Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 116/70, de 24 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações na Portaria n.º 17377, que regula o uso dos uniformes e pequeno equipamento dos sargentos e praças das reservas da Marinha e reformados.

Texto do documento

Portaria 116/70

Tornando-se necessário introduzir varias alterações nos uniformes e pequeno equipamento dos sargentos e praças das reservas da Marinha e reformados, estabelecidos pela Portaria 17377, de 2 de Outubro de 1959, alterada pela Portaria 19132, de 14 de Abril de 1962, tendo em conta os quadros, classes e postos que existem actualmente de acordo com as disposições do Decreto-Lei 41399, de 26 de Novembro de 1957, alterado pelo Decreto-Lei 48256, de 21 de Fevereiro de 1968, e da Portaria 23851,

de 15 de Janeiro de 1969:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Marinha, aprovar e publicar as seguintes alterações Portaria 17377, do 2 de Outubro de 1959:

1. O n.º 3.º passa a ter a seguinte redacção:

3.º Os artigos de fardamento e de uso individual que compõem os uniformes a usar pelos sargentos e praças da reserva da Armada sem direito a pensão, da reserva naval, da reserva marítima e da reserva legionaria são os descritos no Regulamento de Uniformes e Pequeno Equipamento para Sargentos e Praças da Armada.

§ único. Além dos antigos de fardamento acima referidos, existem mais os seguintes para o pessoal das reservas naval, marítima e legionária:

1) Distintivo para o pessoal da reserva legionária (fig. 1). - É constituído pelas letras R L, em tipo de imprensa maiúsculo, tendo cada uma 0,013 m de altura e 0,009 m de largura, bordadas a fio de qualidade e cor iguais às dos distintivos das classes dos quadros em que

estas existem.

Estas letras são bordadas sobre um rectângulo de 0,020 m de altura e 0,040 m de largura, de tecido igual ao usado na elipse dos distintivos das classes.

Este rectângulo é usado nas duas mangas à distância de 0,170 m do pregado de cada

manga.

2) Passadeiras para o pessoal da reserva legionária (fig. 2). - São idênticas às descritas no Regulamento de Uniforme e Pequeno Equipamento para Sargentos e Praças da Armada, com mais 0,010 m de comprimento, a fim de nelas serem bordadas na parte

superior as letras indicadas em 1).

3) Distintivo do posto de subsargento. - Três divisas em cada manga ou passadeira, acompanhadas pelo distintivo da classe, quando a tenham; cada divisa é igual à dos segundos-sargentos, mais invertida, ficando virado para baixo o vértice do ângulo formado

pelos dois ramos da divisa.

4) Passadeiras para subsargentos. - Iguais às dos segundos-sargentos, mas com as divisas invertidas, ficando virado para baixo o vértice do ângulo formado pelos dois ramos de

cada divisa.

5) Distintivo da classe de técnicos e especialistas nas reservas em que exista esta classe (fig. 3). - Uma coroa circular com os diâmetros de 0,036 m e 0,026 m, tendo no interior três linhas onduladas colocadas horizontalmente.

2. Nos n.os 4.º e 7.º a expressão «Os sargentos da reserva da Armada, reserva marítima e reserva legionária» é substituída pela seguinte: «Os sargentos da reserva da Armada, reserva naval, reserva marítima e reserva legionária».

3. No n.º 5.º a expressão «As praças da reserva da Armada, reserva marítima e reserva legionária» é substituída pela seguinte: «As praças da reserva da Armada, reserva naval,

reserva marítima e reserva legionária».

4. O título da tabela I passa a ser o seguinte:

Artigos de fardamento e de uso individual que cada sargento das reservas da Armada, naval, marítima e legionária deve possuir, quando prestando serviço.

5. Na tabela I são eliminados os distintivos da reserva legionária para sargento-ajudante e da reserva marítima e as observações que constituem as alíneas d), e) e f).

6. Na tabela I o título da coluna (5) passa ser o seguinte:

Primeiros-sargentos, segundos-sargentos e subsargentos.

7. O título da tabela II passa a ser o seguinte:

Artigos de fardamento e de uso individual que cada praça das reservas da Armada, naval, marítima e legionária deve possuir, quando prestando serviço.

8. Na tabela II são eliminados os distintivos da reserva marítima e as observações que

constituem as alíneas d) e f).

9. O título da tabela III passa a ser o seguinte:

Artigos de fardamento e de uso individual que cada sargento das reservas da Armada, naval, marítima e legionária deve possuir, quando convocado para fim de instrução ou

treino.

10. Na tabela III são eliminados os distintivos da reserva legionária para sargentos-ajudantes e os distintivos da reserva marítima e as observações que constituem

as alíneas e), f) e g).

11. Na tabela III o título da coluna (4) passa a ser o seguinte:

Primeiros-sargentos, segundos-sargentos e subsargentos.

12. Na tabela IV são eliminados os distintivos da reserva marítima e as observações que

constituem as alíneas e) e f).

13. Nas figuras em anexo são introduzidas as seguintes alterações:

a) É eliminada a figura identificada com o n.º 1;

b) A figura identificada com o n.º 2 passa a ser a figura n.º 1;

c) A figura identificada com o n.º 3 - Passadeiras para o pessoal das reservas marítima e legionária passa a ser a n.º 2. - Passadeiras para o pessoal da reserva legionária. Nessa figura é eliminado o modelo da passadeira para o pessoal da reserva marítima.

d) É incluída a figura anexa a esta portaria, com a seguinte identificação: Fig. 3 - Distintivo da classe de técnicos e especialistas.

Ministério da Marinha, 24 de Fevereiro de 1970. - O Ministro da Marinha, Manuel Pereira

Crespo.

(ver documento original)

Ministério da Marinha, 24 de Fevereiro de 1970. - O Ministro da Marinha, Manuel Pereira

Crespo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/02/24/plain-246912.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246912.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-11-26 - Decreto-Lei 41399 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Reorganiza as reservas da Marinha.

  • Tem documento Em vigor 1962-04-14 - Portaria 19132 - Ministério da Marinha - Superintendência dos Serviços da Armada

    Altera algumas disposições da Portaria n.º 17377, que regula o uso dos uniformes e pequeno equipamento dos sargentos e praças das reservas da Marinha e reformados - Revoga a Portaria n.º 18411.

  • Tem documento Em vigor 1968-02-21 - Decreto-Lei 48256 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Altera o Decreto-Lei n.º 41399, que reorganiza as reservas da Marinha.

  • Tem documento Em vigor 1969-01-15 - Portaria 23851 - Ministério da Marinha - Estado-Maior da Armada

    Fixa os preceitos gerais reguladores da vida militar dos sargentos dos quadros de complemento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda