Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 592/73, de 7 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Aplica à Guarda Nacional Republicana, à Polícia de Segurança Pública, à Direcção-Geral de Segurança e à Guarda Fiscal as disposições dos Decretos-Leis n.os 210/73, 291/73 e 295/73, respectivamente de 9 de Maio e de 8 e 9 de Junho.

Texto do documento

Decreto-Lei 592/73

de 7 de Novembro

Considerando que o espírito que informou os Decretos-Leis n.os 210/73, 291/73 e 295/73, respectivamente de 9 de Maio e de 8 e 9 de Junho, em que se define a situação dos militares das forças armadas deficientes em consequência de acidentes ou doenças resultantes de serviço, obriga a considerar igualmente, e por analogia, os militares, comissários e agentes das forças de segurança;

Tendo em atenção que os decretos citados já abrangem grande parte dos militares que prestam serviço na Guarda Nacional Republicana, Guarda Fiscal e Polícia de Segurança Pública;

Atendendo à necessidade de acautelar a situação especial em que os oficiais de complemento prestam serviço naquelas corporações;

Importando definir as atribuições dos Ministros do Interior e das Finanças nos respectivos processos;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º São extensivas aos militares da Guarda Nacional Republicana, da Guarda Fiscal e da Polícia de Segurança Pública não incluídos no âmbito dos Decretos-Leis n.os 210/73, 291/73 e 295/73, respectivamente de 9 de Maio e de 8 e 9 de Junho, aos comissários e agentes de todas as categorias daquela Polícia e ainda ao pessoal dos quadros da Direcção-Geral de Segurança, as disposições que nos mesmos se contêm relativamente aos militares das forças armadas deficientes em consequência de acidentes ou doenças resultantes de serviço de campanha ou de manutenção da ordem pública ou da prática de acto humanitário ou de dedicação à causa pública.

Art. 2.º - 1. Os militares abrangidos pelo artigo anterior que se mantiverem na situação de activo, nos termos do artigo 1.º do Decreto-Lei 210/73, continuam na corporação a que pertencem.

2. Se o acidente ou doença determinantes da deficiência se tiverem produzido quando o militar se encontrava ao serviço das forças armadas, o mesmo pode optar pelo ingresso nos respectivos quadros permanentes.

3. Enquanto estiver impossibilitado de declarar a opção a que se refere o n.º 2, o militar deficiente mantém-se na corporação ou nas forças armadas, conforme a colocação que tinha na data em que se produziu o acidente ou surgiu a doença que motivou a deficiência.

4. O pessoal não militar abrangido pelo artigo anterior quando se mantenha na situação de activo, nos termos do artigo 1.º do Decreto-Lei 210/73, continua na corporação ou direcção-geral a que pertence.

Art. 3.º Compete ao Ministro do Interior ou ao Ministro das Finanças, conforme os casos, classificar os eventos a que se refere a alínea d) do artigo 2.º do Decreto-Lei 210/73, excepto para os militares deficientes por acidente produzido ou doença adquirida quando em serviço nas forças armadas.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Gonçalves Rapazote - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 24 de Outubro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/11/07/plain-229644.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229644.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-05-13 - Decreto-Lei 351/76 - Ministério da Administração Interna - Comando-Geral da Polícia de Segurança Pública

    Torna extensivas às forças militarizadas as disposições do Decreto-Lei n.º 43/76, de 20 de Janeiro - Deficientes das forças armadas.

  • Tem documento Em vigor 1985-05-09 - Decreto-Lei 151/85 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna a das Finanças e do Plano

    Aprova o Estatuto da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda