A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 870/76, de 28 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições relativas ao provimento nos lugares de controlador de tráfego aéreo de radar.

Texto do documento

Decreto 870/76

de 28 de Dezembro

O Decreto-Lei 503/75, de 13 de Setembro, que reestrutura, modifica e altera nos seus fundamentos a carreira de controlador de tráfego aéreo, na Direcção-Geral da Aeronáutica Civil, veio a ter execução parcial através das Portarias n.os 783-B/75 e 783-C/75, publicadas no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 299, 2.º suplemento, de 30 de Dezembro, e da declaração publicada no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 39, de 16 de Fevereiro de 1976.

Além de o condicionalismo legal estabelecido no n.º 2 do artigo 28.º se ter mostrado insuficiente, verifica-se ainda que o desenvolvimento e ajustamento às situações reais do referido diploma nem sempre se articula da maneira mais conveniente ao bom funcionamento dos respectivos serviços, estagnando a dinâmica dos mesmos em situações de impasse, a todos os títulos indesejáveis e contrárias ao espírito da lei que os criou.

Nestes termos, visto o disposto no artigo 1.º, n.º 1, do Decreto-Lei 59/76, de 23 de Janeiro:

O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. O provimento nos lugares de controlador de tráfego aéreo de radar terá carácter provisório, podendo converter-se em definitivo passados cinco anos de bom e efectivo serviço contínuo naqueles mesmos lugares.

2. Durante o período de transitoriedade, a vinculação aos lugares de controlador de tráfego aéreo de radar cessará sempre que se verifique a caducidade da qualificação radar respectiva, regressando os funcionários à categoria que possuíam antes da sua investidura naqueles lugares.

3. Os funcionários de nomeação vitalícia providos nos lugares de controlador de tráfego aéreo de radar manterão, enquanto o provimento nestes não se tornar definitivo, a sua situação de funcionários vitalícios e o direito ao antigo cargo, que, no entanto, poderá ser internamente preenchido.

Art. 2.º No cômputo do tempo de serviço exigido na alínea a) dos artigos 11.º e 14.º do Decreto-Lei 503/75, de 13 de Setembro, será considerado também o tempo de serviço efectivo prestado pelo pessoal da Direcção-Geral nas categorias que se indicam:

a) Para acesso a controlador de tráfego aéreo de aeródromo: nas categorias de oficial de circulação aérea de 3.ª classe e assistente de controlador de tráfego aéreo;

b) Para acesso a controlador de tráfego aéreo sénior: na categoria de oficial de circulação aérea de 1.ª e 2.ª classes.

Art. 3.º O disposto nas alíneas a) e b) do artigo 9.º do Decreto-Lei 503/75, de 13 de Setembro, não é aplicável aos actuais assistentes de controlador de tráfego aéreo pertencentes ao quadro.

Art. 4.º Este diploma entra em vigor na data da sua publicação.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Manuel da Costa Brás - Henrique Medina Carreira - Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Promulgado em 15 de Dezembro de 1976.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1976/12/28/plain-219208.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/219208.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-09-13 - Decreto-Lei 503/75 - Ministério dos Transportes e Comunicações

    Aprova, no âmbito do quadro técnico da Direcção Geral da Aeronáutica Civil, o estatuto do controlador de tráfego aéreo, que abrange as seguintes categorias: controlador do tráfego aéreo sénior, controlador do tráfego aéreo e controlador do tráfego aéreo auxiliar. Publica em anexo, mapa do referido grupo de pessoal e respectivos vencimentos.

  • Tem documento Em vigor 1976-01-23 - Decreto-Lei 59/76 - Ministério da Administração Interna - Direcção-Geral da Função Pública

    Atribui ao Ministro interessado e aos Ministros da Administração Interna e das Finanças competência para definir as normas referentes as atribuições, organização e competência, bem como ao regime do pessoal dos ministérios, dos respectivos serviços, estabelecimentos e organismos dependentes. Define a que tipos de diplomas legais deve obedecer a constituição e alteração de quadros, as normas respeitantes ao funcionamento dos serviços, a regulamentação das condições legais da prestação de trabalho na função p (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda