Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 572/73, de 21 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Altera classes de diversos serviços dos registos e do notariado e anexa e desanexa outros serviços.

Texto do documento

Portaria 572/73

de 21 de Agosto

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Justiça, nos termos do artigo 2.º, alínea a), do Decreto 198/73, de 3 de Maio, dos artigos 14.º, n.º 3, 22.º, n.º 3, e artigo 71.º do Decreto 314/70, de 8 de Julho, o seguinte:

A) Seja alterada a classe dos serviços abaixo referidos pela forma indicada:

1 - Registo civil

a) Elevadas à 1.ª classe as Conservatórias de Alcobaça, Beja, Évora, Fundão, Maia, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Ourém, todas, presentemente, de 2.ª classe.

b) Elevadas à 2.ª classe as Conservatórias de Caminha, Coruche, Esposende, Lousada, Moita, Paços de Ferreira, Porto de Mós, Póvoa de Lanhoso, Ribeira Brava, Vagos e Vila Pouca de Aguiar, todas, presentemente, de 3.ª classe.

2 - Registo predial

a) Elevadas à 1.ª classe as Conservatórias de Albufeira, Barreiro, Beja, Castelo Branco, Faro, Lagos, Loulé, Portimão, Santo Tirso, Sesimbra, Viana do Castelo e Viseu, todas, actualmente, de 2.ª classe.

b) Elevadas à 2.ª classe as Conservatórias de Alcácer do Sal, Amarante, Benavente, Bragança, Felgueiras, Fundão, Grândola, Guarda, Moita, Olhão, Ovar, Palmela, Santa Cruz (Madeira) e Vila Real de Santo António, todas, actualmente, de 3.ª classe.

3 - Notariado

a) Elevados à 1.ª classe os Cartórios de Albufeira, Lagoa, Moita e Portimão e as Secretarias Notariais do Barreiro, Beja, Covilhã, Faro, Feira, Castelo Branco, Figueira da Foz, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Tomar, Vila do Conde e Vila Franca de Xira, todas, presentemente, de 2.ª classe.

b) Elevados à 2.ª classe os Cartórios Notariais de Amares, Arruda dos Vinhos, Batalha, Caminha, Castelo de Paiva, Gouveia, Grândola, Lousã, Nazaré, Nisa, Penacova, Ponte da Barca, Santa Comba Dão, Sesimbra, S. João da Madeira, Sobral de Monte Agraço, Tábua, Vagos, Vale de Cambra, Valongo e Vila Pouca de Aguiar, todos, presentemente, de 3.ª classe.

B) Sejam anexados e desanexados os serviços seguintes:

a) Desanexados, no concelho de Albufeira, os serviços de notariado e de registo predial e anexado a este o registo civil.

A composição dos quadros respectivos será a seguinte:

1) Quadro dos serviços de registo predial e civil:

Um segundo-ajudante;

Dois escriturários-dactilógrafos de 1.ª classe.

2) Quadro dos serviços de notariado:

Um segundo-ajudante;

Um escriturário-dactilógrafo de 1.ª classe.

C) A alteração da classe dos serviços de registo predial e notariado de Albufeira só se verificará a partir da data em que se tornar efectiva a desanexação, entre si, dos referidos serviços e a anexação do registo predial ao registo civil.

E) É criada em Sesimbra uma secretaria notarial, composta de dois cartórios, ficando o respectivo quadro do pessoal auxiliar constituído por um segundo-ajudante, um terceiro-ajudante e um escriturário-dactilógrafo de 1.ª classe.

F) Em cada um dos serviços de registo e notariado, elevados da 3.ª à 2.ª classe, será substituído um lugar de terceiro-ajudante por um de segundo-ajudante, e os actuais lugares de escriturários-dactilógrafos de 2.ª classe serão substituídos por igual número de escriturários-dactilógrafos de 1.ª classe.

Ministério da Justiça, 8 de Agosto de 1973. - O Ministro da Justiça, Mário Júlio Brito de Almeida Costa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/08/21/plain-231189.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/231189.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-07-08 - Decreto 314/70 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral dos Registos e do Notariado

    Aprova o Regulamento dos Serviços de Registo e do Notariado, publicado em anexo, bem como os quadros de pessoal e mapas de sedes e classificações das conservatórias e cartórios notariais.

  • Tem documento Em vigor 1973-05-03 - Decreto 198/73 - Ministério da Justiça - Gabinete do Ministro

    Aprova o regulamento da Direcção-Geral dos Registos e do Notariado, definindo a sua estrutura e atribuições. Esta Direccao-Geral compreende serviços centrais e serviços externos. Os serviços externos compreendem a conservatória dos registos centrais, os serviços dos registos civil, predial, comercial e de propriedade automóvel e os serviços do notariado e de identificação. Estabelece a competência dos serviços centrais que abrangem: os serviços técnicos, os serviços de inspecção e os serviços de administraç (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda