A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 243/90, de 26 de Julho

Partilhar:

Sumário

Altera o quadro de pessoal dirigente da Casa Pia de Lisboa.

Texto do documento

Decreto-Lei 243/90

de 26 de Julho

O Decreto-Lei 335/85, de 20 de Agosto, veio dotar a Casa Pia de Lisboa de uma estrutura orgânica mais consentânea com os objectivos que prossegue, graduando em dois níveis diferentes os seus estabelecimentos operacionais, em função da especificidade e complexidade da acção social e educativa desenvolvida por cada um deles.

Em conformidade, atento o sistema remuneratório então vigente, foram atribuídos aos directores dos referidos estabelecimentos níveis de remuneração diferentes, designadamente equiparando a director de serviços os lugares de director dos Colégios de Pina Manique e de D. Maria Pia e do Instituto de Jacob Rodrigues Pereira, e atribuindo a letra C (vencimento equivalente a chefe de divisão) aos lugares de director dos restantes quatro Colégios, ou seja, de Nuno Álvares, Santa Clara, de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Catarina.

No entanto, tendo sido recentemente alterado o sistema remuneratório do pessoal dirigente, nos termos do disposto no Decreto-Lei 383-A/87, de 23 de Dezembro, conjugado com o Despacho Normativo 16/88, de 29 de Março, os directores remunerados pela letra C passaram a receber um vencimento muito inferior ao que actualmente é atribuído ao lugar de chefe de divisão, nível a que estavam anteriormente equiparados.

Por outro lado, o Colégio de Nuno Álvares tem hoje uma actividade social e educativa muito aproximada à dos Colégios de Pina Manique e de D. Maria Pia e do Instituto de Jacob Rodrigues Pereira, devido ao alargamento dos níveis de ensino ministrados e ao aumento da população que acolhe, designadamente a de internato, bem como o redimensionamento físico em curso.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º O artigo 29.º do Decreto-Lei 335/85, de 20 de Agosto, passa a ter a seguinte redacção:

Artigo 29.º

[...]

1 - Os lugares de director de estabelecimento são providos em comissão de serviço por um período de três anos, renovável, de entre licenciados ou diplomados com um curso superior adequado e experiência profissional adequada, nos termos da lei geral, podendo, nos estabelecimentos em que apenas se ministre ensino primário, regular ou especial, ser providos de entre indivíduos habilitados com o curso do magistério primário e com especialização adequada.

2 - Os lugares de director de estabelecimento de Pina Manique, de D. Maria Pia, do Instituto de Jacob Rodrigues Pereira e de Nuno Álvares são equiparados, para todos os efeitos legais, a director de serviços, fazendo-se o seu provimento nos termos da lei geral.

3 - Os lugares de director de estabelecimento de Santa Clara, de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Catarina são equiparados, para todos os efeitos legais, a chefe de divisão, fazendo-se o seu provimento nos termos da lei geral.

Art. 2.º O mapa do quadro de pessoal dirigente da Casa Pia de Lisboa é substituído pelo mapa anexo a este decreto-lei, que dele faz parte integrante.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Junho de 1990. - Aníbal António Cavaco Silva - Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza - José Albino da Silva Peneda - José Augusto Perestrello de Alarcão Troni.

Promulgado em 12 de Julho de 1990.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendo em 14 de Julho de 1990.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Mapa anexo ao Decreto - Lei 243/90

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1990/07/26/plain-21155.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/21155.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-08-20 - Decreto-Lei 335/85 - Ministério do Trabalho e Segurança Social

    Aprova a lei orgânica da Casa Pia de Lisboa.

  • Tem documento Em vigor 1987-12-23 - Decreto-Lei 383-A/87 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece que os vencimentos mensais ilíquidos do pessoal dirigente abrangido pela coluna das designações do mapa anexo ao Decreto-Lei 191-F/79, de 26 de Junho, serão determinados em percentagem do valor padrão (100%) fixado para o cargo de director-geral em despacho conjunto do Primeiro-Ministro e do Ministro das Finanças e fixa as respectivas percentagens.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1992-09-07 - Portaria 864/92 - Ministérios das Finanças e do Emprego e da Segurança Social

    Altera o quadro de pessoal da Casa Pia de Lisboa referente à carreira técnica superior de serviço social.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda