Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4086/2003, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 4086/2003 (2.ª série). - José Ruy, uma das referências da banda desenhada portuguesa, nasceu na Amadora em 9 de Maio de 1930.

Cursou Belas-Artes e Artes Gráficas na Escola António Arroio, a cujas aulas acrescentou um intenso trabalho de formação pessoal, estudando em croquis ao natural as formas humana e animal, variadas espécies vegetais e o aspecto das águas em movimento.

Foi colaborador do Mosquito até ingressar no Diário de Notícias, onde se especializou a fazer rotogravura ou heliogravura, acabando por ir para o Cavaleiro Andante, onde se manteve até ao fim desta publicação.

Os seus primeiros trabalhos de banda desenhada foram publicados em 1944. Com 35 álbuns publicados e colaboração dispersa por várias dezenas de publicações colectivas, o seu maior êxito foi o álbum Os Lusíadas, de Luís de Camões, mas outros têm merecido o reconhecimento do público mais jovem, como por exemplo os álbuns Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, Aventuras de Quatro Lusitanos e Uma Porca, Auto das Barcas, Auto da Índia e Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, e O Bobo, de Alexandre Herculano.

A sua obra tem sido exposta em quase todo o País e igualmente no estrangeiro, tendo recebido inúmeros troféus de homenagem em escolas, bibliotecas e festivais de banda desenhada.

Recebeu a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação da Cidade da Amadora em 1991.

Considerando o exposto, é justa a proposta do conselho escolar da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2, Reboleira, Amadora, que obteve a concordância da Câmara Municipal da Amadora, no sentido de atribuir o nome de José Ruy àquele estabelecimento de ensino.

Assim, preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino que a Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2, Reboleira, passa a denominar-se Escola Básica do 1.º Ciclo José Ruy, Amadora.

6 de Fevereiro de 2003. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2097495.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda