A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 835/76, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas à integração, nos respectivos quadros, de conservadores e notários interinos.

Texto do documento

Decreto-Lei 835/76

de 26 de Novembro

Em 1975 não se realizaram concursos de habilitação para conservadores e notários, o que não só obstou a que os providos interinamente pudessem ingressar nos respectivos quadros, como também originou o aumento de nomeações interinas.

O Decreto-Lei 130/76, de 14 de Fevereiro, visa garantir a estabilidade de emprego aos funcionários providos interinamente, procurando, simultaneamente, o aproveitamento de elementos que, pela sua experiência, poderão contribuir para a eficiência dos serviços públicos.

Justifica-se, assim, a adopção de medidas que permitam a integração, nos respectivos quadros, de conservadores e notários interinos com a necessária preparação profissional revelada através do exercício efectivo de funções.

Por estes fundamentos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. Os conservadores e notários interinos licenciados em Direito com, pelo menos, seis meses de efectivo serviço, contínuo ou interpolado, e com os estágios legalmente exigidos para admissão ao concurso de habilitação serão, se assim o requererem, inspeccionados, para efeitos de nomeação definitiva.

2. O período de efectivo serviço exigido pelo n.º 1 deste artigo terá de perfazer-se até ao dia anterior ao do início das provas escritas do primeiro concurso de habilitação para conservadores e notários a ter lugar após a entrada do requerimento.

3. A inspecção deverá ser requerida pelos interessados até oito dias antes do dia marcado para o início das provas escritas do concurso de habilitação mencionado no número anterior.

4. A inspecção deverá ser efectuada no prazo máximo de três meses, contados da data da entrada do respectivo requerimento na Direcção-Geral dos Registos e do Notariado, prazo este que, só excepcionalmente e mercê de circunstâncias objectivas e ponderosas, poderá ser prorrogado por um mês.

Art. 2.º - 1. Os conservadores e notários interinos classificados em inspecção com nota não inferior a Bom serão nomeados definitivamente.

2. A nomeação definitiva será feita, quanto aos conservadores e notários interinos, para os lugares que ocupam, desde que estejam vagos, ou para lugares vagos da mesma espécie e classe daqueles que ocupam, mas nunca em lugares de 1.ª classe.

Art. 3.º Os conservadores e notários nomeados definitivamente, nos termos e condições definidos no artigo anterior, ingressarão no respectivo quadro de 3.ª classe.

Art. 4.º Aos conservadores e notários nomeados definitivamente, ao abrigo deste diploma, será contado, para efeito de antiguidade, o tempo de serviço efectivo prestado como interinos, mas sem prejuízo dos já nomeados definitivamente, à esquerda dos quais ficarão ordenados.

Art. 5.º O presente diploma não prejudica o disposto no n.º 2 do artigo 61.º do Decreto 314/70, de 8 de Julho.

Art. 6.º As dúvidas suscitadas na aplicação do presente diploma serão resolvidas por despacho do Ministro da Justiça.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - António de Almeida Santos.

Promulgado em 14 de Novembro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/11/26/plain-219861.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219861.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1970-07-08 - Decreto 314/70 - Ministério da Justiça - Direcção-Geral dos Registos e do Notariado

    Aprova o Regulamento dos Serviços de Registo e do Notariado, publicado em anexo, bem como os quadros de pessoal e mapas de sedes e classificações das conservatórias e cartórios notariais.

  • Tem documento Em vigor 1976-02-14 - Decreto-Lei 130/76 - Ministérios da Administração Interna, da Justiça, das Finanças e do Trabalho

    Estabelece uma nova disciplina para futuras interinidades em lugares de ingresso.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1977-07-20 - Decreto-Lei 295/77 - Ministério da Justiça

    Altera o Decreto-Lei n.º 835/76, de 26 de Novembro, que estabelece normas relativas à integração, nos respectivos quadros, de conservadores e notários interinos.

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda