Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 301/76, de 26 de Abril

Partilhar:

Sumário

Permite ao Ministro das Finanças reduzir ou isentar de direitos e dos respectivos emolumentos gerais da tabela II anexa à Reforma Aduaneira diverso material destinado ao fabrico de armários frigoríficos.

Texto do documento

Decreto-Lei 301/76

de 26 de Abril

Considerando a necessidade de incentivar o lançamento da produção das empresas que pretendam reconverter a sua actividade industrial, no sentido de contribuírem para a reestruturação económica do País;

Considerando que essas novas unidades de produção necessitam, na sua fase de arranque, de dispor de determinados bens imprescindíveis à aprendizagem e especialização do pessoal, pelo que representam de método prático de assimilação de tecnologia;

Considerando que determinados bens dessa natureza podem não se encontrar disponíveis no mercado nacional, por neste não serem fabricados em condições económicas favoráveis;

Considerando, ainda, que a Lei 3/72, de 27 de Maio, regulamentada pelo Decreto-Lei 74/74, de 18 de Fevereiro, apenas prevê a isenção ou redução de direitos aduaneiros devidos pela importação de bens de equipamento;

Usando da faculdade conferida pelo artigo 3.º, n.º 1, alínea 3), da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Poderá o Ministro das Finanças reduzir ou isentar de direitos e dos respectivos emolumentos gerais da tabela II anexa à Reforma Aduaneira, aprovada pelo Decreto-Lei 46311, de 27 de Abril de 1965, o material, máquinas, aparelhos, seus componentes e acessórios, partes e peças separadas expressamente aplicáveis ao fabrico de armários frigoríficos, bem como matérias-primas para o mesmo fim, quando importados por empresas empenhadas na reconversão das suas unidades de produção noutras de reconhecido interesse para a reestruturação económica do País, dentro daquele sector industrial.

Art. 2.º - 1. Os benefícios pautais aludidos no artigo anterior serão considerados desde que a indústria nacional não possa fornecer esses bens em condições comparáveis de preço, qualidade e prazo de entrega e os mesmos se mostrem indispensáveis à aprendizagem e especialização do pessoal pelo que representam de método prático de assimilação de tecnologia.

2. Tais benefícios poderão ser aplicados às importações cujos direitos se encontrem garantidos.

Art. 3.º Os benefícios previstos no artigo 1.º só serão objecto de apreciação desde que, em relação a cada importação, seja apresentado parecer favorável prestado pela Direcção-Geral da Indústria Transformadora, do qual se mostre que as mercadorias a importar não são fabricadas economicamente no País e que a empresa beneficiária se encontra em fase de reconversão.

Art. 4.º Deverá subordinar-se ao que se acha preceituado no Decreto-Lei 74/74, de 18 de Fevereiro, na parte aplicável, o formalismo a observar relativamente aos pedidos dos benefícios consignados no presente diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - José Baptista Pinheiro de Azevedo - Francisco Salgado Zenha - Joaquim Jorge de Pinho Campinos.

Promulgado em 12 de Abril de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/04/26/plain-226274.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226274.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1965-04-27 - Decreto-Lei 46311 - Ministério das Finanças - Gabinete do Ministro

    Promulga a Reforma Aduaneira, procedendo à substituição da aprovada pelo Decreto-Lei 31665 de 22 de Novembro de 1941.

  • Tem documento Em vigor 1972-05-27 - Lei 3/72 - Presidência da República

    Promulga as bases sobre fomento industrial.

  • Tem documento Em vigor 1974-02-28 - Decreto-Lei 74/74 - Ministérios das Finanças e da Economia

    Estabelece critérios orientadores e regras processuais respeitantes à atribuição de incentivos fiscais, bem como de outros benefícios às empresas industriais, nos termos do estabelecido na Lei 3/72 de 27 de Maio (normas básicas da política industrial).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda