Despacho 7150/2003 (2.ª série). - Sebastião Rodrigues Soromenho nasceu em Sesimbra. Não se conhece a data do seu nascimento e pensa-se que a sua morte ocorreu no México, no ano de 1602. Nesse mesmo ano, a 12 de Fevereiro, fez um testamento, legando metade dos seus bens à Misericórdia de Sesimbra.
O apelido Soromenho remonta ao tempo do reinado de D. Afonso V, com origem em D. Brás Anhaia Galego Soromenho, casado com D. Maria Vabo Pimentel, cuja descendência se radicou no Algarve. No entanto, um ramo desta família fixou-se em Sesimbra, onde deixou o apelido. Uma árvore, um soromenho, é o timbre das armas desta família.
No ramo sesimbrense, destacam-se dois navegadores: Sebastião Roiz Soromenho, piloto das carreiras da Índia e da China, e João Soromenho de Carvalho, almirante da frota do Brasil.
Rodrigues Soromenho navegou ao serviço dos reis Filipe I e Filipe II (União Ibérica) como piloto-mor dos mares da China e das Índias Ocidentais e Orientais.
Este navegador está para sempre ligado à história dos Estados Unidos da América uma vez que foi incumbido de explorar minuciosamente as costas da Califórnia. Aqui descobriu o cabo a que chamou Mendoncino e tomou posse solene da baía de São Francisco, também por ele baptizada. Corria o ano de 1595. O primeiro roteiro objectivo das costas ocidentais dos Estados Unidos é da autoria de Rodrigues Soromenho.
Rodrigues Soromenho era considerado como o mais sábio e arrojado navegador do Pacífico. Apesar de o seu nome estar mais ligado à história dos Estados Unidos do que à de Portugal, sendo mais conhecido dos americanos que dos portugueses, a verdade é que ele pertence, sem margem para dúvidas, aos Mariantes de Sesimbra, designação genérica pela qual eram conhecidos a bordo das armadas, nos séculos XV, XVI e XVII, os homens do mar desta vila.
Face ao exposto, revela-se de toda a justiça a proposta do conselho executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Sesimbra, após obtida a concordância da Câmara Municipal de Sesimbra, no sentido de atribuir o nome do navegador Rodrigues Soromenho àquele estabelecimento de ensino.
Assim, encontrando-se preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino que a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Sesimbra passa a denominar-se por Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Navegador Rodrigues Soromenho, Sesimbra.
25 de Março de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.