Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas do artigo 3.º do Decreto-Lei 139/2007, de 27 de Abril, e do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-Lei 208/2006, de 27 de Outubro, e ao abrigo do n.º 3 do artigo 2.º e dos artigos 18.º, 19.º, 28.º e seguintes da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, é nomeado, em comissão de serviço, para exercer o cargo de director-geral de Energia e Geologia, o licenciado José Manuel de Almeida Esteves Perdigoto. Nos termos do disposto nos n.os 3 e 5 do artigo 31.º da Lei 2/2004, o licenciado José Manuel de Almeida Esteves Perdigoto fica autorizado a optar pelo vencimento que aufere no lugar de origem. A presente nomeação fundamenta-se na experiência profissional do nomeado e na reconhecida aptidão para o desempenho das funções inerentes ao cargo, tal como atesta, de resto, a nota relativa ao seu currículo académico e profissional, que é publicada em anexo ao presente despacho. O presente despacho produz efeitos desde 1 de Maio de 2008.
30 de Abril de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa. - O Ministro da Economia e da Inovação, Manuel António Gomes de Almeida de Pinho.
Nota curricular
Dados pessoais:
Nome: José Manuel de Almeida Esteves Perdigoto.
Naturalidade: Castelo Branco.
Data de nascimento: 21 de Maio de 1963
Formação académica:
Licenciatura em Economia na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), entre 1981-1986, com média final de 14 valores.Master in Business Administration na Universidade Nova de Lisboa, full time, ano lectivo de 1996-1997, com média final de 17 valores.
Programa de Gestão em Energias Renováveis (PGER) na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) entre Janeiro/Maio de 2008.
Percurso profissional:
Director no Banco Espírito de Santo Investimento, S. A.Director financeiro do Grupo Os Mosqueteiros (Grupo Intermarché).
Director de Planeamento e Controlo Corporativo da Galp Energia SGPS.
Acumulação da função de Chief Information Officer (CIO) da Galp Energia, S. G.
P. S.
Exercício do cargo de administrador financeiro da participada PTL (Petrogal Trading Limited).
Director de Planeamento e Controlo da GDP - Gás de Portugal, S. G. P. S.
Exercício do cargo de administrador não executivo em empresas distribuidoras regionais de Gás Natural: Tagusgás, Portgás e Lusitaniagás.
Responsável pelo Departamento de Informação de Gestão e chefe do Projecto de Rentabilidade de Clientes no BCI/Banco Santander.
Técnico superior no BCI - Banco de Comércio e Indústria (actual Banco Santander).
Assessor do director-geral de Particulares e Empresas do presidente do conselho de administração e do director-geral financeiro.
Chefe de projecto na CHALLENGE - Gabinete de Inovação e Tecnologia, em Lisboa.
Coordenador da área de formação micro-informática na empresa COMTUDOR (Grupo Tudor).
Assistente na Universidade Internacional da cadeira de Economia Política (anual) no curso Superior de Segurança Social.