Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução DD1669, de 17 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina a intervenção do Estado na empresa António Xavier de Lima.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros

1. A empresa António Xavier de Lima dirigia essencialmente a sua actividade à especulação imobiliária que tinha como vítimas directas os detentores de pequenas poupanças e, nomeadamente, os emigrantes. Esta actuação, possível e facilitada pela estrutura política, económica e social vigente antes de 25 de Abril de 1974, não encontrou condições propícias à sua continuidade dentro da situação revolucionária que vivemos. Em consequência disso, a situação da empresa foi-se deteriorando progressivamente, assim como as relações entre os trabalhadores e a entidade patronal, ao mesmo tempo que se tornava insustentável o seu funcionamento nos moldes em que tradicionalmente vinha operando, recorrendo a meios claramente lesivos de interesses colectivos.

2. Para além dos compradores e promitentes-compradores de imóveis, foram igualmente vítimas da actuação da empresa os seus trabalhadores, que procuram agora legitimamente assegurar a continuidade de trabalho como empregados, trabalhadores da construção e trabalhadores agrícolas, os quais, na sua grande maioria, em nada contribuíram para a actividade da especulação desenvolvida.

Por outro lado, foi igualmente vítima da actuação de urbanizadores marginais, de que Xavier de Lima é, sem dúvida, o caso mais espectacular pela extensão da área metropolitana que afectou, a Administração - central e, sobretudo, a local - como representante dos interesses das populações. Na verdade, da actividade da empresa resultou o alastramento incontrolado da construção e loteamento clandestinos, sobretudo na área da península de Setúbal.

3. Em face desta situação, tendo chegado ao conhecimento do Governo que a empresa António Xavier de Lima se não encontrava a funcionar em termos de contribuir normalmente para o desenvolvimento económico do País e para a satisfação dos interesses superiores da colectividade nacional, foi nomeada, ao abrigo do Decreto-Lei 660/74, de 25 de Novembro, por despacho conjunto dos Secretários de Estado da Habitação e Urbanismo, do Orçamento e do Trabalho, uma comissão de inquérito com vista a avaliar da real situação da empresa.

4. No relatório apresentado pela comissão de inquérito, em 1 de Março de 1975, conclui-se que o procedimento irregular da empresa, ao longo da sua existência, com desprezo pelo cumprimento das mais elementares disposições legais vigentes - algumas vezes implicando responsabilidade criminal face ao disposto no artigo 30.º do Decreto-Lei 289/73, de 6 de Junho - e da própria ética comercial, as diversas anomalias detectadas, a actuação deliberadamente dolosa para com clientes e terceiros, a ausência de um mínimo de estruturas administrativas, financeiras e técnicas, agravada pela dimensão da sua actividade empresarial, o incumprimento reiterado das suas obrigações fiscais e outras de carácter legal, sugeriam a necessidade de se pensar numa intervenção estatal, em termos a definir cuidadosamente.

5. É preciso, antes de mais, ter em conta que uma empresa com as características de António Xavier de Lima não justificaria uma intervenção do Estado e deveria antes resolver-se num processo de liquidação.

Considerando, todavia, a natureza e a dimensão dos interesses envolvidos e a possibilidade de conseguir novos postos de trabalho, a solução mais adequada será, por conseguinte, responsabilizar o empresário até às últimas consequências jurídicas e económicas pelo passivo criado e irregularidades praticadas e, simultaneamente, assegurar a gestão do património disponível no sentido de reduzir os prejuízos causados à colectividade - ecológicos e económicos e, ainda, aos promitentes-compradores na medida do aceitável e da sua colaboração numa gestão urbanística correcta, ou seja, da reconversão ainda possível do uso do território.

A intervenção na empresa Xavier de Lima tem, pois, e necessariamente, de ter presente a prioridade do interesse público, ao qual se tem de conformar, nos limites convenientes, os interesses particulares em causa.

6. Em ordem a estes objectivos a intervenção imediata que, ao abrigo do Decreto-Lei 660/74, de 25 de Novembro, e do Decreto-Lei 222-B/75, de 12 de Maio, se determina terá carácter transitório - visando o acabamento das obras irreversíveis, a manutenção de culturas, a satisfação de compromissos inadiáveis com alguns credores-fornecedores, a realização de receita pelos bens e serviços produzidos - e preparatório do destino futuro do património fundiário e outros bens, actuação de acordo com a política definida para com as áreas ilegalmente loteadas, esclarecimento e regularização dos negócios entre proprietários rústicos e loteador e entre loteador e compradores, determinação das obrigações destes para com a Administração, estabelecimento de acordos e soluções de compromisso em ordem à resolução de conflitos irremovíveis no seu estado actual.

7. Para concretizar as medidas necessárias à execução dos objectivos enunciados é nomeada uma comissão administrativa para gerir a empresa António Xavier de Lima, e que terá a seguinte composição:

Três representantes do Governo, um a designar por despacho do Secretário de Estado das Finanças, um por despacho do Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo e um terceiro a designar por despacho do Secretário de Estado da Estruturação Agrária;

António Francisco Ruivo do Monte e Miguel Augusto Lebre Gonçalves, como representantes dos trabalhadores da empresa.

8. Na sua actuação, a comissão administrativa procurará assegurar a efectivação dos objectivos referidos no n.º 6 - não podendo a sua gestão orientar-se no sentido de visar a expansão patrimonial ou de actuação da empresa - e estudar e propor os termos possíveis da sua reconversão. Entretanto, pela realização imediata das disponibilidades financeiras possíveis, procurará obter os meios necessários ao relançamento das actividades da empresa dentro dos parâmetros atrás definidos, sem, no entanto, agravar de qualquer forma o passivo de ilegalização urbanística a que a empresa já deu origem.

9. Confirmando e alargando a resolução deste Conselho de 19 de Fevereiro de 1975, determina-se, ao abrigo do artigo 8.º, n.os 1 e 2, do Decreto-Lei 222-B/75, de 12 de Maio, o congelamento de contas bancárias e a proibição de alienação ou oneração de quaisquer bens móveis ou imóveis de:

a) António Xavier de Lima, proprietário, casado, no regime de comunhão de adquiridos, morador na Avenida de 22 de Dezembro, 25, 10.º, em Setúbal;

b) E de sua mulher, Maria de Fátima Pires Ferreira de Lima, chefe de secção, com a mesma morada.

Presidência do Conselho de Ministros, 20 de Maio de 1975. - O Primeiro-Ministro, Vasco dos Santos Gonçalves.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/06/17/plain-232872.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232872.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-06-06 - Decreto-Lei 289/73 - Ministério das Obras Públicas - Secretaria de Estado do Urbanismo e Habitação

    Revê o regime aprovado pelo Decreto-Lei n.º 46673, que regula a intervenção das autoridades administrativas responsáveis nas operações de loteamento.

  • Tem documento Em vigor 1974-11-25 - Decreto-Lei 660/74 - Presidência do Conselho de Ministros

    Fixa normas sobre a assistência do Estado às empresas privadas, individuais ou colectivas, que não funcionem em termos de contribuir normalmente para o desenvolvimento económico do País.

  • Tem documento Em vigor 1975-05-12 - Decreto-Lei 222-B/75 - Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica, da Justiça e das Finanças

    Estabelece providências cautelares relativamente às empresas assistidas pelo Estado ou em que este tenha tido intervenção.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda