Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 161/2009, de 12 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Estabelece a interdição do exercício da caça em todos os terrenos cinegéticos não ordenados, dentro dos limites do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Texto do documento

Portaria 161/2009

de 12 de Fevereiro

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) abrange uma região do Alto Alentejo dominada pela serra com o mesmo nome. Constituindo, em Portugal, o ponto de maior altitude a sul do rio Tejo, a orientação das cadeias montanhosas que constituem a serra tem como consequência a coexistência de climas diferenciados, consoante a altitude.

Estes aspectos possibilitaram a instalação nesta região de uma comunidade florística extremamente diversificada, com a presença de plantas típicas do Centro e Norte do País, em coabitação com outras mais características do Sul.

Acompanhando a diversidade florística, a fauna ocorrente no PNSSM é igualmente rica e diversa, onde também ocorrem algumas espécies raras e ameaçadas de extinção, como é, por exemplo, o caso da águia-de-bonelli ou o do bufo-real.

Sendo um dos objectivos do PNSSM a protecção e o aproveitamento sustentado dos recursos geomorfológicos, paisagísticos, florísticos e faunísticos, bem como a promoção de uma forma ordenada e equilibrada do desenvolvimento económico, social e cultural das populações locais, o ordenamento da actividade cinegética no seu interior tem sido uma prioridade, com a constituição, nos últimos anos, de um número apreciável de zonas de caça. Reafirmando esta prioridade, o Plano de Ordenamento do PNSSM, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2005, de 21 de Março, dispõe, no n.º 4 do artigo 32.º, que a caça deve ser preferencialmente praticada em regime ordenado.

Apesar do esforço que tem sido feito no sentido do ordenamento cinegético no interior do PNSSM, subsiste ainda uma vasta área por ordenar. Esta situação, associada aos baixos níveis de abundância das espécies cinegéticas e à crescente pressão cinegética que sobre eles incide, tem dificultado a implementação de uma estratégia eficaz de ordenamento e gestão dos recursos, tendo em vista a prossecução dos objectivos do PNSSM. Urge então dar cumprimento ao disposto no n.º 4 do artigo 32.º do Plano de Ordenamento do PNSSM interditando-se a caça nos espaços do Parque que permaneçam em regime cinegético não ordenado, sem prejuízo de esses terrenos virem a ser posteriormente integrados em zonas de caça a constituir.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 39.º da Lei 173/99, de 21 de Setembro, e na alínea b) do artigo 119.º do Decreto-Lei 202/2004, de 18 de Agosto, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 201/2005, de 24 de Novembro:

Manda o Governo, pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, ouvido o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:

1.º Dentro dos limites do Parque Natural da Serra de São Mamede, previstos no artigo 2.º do Decreto Regulamentar 20/2004, de 20 de Maio, é interdito o exercício da caça em todos os terrenos cinegéticos não ordenados.

2.º Esta interdição não impede que estes terrenos possam, durante a vigência da presente portaria, vir a ser sujeitos a ordenamento cinegético, caso venham a ser integrados em zonas de caça.

3.º As infracções ao disposto na presente portaria constituem infracções de caça, nos termos do capítulo vi da Lei 173/99, de 21 de Setembro, e do capítulo xi do Decreto-Lei 202/2004, de 18 de Agosto, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 201/2005, de 24 de Novembro.

Pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Humberto Delgado Ubach Chaves Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, em 6 de Fevereiro de 2009.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/02/12/plain-246355.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246355.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-09-21 - Lei 173/99 - Assembleia da República

    Estabele a Lei de Bases Gerais da Caça.

  • Tem documento Em vigor 2004-05-20 - Decreto Regulamentar 20/2004 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Reclassifica o Parque Natural da Serra de São Mamede e altera os seus limites.

  • Tem documento Em vigor 2004-08-18 - Decreto-Lei 202/2004 - Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas

    Estabelece o regime jurídico da conservação, fomento e exploração dos recursos cinegéticos, com vista à sua gestão sustentável, bem como os princípios reguladores da actividade cinegética.

  • Tem documento Em vigor 2005-11-24 - Decreto-Lei 201/2005 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera o Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, que regulamenta a Lei n.º 173/99, de 21 de Setembro, Lei de Bases Gerais da Caça. Republicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda