A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 823/76, de 13 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Introduz alterações no Decreto-Lei n.º 414/71, de 27 de Setembro (carreiras farmacêuticas).

Texto do documento

Decreto 823/76

de 13 de Novembro

O Decreto-Lei 414/71, de 27 de Setembro, ao estabelecer a carreira farmacêutica considerou seis graus, mas ao grau 5 não atribuiu qualquer categoria.

O Decreto-Lei 331/72, de 22 de Agosto, embora não tivesse alterado qualquer das disposições daquele decreto-lei relativas à carreira farmacêutica, introduziu, no entanto, uma alteração ao mapa I anexo ao mesmo diploma, que consistiu em acrescentar uma alínea b) relativa ao grau 4 (técnico farmacêutico de 1.ª classe), segundo a qual estes técnicos que exerçam funções de chefia nos termos da nota 1) do Decreto-Lei 275/71, de 22 de Junho, recebem uma gratificação mensal de 800$00, o que significa que apenas são abrangidos os que trabalham nos hospitais centrais gerais.

Considerando que se faz sentir em relação aos restantes hospitais a falta de tal possibilidade e entendendo-se que é solução mais justa criar a categoria de chefe de serviço atribuída ao grau 5 e eliminar a referida gratificação, torna-se necessário, para tal efeito, alterar algumas disposições do Decreto-Lei 414/71, de 27 de Setembro, assim como o mapa I «III) Carreira farmacêutica», anexo aquele diploma, já alterado pelo Decreto-Lei 331/72, de 22 de Agosto:

Nestes termos:

Ao abrigo do n.º 1 do artigo 1.º do Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro:

O Governo decreta, nos termos, da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º São alteradas as alíneas b) e c) do n.º 4 do artigo 21.º do Decreto-Lei 414/71, de 27 de Setembro, que passam a ter a seguinte redacção:

Art. 21.º ..................................................................

................................................................................

4. ............................................................................

a) ............................................................................

b) Por concurso documental do grau 2 ao grau 3, do grau 3 ao grau 4 e deste ao grau 5;

c) Por concurso de provas públicas de apreciação do currículo e de uma dissertação, do grau 5 ao grau 6.

Art. 2.º Em relação à carreira farmacêutica, é alterado o mapa I anexo ao Decreto-Lei 414/71 de 27 de Setembro, com a alteração introduzida pelo Decreto-Lei 331/72, de 22 de Agosto, de acordo com o mapa anexo a este diploma e que vai assinado pelo Ministro dos Assuntos Sociais.

Art. 3.º - 1. No prazo de um mês, a contar da data da publicação deste diploma, deverão ser alterados, em conformidade com o nele disposto, todos os quadros e mapas de pessoal dos serviços e estabelecimentos por ele abrangidos.

2. Por despacho publicado no Diário da República e sem outras formalidades que não sejam a do visto do Tribunal de Contas, serão colocados como chefes de serviço os actuais técnicos farmacêuticos de 1.ª classe que, exercendo funções de chefia, recebem a gratificação de 800$00, nos termos do disposto no Decreto-Lei 414/71, de 27 de Setembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 331/72, de 22 de Agosto.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Manuel da Costa Brás - Henrique Medina Carreira - Armando Bacelar.

Promulgado em 28 de Outubro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

MAPA I

Carreiras profissionais do tipo I

(ver documento original)

Observações

MAPA I

a) ............................................................................

O Ministro da Administração interna, Manuel da Costa Brás. - O Ministro das Finanças, Henrique Medina Carreira. - O Ministro dos Assuntos Sociais, Armando Bacelar.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/11/13/plain-219738.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219738.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-06-22 - Decreto-Lei 275/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Altera as categorias do pessoal da carreira farmacêutica que constam do quadro tipo a que se refere o artigo 72.º do Estatuto Hospitalar, promulgado pelo Decreto-Lei n.º 48357, de 27 de Abril de 1968.

  • Tem documento Em vigor 1971-09-27 - Decreto-Lei 414/71 - Ministério da Saúde e Assistência

    Estabelece o regime legal que permitirá a estruturação progressiva e o funcionamento regular de carreiras profissionais para os diversos grupos diferenciados de funcionários que prestem serviço no Ministério da Saúde e Assistência.

  • Tem documento Em vigor 1972-08-22 - Decreto-Lei 331/72 - Ministério da Saúde e Assistência - Gabinete do Ministro

    Introduz alterações na redacção dos Decretos-Leis n.os 413/71 e 414/71, de 27 de Setembro, que promulgaram, respectivamente, a organização do Ministério da Saúde e Assistência e o regime legal das carreiras profissionais do mesmo Ministério.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-23 - Decreto-Lei 59/76 - Ministério da Administração Interna - Direcção-Geral da Função Pública

    Atribui ao Ministro interessado e aos Ministros da Administração Interna e das Finanças competência para definir as normas referentes as atribuições, organização e competência, bem como ao regime do pessoal dos ministérios, dos respectivos serviços, estabelecimentos e organismos dependentes. Define a que tipos de diplomas legais deve obedecer a constituição e alteração de quadros, as normas respeitantes ao funcionamento dos serviços, a regulamentação das condições legais da prestação de trabalho na função p (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda