A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 44158, de 17 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Cria, com carácter temporário, a taxa de $30 por quilograma de carne de porco abatida e importada para consumo no território metropolitano

Texto do documento

Decreto-Lei 44158

Considerando que é do maior interesse para a economia nacional prosseguir por todos os meios na luta contra a grave epizootia conhecida por peste suína africana;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criada, com carácter temporário, a taxa de $30 por quilograma de carne de porco abatida e importada para, consumo no território metropolitano.

Art. 2.º Para efeito de cobrança da taxa a que se refere o artigo anterior, a Direcção-Geral dos Serviços Pecuários remeterá as respectivas guias, directamente ou por intermédio dos seus serviços regionais, às secções de finanças dos concelhos da residência do proprietário ou importador, com o nome e domicílio dos devedores, para pagamento das laxas devidas, aguardando-se por 30 dias o pagamento voluntário mediante aviso das referidas secções de finanças.

Art. 3.º A Junta Nacional dos Produtos Pecuários fornecerá à Direcção-Geral dos Serviços Pecuários, no mês seguinte ao do abate ou importação, relação das importações ou abates donde constem os nomes das entidades a cargo de quem aquelas ou estes foram efectuados, o número de animais e de quilogramas de carne abatida ou importada e os demais elementos indispensáveis para o cálculo da taxa e identificações do responsável pelo seu pagamento.

Art. 4.º Na falta de pagamento da taxa estabelecida por este diploma dentro do prazo a que se refere o artigo 2.º, proceder-se-á à sua cobrança coerciva por intermédio dos tribunais das execuções fiscais, para o que se converterão as dívidas em receita virtual, debitando-se por elas o respectivo tesoureiro para os efeitos da alínea a) do § único do artigo 34.º do Código das Execuções Fiscais.

Art. 5.º O produto da taxa a que se refere o artigo 1.º será escriturado em conta de depósito em operações de tesouraria, transitando para receita do Estado, em rubrica adequada, na medida das necessidades, para cobertura dos encargos com a luta contra a peste suína atípica vírus L (peste suína africana), incluindo indemnizações pelo abate e destruição dos animais.

§ único. Mediante despacho do Ministro das Finanças, poderá ser concedido à Direcção-Geral dos Serviços Pecuários um crédito permanente até à importância de dois duodécimos da correspondente dotação orçamental, devendo atender-se a que no fim do ano económico não poderá estar despendida quantia excedente à arrecadada.

Art. 6.º A luta contra a peste suína africana, que engloba os encargos com indemnizações, despesas com o pessoal, material e pagamento de serviços e diversos encargos, compreende:

a) A execução de medidas profilácticas e de polícia sanitária;

b) A investigação e a produção de meios de luta e prevenção;

c) A educação sanitária, incluindo a assistência técnica e a vulgarização.

Art. 7.º A indemnização a que se refere o artigo 8.º do Decreto-Lei 39209, de 14 de Maio de 1953, e o Decreto-lei 41178, de 8 de Julho de 1957, passa a abranger os suínos vitimados pela peste suína africana, a partir da data da declaração dos focos, no caso de ulterior confirmação da doença e desde que os mesmos animais sejam observados pelos serviços técnicos da Direcção-Geral dos Serviços Pecuários.

Art. 8.º A restrição respeitante à utilização de restos de comidas na alimentação de animais, a que se referem as Portarias n.os 16387 e 18073 respectivamente de 19 de Agosto de 1957 e 19 de Novembro de 1960, será graduada até à proibição da sua utilização, por despacho do director-geral dos Serviços Pecuários, em função da situação epizootológica da peste suína africana.

Art. 9.º As alterações orçamentais que no corrente ano económico se mostrem necessárias para a execução deste diploma poderão ter lugar por simples decreto referendado pelo Ministro das Finanças e pelo Secretário de Estado da Agricultura.

Art. 10.º Este diploma entra imediatamente em vigor.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 17 de Janeiro de 1962. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Mário José Pereira da Silva - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Adriano José Alves Moreira - Manuel Lopes de Almeida - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Henrique de Miranda Vasconcelos Martins de Carvalho - João Mota Pereira de Campos - João Augusto Dias Rosas.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2468029.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1953-05-14 - Decreto-Lei 39209 - Ministério da Economia - Direcção-Geral dos Serviços Pecuários

    Estabelece medidas destinadas a combater as doenças contagiosas dos animais.

  • Tem documento Em vigor 1957-07-08 - Decreto-Lei 41178 - Ministério da Economia - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Governo a aplicar o disposto no artigo 8º do Decreto-Lei nº 39209 de 14 de Maio de 1953 (concessão de indemnizações aos proprietários dos gados abatidos ou vitimados) em caso de grave epizootia e sempre que seja necessário ordenar o abate obrigatório como medida de defesa sanitária.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-05-20 - Despacho - Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Agricultura - Direcção-Geral dos Serviços Pecuários

    Actualiza o condicionalismo da concessão das indemnizações por morte de suínos devido à peste africana

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda