Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2362/2004, de 3 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 2362/2004 (2.ª série). - Os testemunhos - menires, descrições de autores gregos do século IV A. C., entre outros - encontrados na região onde se situa o cabo de São Vicente comprovam a existência de cerimónias religiosas (pagãs, islâmicas ou cristãs) desde o neolítico. As peregrinações realizadas ao túmulo de São Vicente levaram à edificação de uma ermida, inicialmente, e, posteriormente, de um convento.

Várias circunstâncias têm sido invocadas para justificar o surgimento do corpo de São Vicente junto aos rochedos que formam o cabo que veio a deter o seu nome. Aquando das invasões árabes na Península, alguns cristãos, receando pelas relíquias de São Vicente - sepultadas em Valença (Espanha) - levaram-nas, numa barca, e depositaram-nas junto a este cabo. Porém, há quem refira ter sido encontrado o corpo, à deriva, numa barca guardada por dois corvos.

D. Afonso Henriques mandou trasladar o corpo de São Vicente para a Sé de Lisboa, tornando-o no santo padroeiro do novo reino, hoje padroeiro da cidade de Lisboa.

A importância geográfica e estratégica do local levou à construção de uma fortaleza no cabo onde a tradição alude ter estado sepultado São Vicente, no século XVI.

Atendendo ao exposto e a que Vila do Bispo se situa nas proximidades do cabo de São Vicente, é justa a proposta do conselho executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Vila do Bispo, após obtida a concordância da Câmara Municipal, no sentido de atribuir o nome de São Vicente àquele estabelecimento de ensino.

Assim, preenchidos que estão os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino:

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Vila do Bispo passa a denominar-se por Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos São Vicente, Vila do Bispo.

19 de Dezembro de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2185432.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda