Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 484/75, de 4 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece o valor da tarifa a que ficam sujeitos os estabelecimentos do Estado que prossigam conjunta ou separadamente actividades de natureza fabril ou comercial bem como o valor das tarifas a que ficam sujeitos os estabelecimentos privados de beneficência, instrução, desporto, recreio e outras instituições de fins de utilidade pública.

Texto do documento

Decreto-Lei 484/75

de 4 de Setembro

1. Tendo caducado em 30 de Outubro de 1974 o contrato de concessão celebrado entre o Estado e a Companhia das Águas de Lisboa, S. A. R. L., foi constituída e entrou em funcionamento, pelo Decreto-Lei 553-A/74, daquela data, a Empresa Pública das Águas de Lisboa.

2. Com o termo da concessão caducaram igualmente os contratos de fornecimento aos municípios da zona suburbana de Lisboa celebrados com a Companhia das Águas.

3. No referido decreto-lei, que visou definir, até à publicação dos estatutos da nova empresa pública, em regime transitório, fixando as bases jurídicas da sua gestão a curto prazo, em ordem a garantir a continuidade do serviço público de abastecimento que lhe foi confiado, ficou expressamente consignado que até 31 de Dezembro de 1974 o fornecimento de água pela EPAL se faria nos precisos termos dos contratos anteriormente celebrados.

4. A partir de 1 de Janeiro de 1975 e nos termos do referido diploma cessariam todas as dotações gratuitas de água concedidas aos estabelecimentos privados de beneficência, instrução, desporto, recreio e outras instituições de fins de utilidade pública, bem como as de todos os estabelecimentos fabris do Estado, para os quais se poderia instituir um regime especial de redução tarifária.

5. Urgia, pois, criar novos dispositivos legais que em consonância com o estatuído no artigo 10.º e seus números do Decreto-Lei 553-A/74 viessem precisar e definir um regime jurídico, ainda que transitório, integrador deste diploma.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 16.º, n.º 1, 3.º, da Lei Constitucional 3/74, de 14 de Maio, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Os estabelecimentos do Estado que prossigam conjunta ou separadamente actividades de natureza fabril ou comercial ficam sujeitos ao pagamento de uma tarifa de 3$50/m3 pelos consumos de água verificados desde 1 de Janeiro de 1975.

2. Enquanto não for definido o regime legal definitivo, mantém-se transitoriamente em vigor, em tudo o que não contrarie as disposições do presente decreto-lei, o regime de concessão de dotações gratuitas de água aos serviços públicos e estabelecimentos do Estado, exceptuados os referenciados na alínea anterior.

Art. 2.º Os municípios actualmente abastecidos pela Empresa Pública das Águas de Lisboa passam a suportar os encargos inerentes à realização de todas as obras de reconstrução e reparação dos adutores instalados na área da sua jurisdição, a expensas do Estado, além dos resultantes da sua normal conservação.

Art. 3.º Os estabelecimentos privados de beneficência, instrução, desporto, recreio e outras instituições de fins de utilidade pública ficam em tudo sujeitos às tarifas de consumo correntes.

Art. 4.º Por despacho do Ministro do Equipamento Social e do Ambiente, obtido o assentimento dos representantes dos departamentos exteriores ao Ministério do Equipamento Social e do Ambiente para a nomeação dos elementos que o hão-de integrar, será constituído um grupo de trabalho, a quem competirá, entre outras tarefas:

a) A definição do regime legal transitório a vigorar em relação a cada um dos municípios abastecidos até à celebração dos contratos de concessão;

b) O estabelecimento das bases gerais dos contratos de concessão a celebrar com os municípios;

c) O estudo, formulação de soluções e respectiva programação de execução, com vista à inclusão na EPAL dos estabelecimentos dos serviços de abastecimento de água aos municípios.

Art. 5.º Os efeitos do disposto no presente decreto-lei reportam-se ao dia 1 de Janeiro de 1975, considerando-se revogada toda a legislação em contrário.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco dos Santos Gonçalves - Alfredo António Cândido de Moura - Mário Luís da Silva Murteira - José Joaquim Fragoso.

Promulgado em 28 de Agosto de 1975.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/09/04/plain-223936.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/223936.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-10-30 - Decreto-Lei 553-A/74 - Ministério do Equipamento Social e do Ambiente

    Constitui e manda entrar em funcionamento, a partir de 30 de Outubro de 1974, a Empresa Pública das Águas de Lisboa (EPAL).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-09-27 - Decreto-Lei 410/77 - Ministério das Obras Públicas

    Altera o Decreto-Lei n.º 484/75, de 4 de Setembro, que define o regime jurídico da Empresa Pública das Águas de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1978-03-31 - Portaria 179/78 - Ministério da Habitação e Obras Públicas

    Fixa as taxas de aluguer dos contadores e estabelece os sistemas de tarifas do serviço de abastecimento de água.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda