Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10762/2003, de 30 de Maio

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 10 762/2003 (2.ª série). - José Eduardo Mendes Ferrão nasceu em 7 de Outubro de 1928, em Coja, no concelho de Arganil. Aluno brilhante, fez o ensino primário e o curso de regentes agrícolas com distinção e concluiu, em 1953, o curso de Engenheiro Agrónomo no Instituto Superior de Agronomia. Iniciou, em 1 de Julho de 1955, a sua actividade docente, a convite dos professores da área de entomologia agrícola, ingressando no Instituto Superior de Agronomia, como segundo assistente além do quadro, para leccionar na área da Agronomia Tropical. Em 1964, mediante provas públicas e aprovação por unanimidade, adquiriu o título de professor agregado, e, em 1971, ascendeu à categoria de professor catedrático do mesmo Instituto, funções que desempenhou até final do ano lectivo de 1998-1999, tendo sido jubilado em 7 de Outubro de 1998.

A par da função docente, dedicou-se à investigação, desenvolvendo vários projectos nas áreas da entomologia agrícola, dos produtos das regiões tropicais e do seu valor alimentar, com incidência nas oleaginosas ultramarinas, na fruticultura tropical e especialmente na tecnologia do cacau. Também realizou estudos sobre os sistemas agrícolas da Amazónia e flora do Nordeste do Brasil, entre outros.

Organizou conferências e realizou inúmeras missões, muitas das quais em representação do País. Em 1981, a convite do Governo, assumiu as funções de presidente da Comissão Nacional da FAO e no desempenho deste cargo participou em muitas reuniões internacionais de alto nível e em muitas delas como chefe da delegação portuguesa.

Da sua longa e excepcional carreira profissional, destacamos o exercício dos cargos de chefe de gabinete do Secretário de Estado da Agricultura (1961-1962), Secretário de Estado da Agricultura (1972-1974), director do Centro de Estudos de Produção e Tecnologia Agrícolas do Instituto de Investigação Científica Tropical (1983-2000), director do Departamento de Ciências Agrárias do mesmo Instituto, funções de coordenador científico do projecto CIAT (ISA/IICT) do Programa Ciência (1983-1999), avaliador científico de projectos na área das Ciências Agrárias do International Fundation Science (Suécia), membro do conselho superior da Universidade Católica Portuguesa, presidente da comissão científica da Revista de Ciências Agrárias e colaborador da Enciclopédia Verbo.

Recebeu diversos prémios e louvores pelas suas actividades académica e profissional e foi agraciado com o grau de grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela acção desenvolvida em favor da difusão da cultura portuguesa, especialmente pela realização da exposição "A aventura das plantas e os descobrimentos portugueses", que concebeu, redigiu os textos e organizou os catálogos geral e de resumo. Esta exposição foi inaugurada em 1991, em Lisboa, e posteriormente fez, com sucesso, um longo percurso por vários países.

Como resultado de toda esta actividade, publicou numerosos trabalhos científicos e escreveu artigos para jornais, alguns deles sobre a sua terra natal.

O seu nome está também ligado à criação do então ciclo preparatório e à construção da Escola Preparatória em Coja, pela acção preponderante que desenvolveu nesse sentido, pelos artigos que publicou relativos à história da Escola, pelo incentivo ao aproveitamento escolar, com a instituição do prémio da Liga Regional Cojense, a atribuir ao melhor aluno da Escola.

Atendendo ao exposto, é de inteira justiça a proposta apresentada pela Câmara Municipal de Arganil, com a qual concordou o conselho executivo do Agrupamento Vertical de Coja, no sentido de atribuir à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Coja o nome de Professor Mendes Ferrão.

Assim, preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino:

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Coja passa a denominar-se Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Professor Mendes Ferrão, Coja, Arganil.

14 de Maio de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2124033.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda