Despacho 2361/2004 (2.ª série). - Por iniciativa da Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, foi autorizada a abertura de um estabelecimento de ensino particular, em regime de planos e de programas próprios e oficiais - Externato A Quadriga - em 6 de Janeiro de 1975. Em Abril do mesmo ano, a Secretaria de Estado da Administração Escolar procedeu à sua oficialização, com a designação de Escola Básica do 1.º Ciclo Lisboa n.º 197, Lumiar, Lisboa.
Esta Escola ministra o ensino de crianças deficientes auditivas, tendo ao longo da sua actividade contado com a colaboração e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tendo a Escola quatro lugares docentes e sendo a quadriga - carro puxado por quatro cavalos - o símbolo da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende-se homenagear esta instituição que tanto tem contribuído em prol do bem público, pelo que é justa a proposta da Câmara Municipal que obteve a concordância do órgão de gestão da Escola Básica do 1.º Ciclo Lisboa n.º 197, Lumiar, Lisboa, no sentido da atribuição do nome A Quadriga àquele estabelecimento de ensino.
Assim, preenchidos que estão os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino:
A Escola Básica do 1.º Ciclo Lisboa n.º 197, Lumiar, Lisboa, passa a denominar-se por Escola Básica do 1.º Ciclo A Quadriga, Lisboa.
19 de Dezembro de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.