A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 789/74, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina que na divisão da Secretaria-Geral no orçamento do Ministério do Trabalho para 1975 e subordinada à rubrica «Vencimentos» seja inscrita globalmente uma verba sob a epígrafe «Provisão para satisfação de encargos com a remodelação dos serviços».

Texto do documento

Decreto-Lei 789/74

de 31 de Dezembro

Está o Governo Provisório procurando dar ao Ministério do Trabalho uma orgânica que subordine a uma única entidade a coordenação dos problemas do trabalho, emprego e emigração.

Nas suas linhas gerais já o Governo tomou as opções que se impõem para o efeito;

mas não há possibilidade de, até ao fim do corrente ano, apreciar todas as disposições e proceder à distribuição de todo o pessoal por forma que o Orçamento Geral do Estado para 1975 desde início comporte os quadros na sua forma definitiva.

Por sua vez, a falta de apreciação reflectida dos quadros impede que se faça a colocação do pessoal actual dos serviços integrados no Ministério do Trabalho nos lugares que deverão vir a ocupar de modo a permitir a liquidação e autorização dos vencimentos dos primeiros meses do próximo ano através das dotações próprias.

Torna-se assim necessário que sejam publicadas disposições que, sem afectarem a acção que o Governo se propôs levar a cabo, possibilitem a continuidade da atribuição de vencimentos nas datas em que os mesmos se vencem.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo n.º 1, 3.º, do artigo 16.º da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Na divisão da Secretaria-Geral do orçamento do Ministério do Trabalho para 1975 e subordinada à rubrica «Vencimentos» será inscrita globalmente uma verba sob a epígrafe «Provisão para satisfação de encargos com a remodelação dos serviços».

Art. 2.º A constituição e lotação dos quadros dos serviços integrados no Ministério do Trabalho serão objecto de portaria conjunta dos Ministros das Finanças e do Trabalho.

Art. 3.º - 1. Em conta da dotação a que se refere o artigo 1.º serão satisfeitos, mediante o visto dos Ministros das Finanças e do Trabalho, os actuais vencimentos do pessoal que se integra no Ministério do Trabalho, quer pertença aos quadros aprovados por lei, quer dos serviços que sejam extintos até 31 de Dezembro de 1974, e que os mesmos Ministros entendam que devem ser suportados pelo Orçamento Geral do Estado.

2. O pessoal que não fique abrangido pelo número anterior, mas que continue prestando serviço nos organismos que transitam para o Ministério do Trabalho, deverá manter o seu regime de abonos e direitos como até 31 de Dezembro de 1974.

Art. 4.º O visto, referido no n.º 1 do artigo 3.º deste diploma, dispensa quaisquer outras formalidades, inclusive o visto do Tribunal de Contas, e legitima, para todos os efeitos legais, incluindo a contagem de tempo de serviço para a aposentação, a investidura desses funcionários até que sejam publicadas as alterações orçamentais necessárias à satisfação dos vencimentos por rubricas apropriadas aos quadros que vierem a ser aprovados e, no prazo máximo de noventa dias, sejam publicadas as listas de colocação do pessoal, assinadas pelo Ministro do Trabalho e anotadas pelo Tribunal de Contas.

Art. 5.º - 1. Aos indivíduos que, por virtude de colocação nas novas situações, passem a ter categoria com vencimento inferior àquele que estavam percebendo será abonada, a título de compensação, a diferença.

2. Os indivíduos na situação do número anterior terão direito a aposentação na categoria em que se encontram investidos à data da inclusão no novo quadro.

Art. 6.º Este diploma entra em vigor em 1 de Janeiro de 1975.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - José da Silva Lopes - José Inácio da Costa Martins.

Promulgado em 30 de Dezembro de 1974.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1974/12/31/plain-226129.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/226129.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-02-20 - DESPACHO DD4458 - MINISTÉRIO DAS FINANÇAS;MINISTÉRIO DO TRABALHO

    Determina o pagamento pelo Orçamento Geral do Estado dos vencimentos dos funcionários em serviço no Ministério do Trabalho que vêm sendo remunerados pelo Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra.

  • Tem documento Em vigor 1976-07-01 - Decreto-Lei 505/76 - Ministérios das Finanças e do Trabalho

    Mantém em vigor o Decreto-Lei n.º 789/74, de 31 de Dezembro, até que estejam completamente estruturados e aprovados os quadros de pessoal do Ministério do Trabalho.

  • Tem documento Em vigor 1978-03-21 - Decreto-Lei 47/78 - Ministério do Trabalho

    Aprova a orgânica do Ministério do Trabalho.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda