A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 529/74, de 8 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Altera a redacção do artigo 3.º do Decreto n.º 49205, de 25 de Agosto de 1969, que distribuiu pelo 11.º grupo B do ensino profissional industrial e comercial as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Naturais.

Texto do documento

Decreto 529/74

de 8 de Outubro

O Decreto 49205, de 25 de Agosto de 1969, distribuiu pelo 11.º grupo B do ensino profissional industrial e comercial as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Naturais. Consequentemente, o mesmo diploma, no seu artigo 3.º, com a redacção que lhe fora dada pelo artigo único do Decreto 110/70, permitia, aos licenciados em Ciências Físico-Químicas o ingresso no estágio pedagógico para o mencionado 11.º grupo B. Contudo, em Junho de 1972 o curso geral de comércio foi substituído pelo curso geral de administração e comércio então criado, e de cujo currículo não faz parte a disciplina de Ciências Físico-Naturais.

Extinta pois esta disciplina, todas as matérias relativas a física e a química professadas no curso geral de administração e comércio se integraram exclusivamente no 4.º grupo A do mesmo ramo de ensino.

Considerando que no actual 11.º grupo B do ensino profissional industrial e comercial se leccionam exclusivamente as disciplinas de Biologia e de Ciências Naturais;

Atendendo a que existem professores efectivos do 11.º grupo B licenciados em Ciências Físico-Químicas e por tal facto se admitem sem a necessária preparação para o ensino de Biologia ou de Ciências Naturais;

Considerando que se torna urgente regular o ingresso no estágio pedagógico para o actual 11.º grupo B;

Atendendo ainda a que é imperativo e conveniente permitir o ingresso no 4.º grupo A de todos os docentes com a habilitação pedagógica para o 11.º grupo B, mas licenciados em Ciências Físico-Químicas, e cuja regulamentação já deveria ter sido realizada pela Administração aquando da criação do curso geral de administração e comércio;

Considerando, por último, que dentro da medida do possível deverão ser reparados os prejuízos decorrentes da actual situação;

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 4.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo Provisório decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º O artigo 3.º do Decreto 49205, de 25 de Agosto de 1969, com a redacção que lhe foi dada pelo artigo único do Decreto 110/70, de 17 de Março, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 3.º ....................................................................

................................................................................

1.º grupo: Licenciados em Matemática Pura ou Matemática Aplicada, engenheiros, geógrafos e bacharéis em Matemática.

................................................................................

11.º grupo:

A - ...........................................................................

B - Licenciados em Ciências Biológicas ou Geológicas e bacharéis em Biologia ou Geologia.

Art. 2.º - 1. Independentemente do grupo em que nos termos da legislação vigente estejam providos ou em condições de requerer provimento, podem os indivíduos licenciados em Física, em Ciências Físico-Químicas ou em Química e bacharéis em Física ou em Química concorrer a lugares vagos do 4.º grupo A dos estabelecimentos de ensino secundário técnico.

2. O provimento referido no número anterior envolve a transferência definitiva para esse grupo.

Art. 3.º - 1. Os professores efectivos que se encontrem nas condições previstas no n.º 1 do artigo anterior, desde que pertençam ao quadro do estabelecimento de ensino em que se encontre vago qualquer lugar do 4.º grupo A, podem também, mediante despacho ministerial, ser providos, a requerimento seu, neste lugar, envolvendo o seu provimento a transferência definitiva para o referido 4.º grupo A.

2. Nos casos em que o número de interessados na transferência seja superior ao número de lugares vagos, serão os candidatos graduados nos termos da legislação vigente.

Art. 4.º O presente diploma aplica-se desde 1 de Janeiro de 1974.

Vasco dos Santos Gonçalves - Vitorino Magalhães Godinho.

Promulgado em 30 de Setembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/10/08/plain-226873.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226873.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-08-25 - Decreto 49205 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Técnico Profissional

    Regula a prestação de estágios para a formação pedagógica dos professores do 1º ao 11º grupos do ensino técnico profissional.

  • Tem documento Em vigor 1970-03-17 - Decreto 110/70 - Ministério da Educação Nacional - Direcção-Geral do Ensino Técnico Profissional

    Dá nova redacção a determinada parte do artigo 3.º e ao artigo 44.º do Decreto n.º 49205, que regula a prestação de estágios para a formação pedagógica dos professores do 1.º ao 11.º grupos do ensino técnico profissional.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-06-15 - Decreto 472/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Determina as condições de acesso a diversos estágios pedagógicos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda