Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 566/76, de 19 de Julho

Partilhar:

Sumário

Considera suprida a falta do conselho fiscal da empresa pública Imprensa Nacional-Casa da Moeda enquanto se mantiverem vagos todos os seus lugares.

Texto do documento

Decreto-Lei 566/76

de 19 de Julho

Encontram-se vagos, desde Setembro de 1974, e por decisão governamental, todos os lugares do conselho fiscal da empresa pública Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

E é certo que, nos termos do artigo 23.º do respectivo diploma estatutário (Decreto-Lei 225/72, de 4 de Julho), às reuniões do conselho de administração da mesma empresa deve assistir sempre um membro daquele conselho. Por outro lado, são várias e importantes as matérias a respeito das quais, e por imperativo do referido diploma, as deliberações sobre elas tomadas pelo conselho de administração têm de ser precedidas de parecer do conselho fiscal. Mas, e como se impunha, a empresa, mesmo sem a existência deste conselho, tem vindo a funcionar no âmbito de todas as suas atribuições.

Pode, porém, e não sem algum fundamento, levantar-se o problema da legalidade de certas deliberações do conselho de administração, designadamente das proferidas sobre assuntos acerca dos quais o conselho fiscal, por força da lei, deva ter deles prévia audiência. E estas considerações encontram tanta maior razão de ser quanto é certo que as contas anuais de gerência da empresa pública estão sujeitas a julgamento do Tribunal de Contas e que das deliberações definitivas e executórias tomadas pelo conselho de administração cabe recurso contencioso, nos termos de direito, para o Supremo Tribunal Administrativo.

Daqui, portanto, a necessidade de, enquanto se mantiver a actual situação, suprir por via legislativa a falta apontada. E a tal se visa precisamente com a publicação do presente diploma.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pelo artigo 3.º, n.º 1, alínea 3), da Lei Constitucional 6/75, de 26 de Março, o Governo decreta, e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único - 1. Enquanto se mantiverem vagos todos os lugares do conselho fiscal, ter-se-á por suprida a falta de assistência de membro seu às sessões do conselho de administração da empresa pública Imprensa Nacional-Casa da Moeda, cujas deliberações não poderão considerar-se viciadas com base em tal falta.

2. O suprimento a que se refere o número anterior abrange também a falta de pareceres do conselho fiscal sempre que, por força do Decreto-Lei 225/72, de 4 de Julho, eles devessem preceder as deliberações do conselho de administração.

3. O regime estabelecido nos dois números precedentes vigora a partir da data da vacatura de todos os lugares do conselho fiscal da empresa.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Vasco Fernando Leote de Almeida e Costa - Francisco Salgado Zenha.

Promulgado em 7 de Julho de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, FRANCISCO DA COSTA GOMES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/07/19/plain-221792.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/221792.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1972-07-04 - Decreto-Lei 225/72 - Ministérios do Interior e das Finanças

    Constitui uma empresa pública com a designação de Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-05-29 - Lei 36/2019 - Assembleia da República

    Cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda