A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 180/79, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas à formação pedagógica dos professores de Educação Física dos ensinos preparatório e secundário.

Texto do documento

Decreto-Lei 180/79

de 11 de Junho

Considerando que é plenamente justificável integrar em esquema de formação idêntico ao dos docentes dos diversos grupos, subgrupos, disciplinas e especialidades dos ensinos preparatório e secundário o que respeita aos licenciados e bacharéis em Educação Física, contribuindo-se, assim, para um efectivo nivelamento de todas as disciplinas professadas naqueles ensinos;

Considerando, ainda, que os bacharéis em Educação Física diplomados pela Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade do Porto não obtêm, de acordo com a organização curricular dos respectivos cursos, a profissionalização para a docência nos ensinos preparatório e secundário, importando, pois, criar os mecanismos legais que a possibilitem;

Considerando, finalmente, que o esquema de profissionalização agora estabelecido para os docentes de Educação Física deve igualmente abranger os equiparados a bacharéis e que importa criar os mecanismos necessários para que os instrutores de Educação Física obtenham os três anos de serviço docente exigidos pelo artigo 2.º do Decreto-Lei 675/75, de 3 de Dezembro, para efeitos de equiparação ao bacharelato em Educação Física:

Nestes termos:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A formação pedagógica dos professores de Educação Física dos ensinos preparatório e secundário passa a ser assegurada pelos estágios pedagógicos previstos no Decreto-Lei 49119, de 14 de Julho de 1969, e nos Decretos n.os 49204 e 49205, ambos de 25 de Agosto de 1969.

Art. 2.º - 1 - Podem concorrer aos estágios pedagógicos de Educação Física os titulares da licenciatura ou do bacharelato em Educação Física, criados pelos artigos 6.º e 7.º do Decreto-Lei 675/75, de 3 de Dezembro, ou de habilitação declarada equivalente.

2 - O disposto no número anterior é igualmente aplicável aos equiparados a bacharéis em Educação Física, nos termos dos n.os 1 a 3 do artigo 21.º do Decreto-Lei 675/75.

Art. 3.º - 1 - Aos estágios referidos no presente diploma aplica-se o disposto no Decreto-Lei 316-B/76, de 29 de Abril, e demais legislação em vigor sobre estágios pedagógicos.

2 - É aplicável aos instrutores de Educação Física equiparados a bacharéis, nos termos dos n.os 1 a 3 do artigo 21.º do Decreto-Lei 675/75, o estabelecido no n.º 3 da Portaria 219/77, de 22 de Abril.

Art. 4.º - 1 - A orientação dos estágios pedagógicos de Educação Física será realizada por professores profissionalizados da respectiva disciplina.

2 - Aos orientadores referidos no número anterior é aplicável o disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 316-B/76.

Art. 5.º - 1 - Os professores profissionalizados de Educação Física poderão concorrer a lugares de quadro no nível de ensino onde efectuaram o seu estágio pedagógico.

2 - Os professores dos quadros de Educação Física optarão definitivamente, nos concursos a realizar para o ano escolar de 1980-1981, por um dos ramos de ensino, secundário ou preparatório, considerando-se a não apresentação a concurso como opção pelo ramo de ensino a cujos quadros pertencem.

Art. 6.º Os estagiários de Educação Física terão, enquanto tal, para todos os efeitos legais, o estatuto de professor provisório ou eventual, atribuindo-se-lhes por um período de doze meses o vencimento previsto na tabela anexa ao Decreto-Lei n.º 290/75, de 14 de Junho, para os professores provisórios ou eventuais portadores de habilitação própria de grau superior.

Art. 7.º - 1 - Para exclusivos efeitos de colocação como professores provisórios ou eventuais dos ensinos preparatório e secundário, os docentes habilitados com o curso das ex-escolas de instrutores de Educação Física que não reúnam as condições previstas no n.º 1 do artigo 21.º do Decreto-Lei 675/75:

a) São integrados na alínea e) do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 15/79, de 7 de Fevereiro, se se encontrarem ao serviço no ano escolar imediatamente anterior ao que o concurso respeita, independentemente do vínculo que os ligue ao Ministério da Educação e Investigação Científica;

b) São integrados na alínea f) do n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei 15/79, se se encontrarem ao serviço no ano escolar imediatamente anterior ao que o concurso respeita em grupo, subgrupo, disciplina ou especialidade diferente da disciplina de Educação Física, independentemente do vínculo que os ligue ao Ministério da Educação e Investigação Científica;

c) São integrados nas alíneas a), b) e c) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 15/79, se se encontrarem ao serviço no ano escolar imediatamente anterior ao que o concurso respeita e satisfaçam, independentemente do vínculo que os ligue ao Ministério da Educação e Investigação Científica, as demais condições exigidas em cada uma daquelas alíneas;

d) São integrados na alínea a) do n.º 4 do artigo 4.º do Decreto-Lei 15/79, se se encontrarem ao serviço no ano escolar imediatamente anterior ao que o concurso respeita e satisfaçam, independentemente do vínculo que os ligue ao Ministério da Educação e Investigação Científica, as demais condições exigidas na mesma alínea;

e) São integrados no n.º 5 do artigo 4.º do Decreto-Lei 15/79, se não se encontrarem ao serviço no ano escolar imediatamente anterior ao que o concurso respeita.

2 - Os docentes referidos no número anterior serão ordenados imediatamente a seguir aos equiparados a bacharéis, nos termos dos n.os 1 a 3 do artigo 21.º do Decreto-Lei 675/75, respeitando-se, em tudo o mais, as regras de graduação e ordenação previstas no Decreto-Lei 15/79.

3 - Os docentes referidos no n.º 1 deste artigo mantêm os vencimentos que lhes competem, de acordo com o estabelecido na tabela anexa ao Decreto-Lei 290/75.

4 - O disposto no presente artigo é aplicável ao concurso de professores provisórios ou eventuais dos ensinos preparatório e secundário para o ano escolar de 1980-1981 e por período a fixar em despacho do Ministro da Educação e Investigação Científica.

Art. 8.º O disposto nos artigos 1.º a 6.º do presente diploma é já aplicável aos estágios pedagógicos de Educação Física a efectuar no ano escolar de 1979-1980 e o respectivo aviso de abertura de concurso deverá ser publicado no Diário da República no prazo de dez dias a contar da entrada em vigor do presente diploma.

Art. 9.º As despesas resultantes da execução do presente diploma serão suportadas por verbas já inscritas no orçamento do Ministério da Educação e Investigação Científica.

Art. 10.º As dúvidas verificadas na execução do presente decreto-lei serão resolvidas por despacho do Ministro da Educação e Investigação Científica, salvo se da resolução das mesmas resultar aumento de encargos orçamentais, caso em que o despacho será conjunto com o Ministro das Finanças e do Plano.

Art. 11.º Serão revogadas as Portarias n.os 300/77 e 684/77, respectivamente de 25 de Maio e 10 de Novembro, a partir da data da publicação das classificações profissionais relativas ao estágio do ano escolar de 1978-1979 por elas regulado.

Art. 12.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 26 de Abril de 1979. - Carlos Alberto da Mota Pinto - Manuel Jacinto Nunes - Luís Francisco Valente de Oliveira.

Promulgado em 28 de Maio de 1979.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/06/11/plain-212307.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/212307.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-07-14 - Decreto-Lei 49119 - Ministérios do Ultramar e da Educação Nacional - Gabinete do Ministro

    Insere disposições destinadas a regular o funcionamento de estágios para formação profissional dos professores do ciclo preparatório na metrópole e nas províncias de Angola e de Moçambique.

  • Tem documento Em vigor 1975-06-14 - Decreto-Lei 290/75 - Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Estado da Administração Escolar

    Fixa os novos vencimentos do pessoal docente de vários graus de ensino.

  • Tem documento Em vigor 1975-12-03 - Decreto-Lei 675/75 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Cria o Instituto Superior de Educação Física de Lisboa e o Instituto Superior de Educação Física do Porto e extingue o Instituto Nacional de Educação Física (INEF), a Escola de Instrutores de Educação Física de Lisboa e a Escola de Instrutores de Educação Física do Porto.

  • Tem documento Em vigor 1976-04-29 - Decreto-Lei 316-B/76 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Estabelece as normas relativas à criação de estágios no 12.º grupo e de «orientadores de estágio» ao concurso a estágio.

  • Tem documento Em vigor 1979-02-07 - Decreto-Lei 15/79 - Ministério da Educação e Investigação Científica

    Estabelece normas relativas ao regulamento para o concurso de professores provisórios e eventuais dos ensinos preparatório e secundário.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda