Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 514/77, de 14 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Permite ao Instituto Nacional de Seguros a celebração de convenções bilaterais ou multilaterais para recíproco reconhecimento dos certificados internacionais de seguro de automóveis.

Texto do documento

Decreto-Lei 514/77

de 14 de Dezembro

O Decreto-Lei 41225, de 8 de Agosto de 1957, no seu artigo 1.º, atribuía ao Grémio dos Seguradores poderes para celebrar com os competentes organismos estrangeiros convenções bilaterais para recíproco reconhecimento dos certificados internacionais de seguro de automóveis contra o risco de responsabilidade civil por danos causados a terceiros.

Com a nacionalização das companhias de seguros de capital social português e com a consequente extinção do Grémio dos Seguradores, é óbvio que o citado diploma legislativo se revela completamente desadequado.

Por outro lado, é necessário atribuir a uma entidade competência para celebrar as referidas convenções bilaterais com organismos estrangeiros. Aliás, o Decreto-Lei 400/76, de 26 de Maio, dispõe, no seu artigo 29.º, que o INS deverá assegurar, provisoriamente, os serviços prestados pelo ex-Grémio na qualidade de Gabinete Português do Certificado Internacional de Seguro de Automóveis.

Assim, urge revogar expressamente o Decreto-Lei 41225, de 8 de Agosto de 1957, e atribuir ao INS competência para celebrar com organismos estrangeiros convenções bilaterais para recíproco reconhecimento dos certificados internacionais de seguro de automóveis contra o risco de responsabilidade civil por danos causados a terceiros.

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O Instituto Nacional de Seguros poderá celebrar com os competentes organismos estrangeiros convenções bilaterais ou multilaterais para recíproco reconhecimento dos certificados internacionais de seguro de automóveis contra o risco de responsabilidade civil por danos causados a terceiros.

Art. 2.º - 1 - As convenções e os modelos de certificados internacionais serão publicados no Diário da República, com indicação da data em que entram em vigor.

2 - Serão igualmente publicadas no Diário da República todas as denúncias e alterações às convenções e certificados, com indicação da data a partir da qual produzem efeito.

3 - Deverão ser publicados no Diário da República avisos contendo a notícia da celebração de uma convenção, mencionando, apenas, a convenção tipo a que se reporta, desde que o texto integral desta tenha sido anteriormente publicado.

4 - De igual modo deverão ser publicados avisos contendo as modificações introduzidas nas convenções tipo anteriormente publicadas no Diário da República.

Art. 3.º Com a entrada em vigor das convenções, os certificados internacionais emitidos pelas entidades estrangeiras para tanto competentes serão havidos, pelos tribunais e pelas autoridades administrativas portuguesas, como apólices de seguros legalmente emitidas para produzirem efeito em Portugal.

Art. 4.º Consideram-se aprovadas e em vigor as convenções celebradas pelo ex-Grémio dos Seguradores de acordo com o disposto no Decreto-Lei 41225, de 8 de Agosto de 1957.

Art. 5.º O Instituto Nacional de Seguros poderá negociar no mercado internacional um seguro contra o risco de insolvência ou falência das companhias inscritas no Gabinete Português do Certificado Internacional de Seguro de Automóveis, às quais pertencerá o pagamento do prémio na quota-parte proporcional ao número de certificados passados por cada companhia.

Art. 6.º É revogado o Decreto-Lei 41225, de 8 de Agosto de 1957.

Mário Soares - Henrique Teixeira Queirós de Barros - Joaquim Jorge de Pinho Campinos - Henrique Medina Carreira.

Promulgado em 30 de Novembro de 1977.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/12/14/plain-214999.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/214999.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1957-08-08 - Decreto-Lei 41225 - Ministério das Finanças - Inspecção-Geral de Crédito e Seguros

    Determina que o Grémio dos Seguradores poderá celebrar com os competentes organismos estrangeiros convenções bilaterais para recíproco reconhecimento dos certificados internacionais de seguro de automóveis contra o risco de responsabilidade civil por danos causados a terceiros.

  • Tem documento Em vigor 1976-05-26 - Decreto-Lei 400/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro

    Aprova o Estatuto do Instituto Nacional de Seguros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1978-01-24 - Despacho Normativo 20/78 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Tesouro - Gabinete do Secretário de Estado

    Determina as disposições sobre a competência do Instituto Nacional de Seguros no desempenho das funções do Gabinete Português do Certificado Internacional de Seguro de Automóveis.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda