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro de 2013, para o período de 2014 -2020.

A Resolução de Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro procedeu, ainda, à criação das estruturas de missão a funcionar junto das comissões de coordenação e desenvolvimento regional, nos termos dos previstos nos artigos 59.º e 60.º do Decreto-Lei 137/2014, de 12 de setembro, que sucedem aos centros de observação das dinâmicas regionais, previstos no artigo 10.º do Decreto-Lei 312/2007, de 17 de setembro, alterado pelos Decretos -Leis 74/2008, de 22 de abril e 99/2009, de 28 de abril.

A mesma Resolução de Conselho de Ministros veio ainda estabelecer a missão e os objetivos dos órgãos de acompanhamento das dinâmicas regionais e concretamente, no mapa XIII do Anexo I da citada RCM, do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa, definindo-se a forma de designação dos elementos que o integram, o estatuto remuneratório do respetivo coordenador e os termos da prestação do apoio logístico e administrativo.

Estabelece o n.º 3 e 4 do mapa XIII do Anexo I da Resolução de Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, que os elementos do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa, no máximo de 5, entre técnicos superiores e assistentes técnicos, incluindo o coordenador são designados por despacho do presidente da comissão diretiva do Programa Operacional Regional de Lisboa.

Nestes termos designo como coordenadora do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais de Lisboa a licenciada Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião.

A nota curricular da designada consta em anexo ao presente despacho.

O presente despacho produz efeitos a partir da data de assinatura do presente despacho.

12 de janeiro de 2016. - O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, João Pereira Teixeira.

Nota Curricular

1 - Identificação

Nome: Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião

Data de Nascimento: 09 de julho de 1964

2 - Habilitações Académicas

Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1987.

Pós-Graduação em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em 1993.

Mestrado em Administração Pública, pelo ISCTE - IUL - Instituto Universitário de Lisboa, em 2013.

Diplomada em Estudos Avançados em Políticas Públicas, no âmbito do Curso de Doutoramento em Políticas Públicas, pelo ISCTE - IUL - Instituto Universitário de Lisboa, em 2015.

3 - Percurso e Experiência Profissional

2015 - Técnica Superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, com atribuições de coordenação dos trabalhos preparatórios da recondução dos Planos Regionais de Ordenamento do Território a Programas Regionais e dos respetivos relatórios de avaliação.

2014-2015 - Técnica Superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, destacando-se a colaboração nos trabalhos de articulação do sistema de planeamento especial e da proteção da floresta contra incêndios com o sistema de planeamento territorial.

2011-2014 - Técnica Superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, na situação de assessora da Presidência, nos domínios do ordenamento do território, cidades e desenvolvimento regional.

Colaboração nos trabalhos de programação estratégica e operacional do Portugal 2020, destacando-se o Plano de Ação Regional, a Estratégia Regional de Especialização Inteligente, o Programa Operacional Regional de Lisboa e o Sistema de Indicadores e coordenação dos trabalhos de Avaliação Ex-ante e Avaliação Ambiental.

Coordenação dos Relatórios Anuais de Monitorização e Avaliação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo.

2009-2011 - Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, com competências delegadas sobre os seguintes serviços, organismos e entidades - Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano; Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em matéria de ordenamento do território e cidades; Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana; Estrutura de Projeto para a Reposição da Legalidade no Litoral; Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro - e sobre os seguintes assuntos - Planos Regionais de Ordenamento do Território; Planos Municipais de Ordenamento do Território; Planos de Ordenamento da Orla Costeira; Planos de Ordenamento dos Estuários; Planos de Ordenamento das Albufeiras de Águas Públicas; Reserva Ecológica Nacional; Proteção e Valorização do Litoral e da Zona Costeira; Política de Cidades; Reabilitação urbana; Iniciativa Comunitária URBAN II; Iniciativa Bairros Críticos; Política de Habitação; Geodesia; Cartografia; Cadastro e Informação Geográfica.

2008-2009 - Vogal do Conselho de Administração da Sociedade Frente Tejo - Reabilitação Urbana da Frente Ribeirinha de Lisboa: Sta Apolónia/Cais do Sodré e Belém/Algés, com as áreas de representação e comunicação externa, planeamento e programação, conformidade urbanística e ambiental e promoção de candidaturas a financiamento.

2005-2008 - Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, com competências delegadas nas áreas e serviços do Ordenamento do Território, Ambiente, Litoral, Águas Interiores e Fiscalização e coordenação de projetos de simplificação administrativa e melhoria dos modelos organizativos: processos e circuitos; desconcentração territorial e transição de competências no setor dos recursos hídricos.

Coordenação da elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e colaboração na Estratégia Lisboa 2020.

2005 - Adjunta do Ministro da Presidência, nos domínios do ordenamento do território e desenvolvimento sustentável e das políticas de imigração, destacando-se a colaboração na Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável e na revisão da Lei da Nacionalidade.

2003-2005 - Assessora do Ministro da Administração Interna, a exercer funções no Gabinete do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, nos domínios da orgânica, da reorganização territorial do dispositivo e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.

2002-2003 - Diretora de Serviços do Centro para o Planeamento e Coordenação do Instituto Geográfico Português, com competências de planeamento, coordenação e avaliação de atividades, agenda legislativa, cooperação externa e apoio ao Conselho Coordenador de Cartografia.

1999-2002 - Adjunta do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, nos domínios do ordenamento do território e informação geográfica, destacando-se o acompanhamento da elaboração e aprovação dos Planos Regionais de Ordenamento do Território e dos Planos Especiais, da ratificação dos Planos Municipais de Ordenamento do Território e da reorganização orgânica dos serviços de informação geográfica.

1994-1999 - Técnica Superior da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, destacando-se a colaboração nos projetos: Base de Dados de Ordenamento do Território; Sistema de Informação Regional; Avaliação de Planos Diretores Municipais; Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário.

Coordenação operacional da elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa.

1989-1994 - Técnica Superior da Direção Geral do Ordenamento do Território, destacando-se o acompanhamento de Planos Diretores Municipais e a colaboração em estudos de ordenamento do território e do sistema urbano.

209272835

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2476637.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-09-17 - Decreto-Lei 312/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Define o modelo de governação do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 e dos respectivos programas operacionais.

  • Tem documento Em vigor 2009-09-04 - Lei 99/2009 - Assembleia da República

    Aprova o regime quadro das contra-ordenações do sector das comunicações.

  • Tem documento Em vigor 2014-09-12 - Decreto-Lei 137/2014 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o modelo de governação dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI) para o período de 2014-2020.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda