A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 540/72, de 22 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Permite que ao pessoal da Administração-Geral do Porto de Lisboa e ao da Administração dos Portos do Douro e Leixões, em serviço ou aposentado, seja concedido o beneficio do pagamento, total ou parcial, das quotas devidas por contagem de tempo de serviço prestado às mesmas Administrações.

Texto do documento

Decreto-Lei 540/72

de 22 de Dezembro

Pelos artigos 115.º e 83.º, respectivamente, dos Decretos-Leis n.os 36976 e 36977, ambos de 20 de Julho de 1948, foi atribuída ao Ministro das Comunicações a faculdade de conceder ao pessoal, sem direito a aposentação, da Administração-Geral do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos do Douro e Leixões subsídios vitalícios não superiores às pensões de aposentação que lhe competiriam se fosse aposentado.

Posteriormente, o Decreto-Lei 42880, de 21 de Março de l960, completou as disposições desses artigos em termos de permitir a concessão ao pessoal das referidas Administrações de subsídios vitalícios complementares das respectivas pensões de aposentação, em relação a tempo de serviço prestado às mesmas e não considerado no cômputo dessas pensões.

Com a publicação do Decreto-Lei 49031, de 27 de Maio de 1969, que, no seu artigo 21.º, veio permitir, para a generalidade do funcionalismo, a contagem para a aposentação de todo o tempo de serviço prestado ao Estado, aos seus serviços autónomos e às autarquias locais, mesmo anteriormente à inscrição na Caixa Geral de Aposentações, deixou, porém, de ter fundamento a persistência das disposições do citado Decreto-Lei 42880.

Mas porque não foram, entretanto, expressamente revogadas, ter-se-ão, porventura, criado à sua sombra situações que importa regularizar.

Por outro lado, há que ter presente que, enquanto o pessoal das referidas Administrações, não inscrito na Caixa Geral de Aposentações, mantém, após a publicação do Decreto-Lei 49031, a possibilidade legal de continuar a beneficiar da concessão de subsídios vitalícios nas condições anteriores, o restante pessoal, isto é, o que se encontra devidamente inscrito na referida Caixa, viu cessar, com aquela publicação, o benefício que há longos anos vinha fruindo por aplicação das disposições do Decreto-Lei 42880.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Em condições a estabelecer por despacho do Ministro das Comunicações, sob proposta da Administração-Geral do Porto de Lisboa ou da Administração dos Portos do Douro e Leixões, poderá ser concedido ao respectivo pessoal, em serviço ou aposentado, o benefício do pagamento, total ou parcial, das quotas devidas, nos termos do artigo 21.º do Decreto-Lei 49031, de 27 de Maio de 1969, por contagem de tempo de serviço prestado às mesmas Administrações.

2. A concessão do beneficio de que trata este artigo depende da existência, no respectivo orçamento, de verba adequada e suficiente.

Art. 2.º A regularização de situações resultantes da falta de expressa revogação, em tempo oportuno, do Decreto-Lei 42880, de 21 de Março de 1960, far-se-á em condições a estabelecer semelhantemente ao disposto no artigo anterior.

Art. 3.º Fica revogado o Decreto-Lei 42880.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Rui Alves da Silva Sanches.

Promulgado em 15 de Dezembro de 1972.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/12/22/plain-232808.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232808.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-03-21 - Decreto-Lei 42880 - Ministério das Comunicações - Gabinete do Ministro

    Regula a situação do pessoal da Administração-Geral do Porto de Lisboa e da Administração dos Portos do Douro e Leixões que não tenha podido ou não possa beneficiar das disposições do artigo 115.º do Decreto-Lei n.º 36976 ou das do artigo 83.º do Decreto-Lei n.º 36977 e ainda daquele que tenha sido ou venha a ser desligado do serviço por motivo de incapacidade física devidamenete vereificada.

  • Tem documento Em vigor 1969-05-27 - Decreto-Lei 49031 - Presidência do Conselho - Secretariado da Reforma Administrativa

    Revê alguns aspectos do regime jurídico dos servidores do Estado, nomeadamente relativos ao limite de idade para provimento de cargos públicos, a faltas e licenças dos funcionários e assalariados, à elevação do montante do subsídio por morte e à contagem de tempo de serviço para efeitos de aposentação - Torna extensivo ao pessoal que presta serviço aos governos civis, administrações dos bairros e autarquias locais, bem como aos agentes do Ministério Público junto das auditorias administrativas, com determin (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda