A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49296, de 10 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 46380, de 11 de Junho de 1965, que regulou as condições de emissão e circulação dos títulos de obrigação denominados «promissórias de fomento ultramarino».

Texto do documento

Decreto-Lei 49296

Com o objectivo de obter recursos para o financiamento de empreendimentos incluídos nos Planos de Fomento de Angola e de Moçambique, encara-se para breve a emissão, naquelas províncias, de promissórias de fomento ultramarino, títulos cujas condições de lançamento e circulação ficaram reguladas pelo Decreto-Lei 46380, de 11 de Junho de 1965.

Atendendo, porém, a que desde a data da publicação daquele decreto-lei até ao presente se observou acentuado desenvolvimento das instituições de crédito locais, muito especialmente no que se refere aos bancos comerciais, julgou-se oportuno proceder, desde já, à revisão de algumas disposições legais pertinentes à regular execução das operações sobre promissórias de fomento ultramarino.

Assim, o condicionalismo actual quanto à subscrição e possibilidade de circulação de tais títulos, se era justificável naquela época, parece menos aconselhável que continue agora a manter-se.

Neste contexto, entendeu-se que, por um lado, seria conveniente evidenciar o carácter facultativo da subscrição das referidas promissórias e que, por outro, deveria rodear-se a sua eventual mobilização de mais perfeitas condições de automatismo.

Embora o esquema que passará a vigorar não alcance ainda um grau de completa harmonização com o que se encontra definido para a metrópole, tal propósito considerar-se-á entretanto atingido, uma vez formalizados os indispensáveis contratos com os bancos emissores das províncias ultramarinas.

Nestes termos:

Ouvido o Conselho Nacional de Crédito;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. Os artigos 7.º e 8.º e o n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei 46380, de 11 de Junho de 1965, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 7.º As instituições de crédito mencionadas na alínea c) do corpo do artigo 3.º do Decreto-Lei 45296 poderão subscrever, sem qualquer limite, promissórias de fomento ultramarino emitidas nas províncias onde exercerem a sua actividade, mas só lhes será permitido incluir, nas respectivas disponibilidades de caixa, o quantitativo correspondente à percentagem que for fixada de harmonia com o disposto no artigo 7.º, alínea a), do Decreto-Lei 48369, de 6 de Maio de 1968.

Art. 8.º Por contrato entre o Estado, representado pelo Ministro do Ultramar, e os bancos emissores das províncias ultramarinas, serão fixados os quantitativos das promissórias a subscrever directamente pelas referidas instituições de crédito, bem como estabelecidas as condições em que as mesmas se obrigarão a adquirir, aos bancos comerciais das respectivas províncias, as promissórias que, para o efeito, por estes lhes vierem a ser oferecidas.

Art. 9.º - 1. Enquanto os bancos emissores ultramarinos não assumirem, por contrato com o Estado. as obrigações previstas na parte final do artigo anterior, os governos das províncias emitentes das promissórias, quando solicitados pelos bancos comerciais detentores dos referidos títulos, deverão promover a sua transferência para outras entidades ou, se necessário, proceder ao reembolso antecipado das mesmas.

Marcello Caetano - Alfredo de Queirós Ribeiro Vaz Pinto - Horácio José de Sá Viana Rebelo - António Manuel Gonçalves Rapazote - Mário Júlio Brito de Almeida Costa - João Augusto Dias Rosas - José Manuel Bethencourt Conceição Rodrigues - Manuel Pereira Crespo - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Rui Alves da Silva Sanches - Joaquim Moreira da Silva Cunha - José Hermano Saraiva - Fernando Alberto de Oliveira - José João Gonçalves de Proença - Lopo de Carvalho Concella de Abreu.

Promulgado em 1 de Outubro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 10 de Outubro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/10/10/plain-247566.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/247566.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-10-08 - Decreto-Lei 45296 - Presidência do Conselho e Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Regula o exercício das funções de crédito e a prática dos demais actos inerentes à actividade bancária nas províncias ultramarinas. Dispõe sobre o regime sancionatório do incumprimento do disposto neste diploma.

  • Tem documento Em vigor 1965-06-11 - Decreto-Lei 46380 - Ministério do Ultramar - Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica

    Regula as condições de emissão e circulação dos títulos de obrigação denominados «Promissórias de fomento ultramarino» -

  • Tem documento Em vigor 1968-05-06 - Decreto-Lei 48369 - Ministério do Ultramar - Direcção-Geral de Economia

    Insere disposições destinadas a adaptar, sem prejuízo dos condicionalismos próprios das estruturas económicas ultramarinas, as várias inovações técnicas contidas nos Decretos-Leis nºs. 46492, 47910 e 47912 (Exercício da actividade bancária).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-10-10 - Decreto 49297 - Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Autoriza a primeira emissão de promissórias de fomento ultramarino na província de Angola e fixa para a mesma emissão o capital de 200000 contos e a data de 30 de Novembro de 1969.

  • Tem documento Em vigor 1969-10-10 - Decreto 49298 - Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Autoriza a primeira emissão de promissórias de fomento ultramarino na província de Moçambique e fixa para a mesma emissão o capital de 100000 contos e a data de 30 de Novembro de 1969.

  • Tem documento Em vigor 1972-06-28 - Decreto 221/72 - Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Autoriza a segunda emissão de promissórias de fomento ultramarino na província de Angola.

  • Tem documento Em vigor 1973-09-11 - Decreto 453/73 - Ministérios das Finanças e do Ultramar

    Autoriza a terceira emissão de promissórias de fomento ultramarino no Estado de Angola.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda